quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Perry Rhodan: Base em Vênus

Após uma batalha ganha contra os DI "Deformadores Individuais", Perry Rhodan coloca seus planos de expansão da "Terceira Potência" em ação1, e parte rumo a Lua e depois Vênus - onde pretende montar uma base. Os astrônomos referem-se a Vênus2 (a joia do céu; Grego: Afrodite; Babilônio: Ishtar) - deusa do amor e da beleza - como o planeta irmão da Terra, sexto maior planeta do sistema solar3. Semelhantes a Terra em dimensão, massa, densidade e volume. Embora no volume oito das aventura de nosso herói, o escritor Kurt Mahr usa de uma licença poética para descrever o planeta irmão da Terra, pincelando o mesmo com oceanos, floresta e animais diversos no qual Rhodan interage, a verdade é bem diferente. Vênus não tem oceanos e está envolto por uma atmosfera pesada composta principalmente por dióxido de carbono (CO2) e quase sem vapor de água. As suas nuvens são compostas por gotas de ácido sulfúrico. Na superfície, a pressão atmosférica é 92 vezes a da Terra ao nível do mar2, 4.
Antes de Vênus, Rhodan desce na lua para verificar os destroços da nave dos "Arconidas" destruída pelas potências da Terra, e resgatar alguns materiais que poderiam estar intactos. Lá chegando, a bordo da "Good Hope", como foi denominada a nave auxiliar de Crest e Tora - arconidas sobreviventes, deparam-se com uma nave enviada pelo bloco ocidental, que tinha o mesmo objetivo, "Greyhound", da mesma classe da "Stardust" que foi a nave que Rhodan usou na primeira vez que encontrou os Arconidas. Entretanto, essa nave foi avariada no pouso lunar e perdeu inclusive os comunicadores. Dos quatro tripulantes, um perdeu a vida "Sheldon". Avistando a "Good Hope" os sobreviventes capitão Rod Nyssen e o tenente Conrad Deringhouse e Michael Freyt disparam mísseis contra a "Good Hope" pensando se tratar de uma nave dos "DI". Nada acontece e Tora sem a permissão de Rhodan dispara contra a pequena nave e quase a destrói por inteiro. Em seguida, Rhodan recebe os três sobreviventes. Recolhem então equipamentos intactos do cruzador arconida destruído e partem para Vênus. Lá vivem uma tremenda aventura, apesar da licença poética já comentada. Na minha opinião, essa foi a melhor da estórias que li das aventuras do nosso herói. Em Vênus, Rhodan, seus amigos e os "arconidas" sobreviventes Crest e Tora, deparam-se com um supercomputador deixado por exploradores arconidas a dez mil anos atrás, inclusive responsáveis pela Atlântida, destruída com a separação dos continentes. Nas cavernas que abrigavam o supercomputador e robores, também existe um complexo inteiro de novas possibilidades, inclusive seis naves em forma de fuso, que são úteis na volta à Terra, quando se deparam com mais uma nave dos "DI", que é destruída graças a elas.



 1. MAHR, Kurt. Base de Vênus. P008. Tradução de Richard Paul Neto. Ciclo 1 a 5 completo. Postado em 13 abr 2009. Disponível em: <http://josueperini.blogspot.com/2009/04/perry-rhodan-ciclos-01-ao-05-comabr pletos.html> Acesso em: 12 ago 2011.
2. HAMILTON, Calvin J. Introdução a Vênus. Fernando Dias. Disponível em: <http://www.solarviews.com/portug/venus.htm> Acesso em: 19 jan 2011.
3. ARNETT, Bill. Fatos sobre Vênus. Atualizado em 12 ago 1995. Disponível em: <http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/venus.html> Acesso em: 19 jan 2011.
4. ASTRONOMIA On Line. Vênus. Atualizado em: jun 2006. Disponível em:<http://www.ccvalg.pt/astronomia/sistema_solar/venus.htm> Acesso em: 19 jan 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário