sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Mágico de OZ

L. Frank Baum (Lyman Frank Baum, 1856-1919)1, de Chittenango - Nova Iorque, contava estórias para seus filhos e seus amiguinhos, de uma criatividade extrema. Até ser convencido a publicar seus contos. "O Mágico de OZ" foi publicado em 1900, impulsionando-o ao topo, como um dos melhores autores infantis. Baum escreveu quatorze livros baseados em "OZ"2. Paralelo a isso, dezenas de outros livros foram escritos em cima da mesma temática. E não parou por ai. "OZ" invadiu todas as artes. Quem não se lembra do clássico do cinema da MGM "O Mágico de OZ"3 de 1939, e que faz parte do imaginário coletivo de quase todo mundo. E da mais recente adaptação "OZ, Mágico e Poderoso"4, de março de 2013.
Enfim, "O Mágico de OZ" foi e sempre será uma grande estória que entrou para a História!!!
Hoje li uma adaptação da Marvel Comics5, publicada originalmente em oito volumes nos EUA entre fevereiro e setembro de 2009, e publicado em volume único de capa dura pela Panini Books6 "O Maravilhoso Mágico de OZ"7
Uma adaptação que seguiu o original de Baum. Desde a partida de Dorothy com o Totó do Kansas, no qual o celeiro é levado por um ciclone, até sua chegada em OZ, justamente sobre a Bruxa Má do Leste, matando-a. O beijo na testa da Bruxa Boa do Norte. O encontro com o Homem de Palha, O Homem de Lata e o Leão Covarde. A estrada amarela até o Mágico de OZ, que também era um homem vindo de Omaha num balão, e que não tinha nenhum poder mágico. A morte da Bruxa Má do Oeste e o encontro com a Bruxa Boa do Sul, que ensinou à Dorothy utilizar os sapatos de prata da Bruxa Má do Leste para retornar ao Kansas. E toda gama de aventuras que está dentro dessa maravilhosa estória.


1. WIKIPÉDIA. L. Frank Baum. Atualizado em: 23 mar 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/L._Frank_Baum> Acesso em: 31 mai 2013.
2. WIKIPÉDIA. Lista dos livros da série Terra de OZ. Atualizado em: 27 mar 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos_Livros_de_Oz> Acesso em: 31 mai 2013.
3. ADOROCINEMA. O mágico de OZ. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-29738/> Acesso em: 32 mai 2013.
4. ADOROCINEMA. OZ, Mágico e Poderoso. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-180655/> Acesso em: 32 mai 2013.
5. MARVEL Comics. Marvel Hotline: The Wizard of OZ #1. Disponível em: <http://marvel.com/news/story/6314/marvel_hotline_the_wizard_of_oz_1> Acesso em: 31 mai 2013.
6. PANINI Comics. O Maravilhoso Mágico de OZ. Disponível em: <http://www.paninicomics.com.br/web/guest/productDetail?viewItem=717811> Acesso em: 31 mai 2013.
7. BAUM, L. Frank. O Maravilhoso Mágico de OZ. Roteiro: Eric Shanower; Ilustrações: Skottie Young; Cores: Jean-Franco Beaulieu; Tradução: Paulo França/FL. Barueri, SP: Panini Books, 2013.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Perry Rhodan: A Sombra do Supercrânio

Não poderia deixar o mês terminar sem postar a resenha do último livro de Perry Rhodan que li, o volume P55: "A Sombra do Supercrânio"1. Uma aventura na qual Rhodan não participa diretamente, o roteiro se passa paralelamente a estória do volume anterior, no qual nosso herói está em Vênus para capturar Atlan, aventura relatada na última postagem de Perry Rhodan aqui no blog2
Um cruzador espacial Terrano - Lotus - comandado por Jim Markus a 4300 anos-luz da Terra, próxima a um sol chamado Héperes, onde o segundo planeta - Volat - mantinha um intenso comércio dos Arcônidas, e lá circulavam os mercadores Superpesados e os médicos Aras. Um mutante de Rhodan estava infiltrado, era Ralph Sikeron, um homem de vinte e sete anos um superescuta do Exército de Mutantes. Mas súbito uma mensagem chega: "Três toques de sino". Grau máximo de alerta. O que põe toda nave em alerta e em fuga para o Sistema Solar da Terra.
Jim Marcus entra em contato com Reginald Bell, segundo em comando. E recebe ordens de Rhodan, diretamente de Vênus, para partir imediatamente na companhia do mutante Fellmer Lloyd, outro mutante com habilidade mental de telepatia e espia, que desceria no planeta para investigar o que havia acontecido. Fellmer parte da Lotus em uma Gazela guiada pelo experiente Cerl Sandford. A Gazela pousa em Volat próxima a uma Gazela que foi ocupada por Ralph Sikeron. Ele parte em direção a cidade mais próxima, Esgun, e assim como Ralph, assumiria o disfarce de um Preboneano, que aparentavam com os Terranos. De Esgun, Fellmer tomou um trem flutuador em direção a Kuklon. Entretanto, um Saltador desconfiado, informa para a próxima estação sobre um suspeito de pés sujos de lama, tudo captado pela mente hábil de Fellmer, que ao chegar na estação consegue se desvencilhar dos Arcônidas, utilizando o artifício de se esconder entre a multidão e ajudar uma idosa Saltadora. Seu destino era a base de operações de Ralph, situada no bairro de Kuklon, na Praça Thator, nome tirado da nave exploradora mais bem sucedida dos Arcônidas.
Enfim, descobre que Ralph fora assassinado e conhece uma Saltadora de coração bom "Kuri Oneré" amiga de Ralph e que não se dava bem com o clã de Uxlad. Ralph mantinha uma empresa de faixada "Getlox Asargud Transportes". Ralph antes de morrer havia deixado uma mensagem com Kuri, caso acontecesse algo com ele, que a pessoa procurasse a Mãe Onisciente, que seria a matriarca dos Volatenses nativos, que pareciam insetos, mas eram dotados de inteligência e se comunicavam em alta frequência fazendo uso de suas antenas. Fellmer também encontra anotações estranhas, e nelas aparecia um movimento de transporte e a frase "Supercrânio", o que deixou Fellmer de cabelos em pé.
Fellmer passou a sentir fortes ataques mentais, ao mesmo tempo que era perseguido por um trio de jovens Saltadores, do qual teve que fugir, bem como de agentes Arcônidas. Mas durante a sua investigação, se depara com uma bela Arcônida, no setor de despacho de mercadorias do espaçoporto, que o tratou bem por falar a sua língua natal. Reconhece Jadif em imagens, um dos Saltadores que o perseguiam, e que era magricela.
Fellmer entra em contato como os Volatenses e conhece a Mãe Onisciente e fica sabendo que Ralph havia estado duas vezes com ela. Retorna para Kuklon e reencontra Kuri em sua residência, mas no mesmo instante os Saltadores invadem a casa, mas são subjugado com uma arma hipnótica. Um deles era Jadif, que apesar do esforço de Ralph não conseguiu descobrir nada, pois havia um bloqueio mental muito forte, que o impedia de trair seu chefe.
Fellmer retorna para a floresta e reencontra os Volatenses, que o auxiliam. Conseguiu angariar os saltadores Ghal, Zintx, Oslag e Ulmin, que por dinheiro fariam qualquer coisa. Três Volatenses, que circulavam constantemente entre a capital de Volat e Kuklon, conseguiram conquistar um ser do mundo de Haspro e três gigantes narigudos do sistema de Gfirto para a causa de Fellmer Lloyd. E ainda o Volatense O-Oftftu-O, que possuía uma casa situada entre a cidade de Kuklon e o espaçoporto, segundo ponto de apoio de Fellmer. Oslag viu os dois chefes dos Saltadores que haviam perseguido Fellmer e Kuri, e constatou que nem eram Saltadores nem Arcônidas, era um hipno e um telepata, que tentaram por várias vezes subjugar Fellmer, que foi salvo por Kuri, graças a arma hipnótica e por O-Oftftu-O.
Fellmer descobriu então que o hipno era Gregor Tropnow, membro do exército dos mutante de Rhodan, mas que fora mutante a serviço do Supercrânio3, antigo inimigo de Rhodan., Gregor tinha 88 anos, mas não aparentava essa idade, graças a medicina Terrana avançada. Junto com ele estava o japonês Nomo Yatuhin, telepata. Os dois controlavam um comercio dos Saltadores graças as suas habilidades, e com a promessa de revelar a posição de um planeta cheio de tecnologia e riquezas, a Terra. Tudo isso para forçar Rhodan, através de chantagem  a lhes proporcionar um banho na máquina prolongadora da vida, pois ambos foram impedido de recebê-lo.
Fellmer desencadeia uma ação suicida para dominar a situação. Nomo Yatuhin morre. Fellmer foge. Auxiliado pelos Volatenses envia mensagem para Marcus: "Três toques de sino! Os mutantes Yatuhin e Tropnow são traidores. Estão traindo Rhodan porque não receberam a ducha celular. Fellmer Lloyd."


1. DARLTON, Clark.  Perry Rhodan: A sombra do Supercrânio. P.55. 2º ciclo. Tradução: Kurt Brand. Ciclo 1 a 5 completo. Postado em 13 abr 2009. Disponível em: <http://josueperini.blogspot.com/2009/04/perry-rhodan-ciclos-01-ao-05-comabr pletos.html> Acesso em: 12 ago 2011.
2. BANDA Desenhada e Fantasia. Blogspot. Perry Rhodan: O duelo. Postado em: 04 mai 2013. Disponível em: <http://irineu-bandadesenhadaefantasia.blogspot.com.br/2013/05/perry-rhodan-o-duelo.html> Acesso em: 30 mai 2013.
3. BANDA Desenhada e Fantasia. Blogspot. Supercrânio. Disponível em: <http://irineu-bandadesenhadaefantasia.blogspot.com.br/search?q=supercr%C3%A2nio

sábado, 25 de maio de 2013

Imaginários

"Imaginários em quadrinhos"1, a BD da Editora Draco2, que não conhecia, deixou-me muito emocionado com a essa coletânea de estórias, com argumentos e desenhos de artistas brasileiros: Dalton Dalts, Jaum, Marcus Rosado, Raphael Fernandes, Raphael Salimena, Zé Wellington, Alex Mir, Alex Genaro e Camaleão, o desenho desse último é fantástico! Todas as estórias são muito boas, especialmente "Walkiria" de Alex Mir e Alex Genaro.


1. FERNANDES, Raphael (Organizador). Imaginários em Quadrinhos. São Paulo: Editora Draco, 2013.
2. DRACO, Editora. Disponível em: <http://editoradraco.com/> Acesso em: 25 mai 2013.

Dia do Orgulho Nerd

Dia 25 de maio, "Dia do Orgulho Nerd"1! Tudo bem, confesso, tenho um pouco de nerd! Afinal gosto de vídeo game, de vez em quando vejo um desenho, acompanho alguns seriados, adoro filmes de ficção científica e tenho um vício terrível... Adoro ler quadrinhos, banda desenhada, bande dessinée, graphic novels, gibis, fumetti, mangás, comics e seja lá qual nome seja dado a Nona Arte!2, 3, 4, 5.

windowslivewriterorgulhodesernerd-af04nerd6

1. WIKIPÉDIA. Dia do Orgulho Nerd. Atualizado em: 25 mai 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Orgulho_Nerd> Acesso em: 25 mai 2013.
2. BARRETTO, Sergio. Quadro a Quadro. Por que quadrinhos é nona arte? Postado em: 28 mar 2011. Disponível em: <http://quadro-a-quadro.blog.br/?p=4082> Acesso em: 25 mai 2013.
3. DINIZ, André - Portifolio. Disponível em: <http://www.nonaarte.com.br/> Acesso em: 25 mai 2013.
4. KOMATSU, Caio. Feliz dia da toalha. Disponível em: <http://www.failwars.blog.br/nerd-feelings/25-de-maio-dia-da-toalha-e-do-orgulho-nerd/> Acesso em: 25 mai 2013.
5. PROIBIDO Ler. Disponível em: <http://proibidoler.com/> Acesso em: 25 mai 2013.
6. ZINEACESSO. 25 de Maio - Dia do Orgulho Nerd! Disponível em: <http://www.zineacesso.com/2009/05/25/25-de-maio-dia-do-orgulho-nerd/> Acesso em: 25 mai 2013.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Juiz Dredd

Os quadrinhos europeus, especificamente os britânicos, fervilham de muita coisa boa! Especificamente a revista "2000AD"1, berço de grandes autores e artistas geniais, e fonte de grandes estórias de longa duração. E a Mythos Editora2, acaba de nos presentear com uma publicação imperdível: "Juiz Dredd Megazine"3. Uma BD repleta de estórias de ficção científica e aventura. Com clones, bárbaros, aventureiros, extraterrestres e juízes executores de pena, como Juiz Dredd, personagem de HQ criado no Reino Unido por John Wagner4 e Carlos Ezquerra5, tendo aparecido pela primeira vez em 1977, na revista "2000AD".
A BD vem com duas estórias de Juiz Dredd: "Clássicos do Juiz Dredd - O zoológico alienígena" e "Juiz Dredd - Guerra Total, parte 1"; E mais quatro personagens: "Slaine - O monstro do tempo", "Nikolai Dante, parte 1 (personagem publicado a mais de quinze anos)", "Distorções temporais: Crono-canas".


1. 2000AD. Disponível em: <http://www.2000adonline.com/> Acesso em: 24 mai 2013.
2. MYTHOS Editora. Disponível em: <https://www.mythoseditora.com.br/loja/default.asp?loja=editora> Acesso em: 24 mai 2013.
3. MYTHOS Editora. Diversos autores. Juiz Dredd Megazine. São Paulo: Mythos Editora LTDA., 2013.
4. WIKIPEDIA. John Wagner. Atualizado em: 07 mar 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/John_Wagner> Acesso em: 24 mai 2013.
5. LAMBIEK Comiclopedia. Carlos Ezquerra. Disponível em: <http://www.lambiek.net/artists/e/ezquerra_carlos.htm> Acesso em: 24 mai 2013.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Desterro

Ano passado encontrei e li a BD "Os inimigos não mando flores"1, com roteiro de Ferréz2 (Reginaldo Ferreira da Silva) e desenhos de Alexandre de Mayo3, publicado em 2006 pela Pixel Media. Prova que os quadrinhos nacionais está cheio de talentos. A BD em questão, colorida, mostrava a estória de Igordão, e já iniciava com ele sendo interrogado e em seguida preso, com uma promessa de matar alguém da família do delegado. Depois de algum tempo nas ruas e arma para o irmão do delegado e o assassina. Ficou com gosto de quero mais!


Então essa semana me deparei na comic shop que costumo ir uma outra BD "Desterro"4, da Anadarco Editora & Comunicação, no momento pensei se tratar de outra estória da dupla, o que na verdade até foi, pois se tratava da primeira estória, um pouco reformulada e mais duas em sequência, uma trilogia, em preto e branco. Igordão, chefe do tráfico, assassino frio e calculista, graduado no crime na cadeia e no final retorna para fazer a pós-graduação. 
Sensacional!!!


1. FERRÉZ & MAYO, Alexandre. Os inimigos não mando flores. São Paulo: Pixel, 2006. ISBN: 85-7316-486-7.
2.  FERRÉZ - Blogspot. Disponível em: <http://ferrez.blogspot.com.br/> Acesso em: 21 mai 2013.
3. DEMAIO. Disponível em: <http://alexandredemaio.com.br/> Acesso em: 21 mai 2013.
4. FERRÉZ & MAYO, Alexandre. Desterro. São Paulo: Anadarco Editora & Comunicação, 2012. ISBN: 978-85-60137-40-4.
5. ANADARCO Editora. Disponível em: <http://www.anadarcoeditora.com.br/> Acesso em: 21 mai 2013.

domingo, 19 de maio de 2013

Planeta dos Macacos - Quadrinização oficial do filme de Tim Burton

A BD "Planeta dos Macacos"1, lançada pela Brain Store Editora em julho 2001, foi a quadrinização oficial do filme homônimo lançado por Tim Burton2, 3. Adaptado por Scott Allie4, com arte de Davidé Fabbri5. A adaptação foi bem fiel ao filme, mas termina com a partida da nave de Leo Davidson, o astronauta que se perde no tempo e no espaço.


1. ALLIE , Scott (roteiro); FABBRI, Davidé, (arte). Planeta dos macaco. Tradução: Sérgio Codespoti. Rio de Janeiro: Brain Store Editora, julho 2001.
2. TIM Burton. The official Tim Burton Website. Disponível em: <http://www.timburton.com/> Acesso em: 18 mai 2013.
3. ADOROCINEMA. Planeta dos macacos. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-29284/> Acesso em: 18 mai 2013.
4. WIKIPEDIA. Scott Allie. Atualizado em: 10 abr 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Scott_Allie> Acesso em: 18 mai 2013.
5. WIKIA. Davidé Fabbri. Disponível em: <http://starwars.wikia.com/wiki/David%C3%A9_Fabbri> Acesso em: 18 mai 2013.

sábado, 18 de maio de 2013

Aberrações no Coração da América

Cada vez que vou ler uma estória escrita por Steve Niles1 tenho certeza que vou gostar. Não foi diferente das outras vezes que li e postei aqui no blog2
Sensacional a BD "Aberrações no Coração da América"3 - Freaks of the Heartland. No Vale de Gristlewood concebidos e nascidos ao mesmo tempo, sete bebês mutantes, dos quais dois foram mortos ao nascer e cinco criados como animais. Realizou-se o enterro dos dois mortos e simbólico dos outros cinco, criados então secretamente. Aos seis anos o irmão "Trevor" de um dos meninos "Will" foge com ele, mas durante a fuga o pai tenta impedir e matar a criança mutante, que expele fogo pela boca e provoca a morte do pai. Daí em diante, os dois garotos saem em uma busca pelos demais bebês. Entretanto, como comprovado na estória, as verdadeira "aberrações" não eram os garotos mutantes, mas sim os adultos que portando de ignorância, os tratavam como animais e que queriam se livrar dos mesmos. Instigante como todas as estórias de Niles. Uma estória de amor e lealdade.


1. STEVE Niles. Ladies and Gentlemen, Steve Niles. Postado em: out 2011. Disponível em: <http://www.steveniles.net/about.html> Acesso em: 18 mai 2013.
2. BANDA Desenhada e Fantasia. Niles. Disponível em: <http://irineu-bandadesenhadaefantasia.blogspot.com.br/search?q=niles> Acesso em: 18 mai 2013.
3. NILES, Steve; RUTH, Greg. Aberrações no Coração da América. São Paulo: Devir, dez 2005. ISBN: 85-7532-200-1.

Desbravadores: Uma Saga Americana

"Desbravadores: Uma saga americana"1 - Pathfinder an American Saga - foi produzida paralelamente para a Dark Horse Comics2 ao filme homônimo3, dirigido por Marcus Nispel de "Serra Elétrica"4. A BD foi adaptada por Laeta Kalogridis5 e ilustrada por Christopher Shy6, e publicada em julho de 2006, e no Brasil editada pela Devir em 20077.
O roteiro se passa na America, quinhentos anos antes de Colombo. Vikings devastavam o litoral da América do Norte, saqueando aldeias indígenas e os escravizando. Um menino Viking é encontrado num navio naufragado e criado por índios norte-americanos. Quando adulto "Espírito" - nome dado ao menino - ao retornar de uma caçada, depara-se com a aldeia atacada e saqueada por guerreiros Vikings, seus párias. Começa então uma saga de morte e destruição de resistência contra os invasores. Sensacional!


1. KALOGRIDIS, Laeta; NISPEL; SHY, Christopher. Desbravadores: Uma saga americana. Tradução: Marquito Maia. São Paulo: Devir, 2007. ISBN: 978-85-7532-271-0.
2. DARK Horse Comics. Pathfinder. Disponível em: <http://www.darkhorse.com/Books/14-123/Pathfinder-TPB> Acesso em: 18 mai 2013.
3. ADORO Cinema. Desbravadores. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-71834/> Acesso em: 18 mai 2013.
4. MARCUS Nispel. Bio. Disponível em: <http://www.marcusnispel.com/bio> Acesso em: 18 mai 2013.
5. WIKIPEDIA. Laeta Kalogirdis. Atualizado em: 08 mar 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Laeta_Kalogridis> Acesso em: 18 mai 2013.
6. GALLERYPROVOCATEUR. The art of Christoper Shy. Disponível em: <http://www.galleryprovocateur.org/Mountings/Oct10/Christopher_Shy.htm> Acesso em: 18 mai 2013.
7. DEVIR. Desbravadores: Uma saga americana. Disponível em: <http://www.devir.com.br/hqs/desbravadores.php> Acesso em: 18 mai 2013.

terça-feira, 14 de maio de 2013

The Originals: Sangue nas ruas

Dave Gibbons1 é artista britânico e co-autor de Watchmen2, 3. Detentor de uma lista de títulos como os listados abaixo1:

  • Harlem Heroes (2000 AD #1-25, 1977)
  • Dan Dare (2000 AD #28-60, 64-72 & 73-78, 1977-78)
  • Ro-Busters (2000 AD #86-92, 1978)
  • Judge Dredd (2000 AD #87, 1978)
  • Ro-Busters (2000 AD #98-101, 1979)
  • Dan Dare (i'2000 AD #100-126, 1979)
  • Judge Dredd (2000 AD #130, 1979)
  • The ABC Warriors (2000 AD #130-131, 1979)
  • Doctor Who (Doctor Who Magazine #1-16 & 19-57, 1979-1981)
  • Ro-Jaws' Robo-Tales (2000 AD #157, 1980)
  • Ro-Jaws' Robo-Tales (2000 AD #176, 181, 183, 184 & 198, 1980-81)
  • Rogue Trooper (2000 AD#228-232, 234-35, 239-240 & 249-250, 1981-82)
  • Doctor Who ('Doctor Who Magazine #60-69, 1982)
  • Dr. Dibworthy (2000 AD #273, 1982)
  • Green Lantern #160, 162, 165-67, 173-76, 178-83, 185-86, 188 (DC Comics, janeiro de 1983 – maio de 1985)
  • Watchmen
  • Give Me Liberty / Martha Washington
  • Rogue Trooper: The War Machine (roteirista, 2000 AD #650-53, 667-671 & 683-87, 1989-90)
  • Rogue Trooper (2000 AD prog 2000, 1999)
  • The Originals (DC, 2004)
  • Legion of Super-Heroes (2005)
  • The Rann-Thanagar War (2005)

A BD "The Originals"4, 5 foi publicada em 2004 pelo selo Vertigo da DC Comics6No roteiro, deparamos com uma realidade alternativa, num pós-guerra de uma cidade retro-futurística. Lel e Bok são dois amigos que terminaram juntos a escola. A ambição dos dois é se tornarem membros de uma gangue The Originals, uma gangue elegantemente vestida que dirige motos flutuantes chamada de scooters. Seus maiores inimigos são as gangues de motociclistas vestidos de couro, que eles chamam de Dirts. Os dois se tornarem membros dos Originals depois de ajudar a quadrilha em uma luta contra os Dirts. Lel começa a trabalhar como um traficante de drogas para o líder da quadrilha, e os dois logo têm dinheiro suficiente para roupas da moda e scooters próprias. Lel se apaixona por uma bela garota Viv e seu amigo Bok é assassinado pelos Dirts, tudo por causa de um outro membro dos Originals que havia esfaqueado um membro dos Dirts. Mais uma estória de mudança de fases da adolescência para a vida adulta. Repleta de violência, rebeldia e sexo. The Originals recebeu o Prêmio Eisner7 2005 de melhor álbum.



1. WIKIPÉDIA. Dave Gibbons. Atualizado em: 16 mar 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Dave_Gibbons> Acesso em: 14 mai 2013.
2. DCCOMICS. Watchmen. Disponível em: <http://www.dccomics.com/watchmen> Acesso em: 14 mai 2013.
3. DCWIKIA. Watchmen. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Watchmen> Acesso em: 14 mai 2013.
4. WIKIPEDIA. The Originals (Comics). Atualizado em: 16 mar 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/The_Originals_(comics)> Acesso em: 14 mai 2013.
5. GIBBONS, Dave. The Originals: Sangue nas ruas. Tradução de: Daniel Lembo Schiller. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2005.
6. VERTIGOCOMICS. The Originals. Disponível em: <http://www.vertigocomics.com/graphic-novels/the-originals-0> Acesso em: 14 mai 2013.
7. EISNER Awards. Disponível em: <http://www.eisnerawards.org/> Acesso em: 14 mai 2013.

sábado, 11 de maio de 2013

Necronauta: O almanaque dos mortos

Danilo Beyruth1 é um grande artistas nacional! Encontrei essa semana mais uma BD "Necronauta Volume II: O almanaque dos mortos"2, pela Zarabatana Books3. Nesse volume, sete estórias super bem sacadas, além de pin up's de diversos artistas retratando o Necronauta. Num outro volume - que não li, ainda -, o artista teve seis estórias publicadas "Necronauta Volume I: O soldado assombrado e outras histórias". Caso não conheça o personagem, pode-se ler a sétima estória on line no site http://quadrinhos.oi.com.br/hqs-online.html4, DEZ!


1. FACEBOOK. Danilo Beyruth. Disponível em: <https://www.facebook.com/danilo.beyruth> Acesso em: 11 mai 2013.
2. BEYRUTH, Danilo. Necronauta Volume II: O almanaque dos mortos. Campinas, SP: Zarabatana Books, 2011. ISBN: 978-85-60090-37-2.
3. ZARABANA Books. Necronauta Volume II: O almanaque dos mortos. Disponível em: <http://zarabatana.com.br/loja/product_info.php?products_id=76> Acesso em: 11 mai 2013.
4. HQS ONLINE. Disponível em: <http://quadrinhos.oi.com.br/hqs-online.html> Acesso em: 11 mai 2013.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O Hobbit

"O Hobbit"1, 2, 3, 4 é mais um grande exemplo da Nona Arte (HQ's) se utilizando daquela que é considerada a Quinta Arte (Literatura), e que a Sétima Arte (Cinema) não desprezou. Obra do incrível J. R. R. Tolkien (John Ronald Ruel Tolkien - 1892-1973 - em 2013 completam treze anos de sua morte), autor da trilogia "Senhor dos anéis"5. "O Hobbit" foi publicado pela primeira vez em 1937, na Inglaterra. A BD foi publicada originalmente em "The Hobbit" em três volumes pela Editora Eclipse Comics6, entre 1989 e 1990 e no Brasil pela Devir Editora7. em 2002 e primeira reimpressão em 2003.


1. TOLKIEN, J. R. R. Bilbo o Hobbti. 1ª Reimpressão. Adaptação: Charles Dixon e Sean Deming; Arte: David Wenzel e Eric Herenguel. Tradução: Helena Soares. São Paulo: Devir Livraria, mar 2003.
2. TOLKIEN Brasil. "O Hobbit" Por Nalllie Alcântara. Disponível em: <http://tolkienbrasil.com/artigos/resenha-de-livro/resenha-livro-o-hobbit-por-natalllie-alcantara/> Acesso em: 09 mai 2013.
3. BAIXAR Bons Livros. O Hobbit. Disponível em: <http://baixarbonslivros.blogspot.com.br/2010/03/o-hobbit-jrr-tolkien.html> Acesso em: 09 mai 2013.
4. CINEPOP. O Hobbit: Uma jornada inesperada. Disponível em: <http://www.cinepop.com.br/filmes/hobbit-uma-jornada-inesperada.php> Acesso em: 09 mai 2013.
5. WIKIPÉDIA. The Lord of the Rings (Trilogia cinematográfica). Atualizado em: 14 abr 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Lord_of_the_Rings_(trilogia_cinematogr%C3%A1fica)> Acesso em: 09 mai 2013.
6. INTERNATIONALHERO. Eclipse. Disponível em: <http://www.internationalhero.co.uk/e/eclipse.htm> Acesso em: 09 mai 2013.
7. DEVIR Livraria. Disponível em: <http://www.devir.com.br/index.php> Acesso em: 09 mai 2013.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Nona Arte - Banda Desenhada - Histórias em Quadrinhos

Os quadrinhos são arte! Literatura! Desenho! (...) É uma forma de expressão que utiliza elementos da Literatura, Desenho, Design, Propaganda, Moda, Ilustração, Internet, enfim, a Nona Arte é algo mais!!! Não podendo ser enquadrada em nenhuma outra forma de arte. E na sociedade moderna tem sido usado para sensibilizar as pessoas das mais diversas formas. Reportando a conteúdos diversos: aventura, erotismo, ficção científica, reportagens investigativas, etc. Banda Desenhada tem inspirado a Sétima Arte, sejam os quadrinhos de super-heróis, aventura, policiais ou diversos outros temas. Assim como também os quadrinhos se apropriam da Literatura e muitas vezes, os filmes também são adaptados para as HQ's. 
Vejam os links abaixo!!!
Quadrinhos! Nona Arte!


ABRA - Academia Brasileira de Arte. Desenho e Quadrinhos - Arte urbana (Streer Design). Disponível em: <http://www.abra.com.br/brooklin/cursos/desenhoequadrinhos/graffiti> Acesso em: 07 mai 2013.

D'SALETE, Marcelo. Disponível em: <http://www.dsalete.art.br/> Acesso em: 07 mai 2013.


FOGLI, Felipe - COMUNICADORES. Designer cria o anuário escolar dos vilões dos quadrinhos. Postado em: 26 out 2012. Disponível em: <http://comunicadores.info/2012/10/26/designer-cria-o-anuario-escolar-dos-viloes-dos-quadrinhos/> Acesso em: 07 mai 2013.


GIBITECA. Quadrinhos no novo século. Disponível em: <http://gibitecacom.blogspot.com.br/2013/05/quadrinhos-do-novo-seculo.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+Gibitecacom+(Gibiteca.com)> Acesso em: 07 mai 2013.

