terça-feira, 30 de julho de 2013

Férias de Julho

Eu e minha esposa iniciamos o ano com planos de viajar para New York. Verificamos alguns programas de viagem e nos deparamos com um pacote da Lafuente Turismo1, que além de ir para o destino que queríamos ainda seguia para Orlando, com visita a vários parques. Minha esposa adorou, pois ela adora o Magic Kingdom2. Nossa surpresa foi o fato que de trinta pessoas no grupo, apena eu, minha esposa e outra senhora eramos os únicos adultos. Os demais vinte e sete eram garotas adolescentes. Felizmente a viagem foi maravilhosa. A Grande Maça é demais e visitar novamente os parques em Orlando é uma experiência emocionante.
Saímos de Fortaleza no dia 08 de julho no início da tarde e de São Paulo no início da noite. Pela manhã do dia seguinte estávamos em New York e de quebra já fomos visitar o Museu de História Natural, aquele do filme "Uma noite no museu"3.





Na sequência city tuor, Times Square, museu de cera Madame Tusseaud e no final um filme em 4D dos Vingadores da Marvel com a participação do Homem Aranha, subida ao Mirante do Top of the Rock do Rockfeller Center, quinta avenida e o básico percorrendo várias ruas da cidade andando. Show do The Lion King, passeio de barco para vislumbrar a Estátua da Liberdade. Visita à catedral. Uma grande experiência.











No quinto dia seguimos viagem para Orlando e foi só diversão. Sea World, Magic Kingdom, Disney Hollywood Studios, Epcot Center, Island of Adventure, Universal Studios, Disney's Animal Kingdom, além de muitas compras e pessoas legais que conhecemos.




















1. LAFUENTE Turismo. Disponível em: <http://www.lafuenteturismo.com.br/online/> Acesso em: 30 julho de 2013.
2. WALT Disney World. Magic Kingdom. Disponível em: <https://disneyworld.disney.go.com/destinations/magic-kingdom/> Acesso em: 30 julho de 2013.
3. ADOROCINEMA. Uma noite no museu. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-109640/> Acesso em: 30 julho de 2013.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Juiz Dredd2

O segundo número da revista "Juiz Dredd Megazine"1 da Mythos Editora2. A revista segue com o arco de estórias de Juiz Dredd Guerra Total, partes 4 a 6, quando duas explodem em Mega-City Um - localizada na Costa Lesta da América do Norte, no ano de 2126. Uma cidade pós-apocalíptica, onde viviam 400 milhões de pessoas. E o velho Juiz tem que entrar em ação. E mais uma estória clássica do Juiz, essa em preto e branco "O retorno de Rico", um clone de Dredd; Uma estória maluca sobre uma banda de rock em busca do som mais alto e perfeito, co roteiro de Alan Moore3, 4; Uma estória sensacional "Aquila - Prólogo", um negro, escravo, gladiador, crucificado tem sua alma arrancada, em troca ganha a imortalidade e uma missão de buscar almas para sua senhora (já vi isso antes, contado de outra forma); Mais uma estória de Nikolai Dante, num futuro alternativo no qual a Russia tsarista está no comando; E a segunda parte de "Área cinzenta", uma Zona Global de Exossegregação onde vivem alienígenas na Terra. Imperdível essa revista, de quebra, vários artista de renome internacional.


1. MYTHOS Editora. Juiz Dredd Megazine. São Paulo: Mythos Editora, 2013.
2. MYTHOS Editora. Juiz Dredd Megazine: Cidade em chamas. Disponível em: <https://www.mythoseditora.com.br/catalogo/default.asp?acao=detalhe_produto&cod_produto=4059&categ0=&categ1=&categ2=> Acesso em: 05 jul 2013.
3. VERGUEIRO, Waldomiro. Omelete. Alan Moore: Biografia e obra comentada. Postado em: 05 abr 2006. Disponível em: <http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/alan-moore-biografia-e-obra-comentada/> Acesso em: 05 jul 2013.
4. ALAN Moore - Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/OfficialAlanMoore> Acesso em: 05 jul 2013.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Viajante

