sábado, 31 de agosto de 2013

Wolverine: Saudade

A BD "Wolverine: Saudade"1, foi publicada no Brasil pela Panini Comics em fevereiro de 2007, foi publicada na Europa pela Marvel Europa2, com roteiro de Jean-David Morvan3 e arte de Philippe Buchet4. Wolverine chega ao Ceará e vai parar no Pirambu. A intenção foi boa, mas a forma como tudo foi retratado na estória em relação ao Ceará e o Pirambu foi muito exagerado e sem sentido.
No roteiro, Wolverine tem sua moto roubada por adolescentes, que são perseguido por um grupo de extermínio. Que na verdade queria capturar um garoto Xexéu, que tinha poderes mutantes, para que um outro mutante absorvesse seus poderes para manter o próprio. Um rio de sangue e violência, retratando o baixinho cortando braços e tudo mais! No final, o garoto fica com sequelas e é levado para a Mansão X.


1. MORVAN, Jean David; BUCHET, Philippe; PEZZALI, Walter. Wolverine: Saudade. Tradução: Julio Schneider/HC. Barueri, SP: Panini Comics, fev 2007.
2. COMICVINE. Lobzeno: Saudade. Disponível em: <http://www.comicvine.com/lobezno-saudade/4050-42519/> Acesso em: 31 ago 2013.
3. WIKIPEDIA. Jean-David Morvan. Atualizado em: 27 fev 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Jean-David_Morvan> Acesso em: 31 ago 2013.
4. BDGEST'. Buchet, Philippe. Bibliographie. Disponível em: <http://www.bedetheque.com/auteur-295-BD-Buchet-Philippe.html> Acesso em: 31 ago 2013.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aliens

"Aliens"1,2, primeira mini-série em quadrinhos da trilogia do cinema. Publicado pela primeira vez pela Dark Horse Comics3 em 1988, nos EUA. A Editora Abril publicou um encadernado em 1991, em preto e branco. A estória da BD se passa dez anos após o primeiro filme "Aliens o oitavo passageiro"4 segundo filme "Aliens, o Resgate"5apresenta os personagens de Rebecca "Newt" Jorden e o mariner Dwayne Hicks. Apresentando-se como uma continuação dos dois primeiros filmes. No entanto, em 1992 com o lançamento de "Aliens 3"6, os acontecimentos dos quadrinhos foram contraditos, começando com as mortes de Newt e Hicks. A fim de manter as histórias relevantes a Dark Horse mudou os nomes dos personagens para futuras impressões das histórias. Newt, tornou-se Billie enquanto Hicks foi chamado de Wilks e as brochuras comerciais foram recoloridas. Nesse volume foi usado os nomes originais.
Numa missão retornando para LV426, o planeta onde os Aliens foram encontrados - Newt e Hicks e outros homens - tinham a missão de capturar um exemplar dos Aliens para estudo e possível uso militar. Entretanto, uma empresa globa "Corporação", envia uma outra nave para impedí-los, pois já possuíam um "Alien rainha", e não queriam outro nas mãos do governo. Enfim, tudo corre errado, uma vez que os Aliens só se reproduzir e matar. A Terra é infestada e o planeta abandonado.


1. VERHEIDEN, Mark; NELSO, Mark A. Aliens (edição encadernada). São Paulo: Editora Abril, out 1991.
2. WIKIPEDIA. Aliens (comic book). Atualizado em: 24 jul 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Aliens_(comic_book)> Acesso em: 27 ago 2013.
3. DARK Horse Comics. Aliens. Disponível em: <http://www.darkhorse.com/Search/Aliens> Acesso em: 27 ago 2013.
4. ADORO Cinema. Aliens o oitavo passageiro. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-62/> Acesso em: 27 ago 2013.
5. ADORO Cinema. Aliens, o Resgate. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-2167/> Acesso em: 27 ago 2013.
6.ADORO Cinema. Aliens 3. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-7651/> Acesso em: 27 ago 2013.

sábado, 24 de agosto de 2013

Reino dos Malditos

Muitas postagens aqui no blog são invariavelmente sobre HQs ou BDs da DC Comics1, editora americana que gosto desde menino. Entretanto, sempre posto algumas coisas de outras editoras, sejam americanas, europeias ou nacionais. "Reino dos Malditos"2, 3, da Dark Horse, publicado em 2006 pela Pixel Media.
O autor é Ian Edginton4, escritor britânico de quadrinhos e a arte de D'Israeli5, pseudônimo de Matt Brooker, e às vezes usa D'Emon ou D'Raughtsman. O personagem Christopher Grahame é autor de estórias infantis, e começou contando para seus filhos. E passou a ser um fenômeno editorial. Mas subitamente passa a ter desmaios e nesse momento se vê transportado para um mundo de sua imaginação - Castrovalva - criado por ele quando criança. Mas esse mundo está em guerra. Um homem destrói e mata tudo a sua volta. Mas era apenas um pretexto para capturar Christopher. Esse homem era um gêmeo que não vingou, mas que cresceu como um câncer no seu cérebro, e que pretendia tomar a sua consciência. Uma belíssima estória.


1. DC Comics. Disponível em: <http://www.dccomics.com/> Acesso em: 24 ago 2013.
2. EDGINTON, Ian; D'ISRAELI. Reino dos malditos. Tradução de Marcela Godoy. São Paulo: Pixel, 2006. ISBN: 85-7316-494-8.
3. DARK Horse. Kingdom of the wicked. Postado em: <http://www.darkhorse.com/Books/13-257/Kingdom-of-the-Wicked-HC> Acesso em: 24 ago 2013.
4. WIKIPEDIA. Ian Edginton. Atualizado em: 14 mar 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Ian_Edginton> Acesso em: 24 ago 2013.
5. WIKIPEDIA. D'Israeli. Atualizado em: 24 jun 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/D%27Israeli> Acesso em: 24 jun 2013.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Holy Terror - Terror Sagrado

Com um lindo acabamento a graphic novel "Holy Terror - Terror Sagrado"1 de Frank Miller2, publicado pela Panini Books3, em capa dura, formato 30,5 x 23 cm, 120 páginas, papel couché, lombada quadrada.Publicada nos EUA pela Legendary4.
Um homem e uma missão - o Censor - lembrando muito um certo homem morcego e uma vilã - Gatuna - idem mulher gato. Unem-se contra terroristas que querem explodir "Empire City". Arte muito parecida com a que Miller usou em 'Sin City"5, em preto de branco, apenas o solado da Gatuna colorido. A estória é legal, mas não me agradou muito!

Capa de Holy Terror - Terror Sagrado

1. MILLER, Frank. Holy Terror: Terror Sagrado. Colorização da capa Dave Stewart; Tradução de Fernando Lopes & Hélcio de Carvalho. Barueri, SP: Panini Books, 2013. ISBN: 978-85-65484-4.
2. FRANK Miller. Disponível em: <http://frankmillerink.com/> Acesso em: 21 ago 2013.
3. PANINI Books. O terror, segundo Frank Miller. Postado em: 11 jun 2013. Disponível em: <http://hotsitepanini.com.br/wizmania/o-terror-segundo-frank-miller/> Acesso em: 21 ago 2013.
4. LEGENDARY. Frank Miller: Holy Terror. Disponível em: <http://www.legendary.com/comics/frank-millers-holy-terror> Acesso em: 21 ago 2013
5. BANDA Desenhada e Fantasia - Blogspot. Sin City. Disponível em: <http://irineu-bandadesenhadaefantasia.blogspot.com.br/search?q=sin+city&max-results=20&by-date=true> Acesso em: 21 ago 2013.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Prelúdio para Kick-Ass 2: Hit-Girl

Mindy McCready poderia ser uma garotinha como outra qualquer, vivendo com sua e mão e seu padastro depois da morte de pai. Mas seu pai era Big Daddy, um homem comum que se tornou um combatente do crime e arrastou a pequena Mindy para esse mundo, e ela se tornou a Hit-Girl1, 2
Ela vai a escola pública e tem que se adaptar a essa situação, com coleguinha irritantes e que fazem buling com ela. Então, Mindy pendura Debbie, uma das colegas de escola, num prédio e a deixa cair sobre um caminhão de lixo, ameaçando que na próxima vez não haveria caminhão. Dessa forma, Debbie fica mansinha e torna-se amiga dela. Escondida de sua mãe e padastro, toda noite foge para agir como Hit-Girl, após colocar sonífero na comida deles e age junto com Kick-Ass3, já citado no blog. Todavia, em uma ação, Kick-Ass machuca a mão e não pode mais agir.
Combatendo a máfia, ao mesmo tempo que seu padastro Marcus, policial que luta contra a corrupção e que também sofre pressão da máfia. Marcus recebe em casa três balas endereçadas para sua família, enviadas pelos homens de Ralphie que comanda tudo de dentro do presídio. A casa da família é invadida. E Mindy precisa esperar o sonífero ter efeito, então ataca os bandidos, matando todos e na mesma noite elimina dez cabeças mafiosos e mais Ralphie dentro da prisão. Depois Marcus assume como herói que matou os bandidos que invadiram sua casa.
Kick-Ass recebe treinamento de Hit-Girl Chris, filho do mafioso que foi morto no volume de Kick-Ass, treina para vencer nossos heróis. No fim, lembra o verdadeiro nome de Kick-Ass - Dave Lizewski.
Esse volume preenche o hiato entre o primeiro e o segundo filme de Kick-Ass.


1. WIKIPEDIA. Hit-Girl (Comics). Atualizado em: 20 ago 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Hit-Girl_(comics)> Acesso em: 20 ago 2013.
2. MILLAR, Mark; ROMITA JR., John; PALMER, Tom; WHITE, Dean. Prelúdio para Kick-Ass 2: Hit-Girl. Barueri, SP: Panini Comics, 2013.
3. BANDA Desenhada e Fantasia - Blogspot. Kick-Ass. Postado em: 28 jun 2011. Disponível em: <http://irineu-bandadesenhadaefantasia.blogspot.com.br/2011/06/kick-ass.html> Acesso em: 20 ago 2013.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

100 Balas: Fim de Jogo

Finalmente! Mais uma série da Vertigo/DC1 concluída pela Panini2 no Brasil, "100 Balas: Fim de Jogo"3, volume 15. Confesso que esperava outro rumo para a estória. Todavia, foi um final interessante. O volume 15 vem com as últimas seis estórias da série, completando cem números. Nesse volume, os sobram poucos Minutemen e todos os membros restantes das treze famílias encontram seu fim.
Na primeira estória, capítulo sete: Urgência, Remi, sem as mãos, não consegue viver dessa forma e se atira do prédio do hospital quando conversava com Victor Ray, no mesmo instante em que seu irmão dava entrada vítima de um acidente de carro, e tudo levou a crer que ele caiu em cima da maca do irmão?!; Capítulo oito: Mercadoria danificada, Lono chega à Florida, na casa de Benito com Lizzy muito machucada. Benito não perdoa e acerta um tiro no rosto dele. Loop está  vivo e junto com Cole. Paralelamente, Graves articula com os membros do Cartel, Phil e Augustos; Capítiulo nove: Apavorância em crise, Lono foge e tem que lidar com os cães que o persegue. Graves discute com os cabeças como fazer as pazes com Joan, Tibo e Megan, sem despedaçar o que restou do Cartel, enquanto aqueles tramam a tomada do poder. Dizzy se recupera da luta com Lono, tratada por Benito. Echo Memoria chega no quarto de Jack; Capítulo dez: Cinco torres(mos), Dizzy está se recuperando. Joan, Tibo e Megan chegam para as negociações. Benito e Loop vão ao quarto de Jack, e topam com ele e Echo transando, um tiro disparado e ela cai morta; Capítulo onze: Em marcha, Dizzy se encontra com Graves que lhe pede perdão. Victor invade o apartamento de Jack e depara-se com uma cena desconcertante após a morte de Echo, surge um impasse armado entre Loop, Victor e Benito, com Lono ao telefone, depois se livram do corpo de Echo. Os cabeças do Cartel se reúnem e votam por um novo agente que comandará os Minutemen, que seria escolhido por Graves, esse assumiu um assento das famílias e Augustos renunciou por Benito, Megan não perde tempo e já corre atrás de articular com ele; Capítulo doze e último: A casa de Graves, inicia com Benito morto na piscina e Dizzy nomeada como agente, tendo como primeiro caso investigar a morte. Lono, Victor, Jack, Loop e o pai de Victor - ex-Minutemen - invadem a casa. Na sequência mortes: Tibo esfaqueado pelas costas e a irmã Joan sufocada. Crete e Jack numa luta, caem no lago cheio de crocodilos e morrem. Graves elimina Augustos. Dizzy atira queima a roupa em Lono, que cai pela janela - que na verdade não morreu ali, pois esse ano estréia na Vertigo um spin-off "100 Bullets: Brother Lono"4 -Megan morre queimada encharcada de gasolina com Benito e na explosão Dizzy fica gravemente ferida. Socorrida por Graves que assume toda culpa de tudo que acontecerá até ali. No último quadro Graves tem a arma de Dizzy apontada para sua cabeça. Loop, Victor e seu pai se retiram da propriedade.


1. VERTIGO. Disponível em: <http://www.vertigocomics.com/> Acesso em: 14 ago 2013.
2. PANINI Comics. 100 Balas. Disponível em: <http://www.paninicomics.com.br/web/guest/productDetail?viewItem=724579> Acesso em: 14 ago 2013.
3. AZZARELLO, Brian; RISSO, Eduardo. 100 Balas: Fim de jogo. V. 15. Cores de Patricia Mulvihill, capas de Dave Johnson. Tradução: Eduardo Tanaka/FD. Barueri, SP: Panini Comics, 2013.
4. VERTIGO. 100 Bullets: Brother Lono. Disponível em: <http://www.vertigocomics.com/comics/100-bullets-brother-lono-2013/100-bullets-brother-lono-1> Acesso em: 14 ago 2013.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Dong Xoai, Vietnã 1965 - Joe Kubert

Ontem 12 agosto, completou-se um ano da morte de um dos maiores ícones dos quadrinhos - Joe Kubert (1926-2012)1. produziu incontáveis histórias, com incontáveis personagens! E dono de um traço inconfundível. Entre os personagens Sargento Rock, Batman, Flash, Tarzan. Produziu o primeiro livro de histórias em quadrinhos em 3D em 1952! Fundo em 1976 a The Joe Kubert School do Cartoon and Graphic Art em Dover - Nova Jérsei2.
Hoje li "Dong Xoai, Vietnã 1965"3, 4. Uma graphic novel ficcional baseada em uma história real. Cujo cenário foi a Guerra do Vietnã5, quando um grupamento de soldados foi enviado para auxiliar a população local e aprender mais sobre os nativos, ensinar técnicas de defesas, patrulhar e prestar serviços médicos e sanitários. Magistralmente escrita e ilustrada por Joe Kubert. Um registro brutal de uma batalha e suas consequências. Na qual nenhum homem envolvido sai ileso.


1. OMELETE. Joe Kubert - Morre um dos maiores nomes dos quadrinhos dos EUA. Postado em: 14 ago 2012. Disponível em: <http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/joe-kubert-morre-um-dos-maiores-nomes-dos-quadrinhos-nos-eua/#.UgrMvdLQouY> Acesso em: 13 ago 2013.
2. THEKUBERTSCHOOL. Disponível em: <http://www.kubertschool.edu/> Acesso em: 13 ago 2013.
3. KUBERT, Joe. Dong Xoai, Vietnã 1965. Tradução: Ana Luisa Casas. São Paulo: New Pop Editora, 2013. 978-85-60647-84-2.
4. NEWPOP Editora. Dong Xoai, Vietnã 1965. Disponível em: <http://newpop-editora.com.br/?p=484> Acesso em: 13 ago 2013.
5. EDUCATERRA. A Guerra do Vietnã. Disponível em: <http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/guerra_vietna.htm> Acesso em: 13 ago 2013.