RIOS, Delano. HQ's um problema político que persiste. Postado em: 03 mai 2013. Jornal Diário do Nordeste. Entretenimento: Análise. <http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1262878> Acesso em: 07 mai 2013.

WIKIPÉDIA. Banda desenhada. Atualizado em: 25 abr 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_desenhada> Acesso em: 07 mai 2013.


TÖRNE, Lars Von. Goeth Institut. “É possível aprender a desenhar histórias em quadrinhos” – uma entrevista com Anke Feuchtenberger. Postado em: nov 2012. Disponível em: <http://www.goethe.de/ins/br/lp/kul/dub/lit/pt10670221.htm> Acesso em: 07 mai 2013.

sábado, 4 de maio de 2013

Bando de dois

Banda desenhada publicada por Zarabatana Books1 "Bando de dois"2, de Danilo Beyruth3, premiada como "Melhor HQ Nacional 2010 - Universo e Blog dos Quadrinhos", "Melhor Lançamento 2010 - Prêmio Angelo Agostini" e Melhor HQ 2010 - Blog Gibizada e Site O Grito", e em 2011 pela HQMix: "Melhor Desenhista, Melhor Roteirista e Melhor Edição Especial Nacional". Foi umas das estórias vencedoras do ProAC, Edital nº 11, de 2009, de Apoio e Projetos de Criação e Publicação de Histórias em Quadrinhos do Estado de São Paulo.
A BD conta a estória de dois cangaceiros "Tinhoso" e "Cavêra di Boi", sobreviventes de um bando que partem em missão de recuperar as cabeças dos companheiros mortos. O primeiro devido a um sonho ou delírio, no qual o líder do bando pediu para recuperar as cabeças, somente assim poderiam descansar em paz, e o segundo por que pensava num tesouro, cujo mapa estava no tapa-olhos de um dos cangaceiros mortos "Zé Cabreiro". Unem-se então a "Zeca", que havia abandonado o bando a um tempo atrás. Armam um plano para impedir o embarque da Volante4, forçando-os a segui para uma vila "Nova Nazaré", para realizar uma emboscada. Conseguem derrotar a Volante, mas toda a cidade fica soterrada na areia. "Tinhoso" e "Cavêra di Boi" escapam, mas sem o mapa. Os habitantes da cidade conseguem sobreviver na igreja, mesmo soterrada, escapam através da torre do sino.


1. ZARABATANA Books. Bando de dois. Disponível em: <http://www.zarabatana.com.br/p12.htm> Acesso em: 04 mai 2013.
2. BEYRUTH, Danilo. Bando de dois. 3ª ed. Campinas, SP: Zarabatana Books, 2010. ISBN.: 978-85-60090-26-6.
3. WIKIPÉDIA. Danilo Beyruth. Atualizado em: 04 jan 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Danilo_Beyruth> Acesso em: 04 mai 2013.
4. ABORDAGEM Policial. Fotos históricas da Polícia Militar de Pernambuco. Postado em: 12 jun 2012. Disponível em: <http://abordagempolicial.com/2012/06/fotos-historicas-da-policia-militar-de-pernambuco/forca-volante-em-jeremoabo/> Acesso em: 04 mai 2013.

100 Balas: Declínio

No penúltimo volume da série 100 Balas1, volume 14: "Declínio"2, a dupla de artistas Azzarello3 e Risso4, continuam botando pra quebrar. Ação do início ao fim. Na estória, "Esquinas e curvas", Cole abandona o Agente Graves e se une a Loop e Jack, na mesma trama, em estória paralela, um adolescente Pipen, recebe uma arma do traficante Leon; Em "Perdido no meio", Benito pede a cabeça de dois Minutemen do Agente Graves e Lono pede que Loop meta uma bala na cabeça de Cole. Pipen dispara contra um grupo de estudantes. Na sequência, a estória "Mais perto", Slaughter é enviado - ainda não se sabe por quem - para assassinar o senhor Rothstein - o homem que fabricava as armas e as balas irrastreáveis para o Agente Graves. Enquanto Cole e Jack rodam com o Loop no porta-malas. Na quarta estória "Nosso homem na ravina", Cole e Jack botam susto no Loop. Jack faz Loop correr enquanto atira no chão e na sequência, derruba Cole com um único chute - não deu para saber se ele caiu morto?! Pipen é assassinado por um amigo adolescente. As consequências da morte do Sr. Tothstein começam a girar; "Dedicação", Joan D'Arcy retorna para sua residência, mas quase é assassinada por Remi, que é literalmente destroçado por um segurança a poucos passos de cumprir sua missão; "Troca da guarda", o Agente Graves com Dizzy e Augusto com Lono, visitam outro chefe de família - Javier - com acusações mutuas pelo assassinato do Sr. Tothstein. Fora da mansão, Dizzy e Lono se enfrentam, ele não engoliu o assassinato de Shepherd. Fica o impasse sobre o rumo desse confronto. Ainda uma estória publicada em Vertigo Winter's Edge 3, numa trama envolvendo uma das maletas com a arma e 100 balas irrastreáveis.