Stan Lee1, 2 continua surpreendendo. Além de sempre ter participação, ainda que discreta, nos filmes dos super-heróis da Marvel Comics3, ainda continua criando novos personagens, como na BD publicada no Brasil pela Mythos Books4 "O Viajante"5, originalmente "The Traveler", publicada pela BOOM! Studios6 e  POW! Entertainment7 de Stan Lee. Com roteiro de Mark Waid8 e arte de Chad Hardin9.
Um herói cheio de mistério vindo do futuro. Um amor a ser recuperado e inimigos que também manipulam o tempo. Uma tentativa de reescrever a história. K.RON US ou simplesmente Kronus é o herói do futuro e no presente ele é K. Ronald, um cientista que junto com o pai de Julia Martin, sua namorada, e Colding estudam a teoria do Campo Unificado10. Toda ação de Kronus era uma tentativa de salvar Julia. A mesma acaba perdida em algum lugar no tempo e espaço durante o experimento, e Colding se torna seu grande inimigo e dotado de poderes, além de ser também apaixonado por Julia.



1. HISTORY. Stan Lee: O Especial. Disponível em: <http://www.seuhistory.com/programas/stan-lee.html> Acesso em: 04 jul 2013.
2. THEREALSTANLEE. Disponível em: <http://therealstanlee.com/> Acesso em: 04 jul 2013.
3. MARVEL. Disponível em: <http://marvel.com/> Acesso em: 04 jul 2013.
4. MYTHOS Books. Disponível em: <https://www.mythoseditora.com.br/loja/default.asp?loja=editora> Acesso em: 04 jul 2013.
5. LEE, Stan; WAID, Mark; HARDIN, Chad. O Viajante. V.1. Tradução e edição: Fernando Bertacchini.  São Paulo: Mythos Books, 2012.
6. BOOM! Studios. The Traveler. V.1. Disponível em: <http://boom-studios.com/graphicnovels/stan-lee-s-the-traveler-vol-1.html> Acesso em: 04 jul 2013.
7. POW! Entertainment. Disponível em: <http://www.powentertainment.com/statement.html> Acesso em: 04 jul 2013.
8. MARK Waid. Disponível em: <http://markwaid.com/> Acesso em: 04 jul 2013.
9. HARDIN Art Studios: The Traveler. Disponível em: <http://hardinartstudios.blogspot.com.br/search?q=the+traveler> Acesso em: 04 jul 2013.
10. BASSALO, José Maria Filardo. Einstein e o Campo Unificado. Disponível em: <http://www.searadaciencia.ufc.br/folclore/folclore390.htm> Acesso em: 04 jul 2013.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Narrativas Gráficas: Princípios e práticas da lenda dos quadrinhos

O livro de Will Eisner1 "Narrativas Gráficas: Princípios e práticas da lenda dos quadrinhos"2, editado pela Devir Livraria3  foi baseado no curso ministrado pelo gênio em sua "School of Visual Arts" de Nova York. O conteúdo excepcional tem servido de inspiração a diversos artistas. O mestre revela suas técnicas para a construção básica e os princípios dos quadrinhos. Respeitando o tempo, o espaço e as formas visuais. Ele explica de forma fácil de compreender que toda estória tem um início e um fim, e o artista é responsável pelo recheio, pelo conteúdo da estória, como a trama ira se desenrolar e como os personagens atuarão na mesma. A linguagem pode ser expressa através da escrita e fala, e também através de diversas formas gráficas. Os quadrinhos se utilizam da arte e da literatura, e assim vai além.

 3


1. WILL Eisner. Disponível em: <http://www.willeisnerweek.com/> Acesso em: 03 jul 2013.
2. EISNER, Will. Narrativas Gráficas: Princípios e práticas da lenda dos quadrinhos. 3ª ed. Tradução: Leandro Luigi Del Manto. São Paulo: Devir, 2013. ISBN: 85-7532-537-7.
3. DEVIR Livraria. Narrativas Gráficas: Princípios e práticas da lenda dos quadrinhos.3ª edição revisada e ampliada. Disponível em: <http://www.devir.com.br/hqs/narrativas-graficas-3ed.php> Acesso em: 03 jul 2013.