sábado, 10 de agosto de 2013

Antes de Watchmen: Espectral

Espectral, a sensualíssima personagem de Watchmen1, tem sua origem contada no encadernado "Antes de Watchmen: Espectral"2, da Panici Comics3. O encadernado traz os quatro número do original "Silk Spectre" da DC Comics4.
Laurie Júpiter cresce amada por sua mãe, que foi uma grande heroína, mas que não teve um passado tão limpo e na adolescência sofre as consequências disso. Foge de casa com o namorado Greg. Na estrada se unem a um grupo de hippies e passam a conviver com eles. Secretamente, durante as noites, Laurie assume seu alter-ego secreto, enfrentando o mundo do crime. Greg, após uma overdose, vai parar no hospital e recebe a visita de Edward Blake, O Comediante, amigo de seu pai - O Comediante é pai de Laurie - e que não gentilmente, o convence a servir o exercito, deixando uma carta de despedida para Laurie. O coruja original a leva de volta para casa e ela tem seu primeiro contato com os Watchmen.


1. WIKIPÉDIA. Watchmen. Atualizado em: 14 jun 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Watchmen> Acesso em: 10 ago 2013.
2. COOKE, Darwyn; CONNER, Amanda. Antes de Watchmen: Espectral, nº 2. Barueri, SP: Panini Comics, 2013.
3. PANINI Comics. Antes de Watchmen: Espectral. Ed 2. Disponível em: <http://www.paninicomics.com.br/web/guest/productDetail?viewItem=724583> Acesso em: 10 ago 2013.
4. DC Comics. Before Watchmen: Silk Spectre 2012. Disponível em: <http://www.dccomics.com/comics/before-watchmen-silk-spectre-2012> Acesso em: 10 ago 2013.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Legião: Origem secreta

A Legião dos Super-Heróis1, foi criada pelo roteirista Otto Binder2 e o desenhista Al Plastino3, em abril de 1958, na Adventure Comics #247. A Legião já teve grandes fases nas DC Comics4, e eu sempre fui um fã da série. 
A Legião também foi reformulada com "Os Novos 52"5. Os membros Mon-El, Brainiac 5, Cosmic Boy, Dream Girl, Chemical Kid, Ultra Boy, Phantom Girl, Chameleon Boy, Dragonwing, Colossal Boy, Comet Queen, Star Boy, Element Lad, Sun Boy. 
Sua história foi Inspirada na lenda do Superman. As aventuras da Legião dos Super-Heróis se passa no século 31 e eles defendem os Planetas Unidos. Representando a unidade, diversidade e tolerância, a Legião é uma super-equipe diferente de qualquer outro na história.
O encadernado da Panini Books, "Legião: Origem secreta"6, 7, originalmente "Legion: Secret origin"7,  e publicado em seis partes a partir de dezembro de 2011 nos EUA.
Conta a origem do grupo quando Cósmico, Satúrnia e Relâmpago salvam a vida de R. J Brande e juntos com outros seres fabulosos, salvam o universo de uma invasão do Senhor do Tempo!


1. WIKIPÉDIA. Legião dos Super-heróis. Atualizado em: 10 abr 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Legi%C3%A3o_dos_Super-Her%C3%B3is> Acesso em: 08 ago 2013.
2. SPECULATIVE Fiction Database. Otto Binder. Disponível em: <http://www.isfdb.org/cgi-bin/ea.cgi?330> Acesso em: 08 ago 2013.
3. AL Plastino. Disponível em: <http://www.alplastino.com/alplastino/Welcome.html> Acesso em: 08 ago 2013.
4. DC Comics. Disponível em: <http://www.dccomics.com/> Acesso em: 08 ago 2013.
5. DC Comics. Disponível em: <http://www.dccomics.com/characters/legion-of-super-heroes-in-comics#sthash.xdLq3ND4.dpuf> Acesso em: 08 ago 2013.
6. LEVITZ, Paul (roteiro); BATISTA, Chris (arte); DEERING, Marc (arte-final); HARTMAN, Wes (cores). Legião: Origem secreta. Tradução: Rodrigo Barros, Bernardo Santana. Barueri, SP: Panini Books, 2013.
7. PANINI Books. Passado do futuro. Disponível em: <http://hotsitepanini.com.br/wizmania/legiao/> Acesso em: 08 ago 2013
8. DC Comics. Legion: Secret origin. Disponível em: <http://www.dccomics.com/comics/legion-secret-origin-2011> Acesso em: 08 ago 2013.