1. PANINO/VERTIGO. 100 Balas. Disponível em: <http://hotsitepanini.com.br/vertigo/series/100-balas/> Acesso em: 04 mai 2013.
2. AZZARELLO, Brian; RISSO, Eduardo. 100 Balas: Declínio.
3. SHELFARI. Brian Azzarello - Autor Page. Disponível em: <http://hotsitepanini.com.br/vertigo/series/100-balas/> Acesso em: 04 mai 2013.
4. RED Sector Art. Eduardo Risso - Officila Website & Original Artwork Story. Disponível em: <http://redsectorart.com/risso/index.php> Acesso em: 04 mai 2013.

Perry Rhodan: O duelo

Mais uma alucinante aventura de Perry Rhodan1, 2, em seu volume 54 "O duelo"3. Nesse volume, mais uma vez a estória é contada na primeira pessoa, na visão do personagem Atlan4, 5 - que posteriormente gerou uma série spin-of6 - arcônida imortal de dez mil anos, e que foi um dos supervisores da base existente no planeta Vênus. Atlan pensa em retornar para seu planeta natal depois de milhares de anos. Todavia, Atlan é prisioneiro em Terrânia, embora tratado da melhor forma possível e prestando depoimentos que responde na medida do possível. Participando de conferências com jovens estudantes, onde conhece  a jovem Marlis Gentner, nascida em Vênus, que o auxilia na fuga, entregando um aparelho que permitiu se tornar invisível. Atlan foge num trem de carga, após vários desvios, retorna para sua fortaleza submarina. Assume então o lugar de um colono e parte para Vênus, onde se encontraria com Marlis e tentaria se apossar de uma nave. Entretanto, o serviço de inteligência de Terrânia é muito eficaz e descobre os planos de Atlan, que após causar vários transtornos, inclusive nocauteando Gucky - o rato-castor detentor de várias habilidades - refugia-se num museu, e se vê cara a cara com Perry Rhodan em um duelo de espadas. Rhodan é derrotado. Todavia, os adversários se veem amigos. Formam uma aliança e com a promessa do mesmo liderar uma frota e no futuro, e juntos vencerem o cérebro positrônico que governa o Império Arcônida.


1. WIKIPÉDIA. Perry Rhodan. Atualizado em: 27 mar 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Perry_Rhodan> Acesso em: 04 mai 2013.
2. PERRY Rhodan. Blogspot. Disponível em: <http://perry-rhodan.blogspot.com.br/> Acesso em: 04 mai 2013.
3. SCHEER, K. H.  Perry Rhodan: O duelo. P.54. 2º ciclo. Tradução: Richard Paul Neto. Ciclo 1 a 5 completo. Postado em 13 abr 2009. Disponível em: <http://josueperini.blogspot.com/2009/04/perry-rhodan-ciclos-01-ao-05-comabr pletos.html> Acesso em: 12 ago 2011.
4. GALACTIC Central. Checklist. Perry Rhodan/Atlan/Starman. Disponível em: <http://www.philsp.com/mags/perry_rhodan.html> Acesso em: 04 mai 2013.
5. PERRY Rhodan. ATLAN - Das absolute Abenteuer. Disponível em: <http://www.perry-rhodan.net/buecher-atlan.html> Acesso em: 04 mai 2013.
6. SIGNIFICADOS. Significado de Spin of. Disponível em: <http://www.significados.com.br/spin-off/> Acesso em: 04 mai 2013.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

100 Balas: Condenados

O volume nº 13 de 100 Balas (100 Bullets)1, publicado pela Panini Comics2, reunindo as edições 84 a 88, "Condenados"3.
Inicia-se com a estória "A dama está noite", onde mais um chefão das famílias "Rhoney" é assassinado, juntamente com sua esposa e seus três filhos, agora pelos Minutemen sobre o comando de Graves; Na próxima estória "Dia da caça", Lono leva um susto de uma garota que ela havia violentado, ela o deixa quase cozinhar numa sauna, mas nu último momento o deixa vivo; Em "Chove chuva", as mortes continuam, Helena Kotias e uma amiga, e mais um casal por Victor, que leva um menino que estava com eles; Na estória "Bico", tiros para todo lado e mais tramas nas entrelinhas. Mais um peão entra no jogo "Slaughter", contratado pelo Cartel através da senhorita D'Arcy para apagar o Agente Graves; Na última estória "Meu amigo solitário", um garoto é assassinado por está no lugar errado. Branch aparentemente é eliminado por Echo Memória. Esse volume foi uma chacina só. Faltam apenas dois volumes para a série chegar ao fim.


1. WIKIPEDIA. 100 Bullets. Atualizado em: 25 abr 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/100_Bullets> Acesso em: 01 mai 2013.
2. VERTIGO/PANINI.- Hotsite. 100 Balas. Disponível em: <http://hotsitepanini.com.br/vertigo/series/100-balas/> Acesso em: 01 mai 2013.
3. AZZARELLO, Brian; RISSO, Eduardo. 100 Balas: Condenados. Barueri, SP: Panini Comics, fev 2013.