quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Amores (im)possíveis - Contos de amor

Uma grande emoção vivi hoje ao receber alguns exemplares da coletânea da Editora Andross1 "Amores (im)possíveis: Contos de amor"2, e ler o meu conto "Na praia". Meu primeiro texto publicado. Um conto que fala de um amor de reveillon, como significado de uma virada de vida e a promessa de novas descobertas. Na sequência, li o conto do meu amigo Cláudio Moraisito - "Entre muitas flores", que não sei dos demais - que ainda pretendo ler - mas que para mim representou magnificamente o significado de um amor (im)possível, no qual a morte foi a principal protagonista, ainda que indiretamente. 
Parabéns a todos!! E obrigado pela grande emoção!!!


1. ANDROSS - Editora de Eventos Educacionais. Disponível em: <http://www.andross.com.br/index.php> Acesso em: 30 nov 2013.
2. SHULAI, Leandro. Amores (im)possíveis: Contos de amor. Leandro Shulai [org]. São Paulo: Andross, 2013. Vários autores. ISBN: 978-85-99267-72-1

domingo, 20 de outubro de 2013

Crossover: Batman & The Spirit

"Crossover: Batman & The Spirit"1, o encontro de dois clássicos! Batman de Bob Kane e The Spirit de Will Eisner. 
Uma convenção no Havaí de policiais, e o encontro dos Comissários Dolan e Gordon. E vários vilões relacionados aos dois heróis para estragar a festa. Mas eis que nossos heróis descobrem os planos e partem na defesa dos amigo.
Estória escrita por Jeph Loeb2 e arte de Darwyn Cooke3, Dave Stewart4 e J. Bone5. Originalmente publicada nos EUA em janeiro de 2007, e no Brasil pela Panini Comics em 2008.

1. LOEB, Jeph; COOKE, Darwyn; STEWART, Dave; BONE, J. Batman & The Spirit. Barueri, SP: Panini Comics, 2008.
2. DCWIKIA. Jeph Loeb. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Jeph_Loeb> Acesso em: 20 out 2013.
3. DARWYN Cooke - Blogspot. Disponível em: <http://darwyncooke.blogspot.com.br/> Acesso em: 20 out 2013.
4. BROTHERS, David - Comics Alliance. The art of coloring: making comics with Dave Stewart [Interview]. Disponível em: <http://comicsalliance.com/dave-stewart-interview-coloring/> Acesso em: 20 out 2013.
5. BONESMEN - Blogspot. Disponível em: <http://bonesmen.blogspot.com.br/> Acesso em: 20 out 2013.

Crossover: Superman X Aliens

"Super-homem versus Aliens"1, publicado entre maio e junho de 1997, pela Editora Abril2, foi o primeiro confronto do Homem de Aço com os Aliens. Aventura escrita e desenhada por Dan Jurgens3 e arte-final de Kevin Nowlan.
Uma sonda está prestes a cair na Terra, e Kal-El a recupera e antes de entregar a Lexcorp, recebe uma mensagem telepática em Kriptonês dando a localização de um asteroide que continha uma cidade perdida no espaço. Chegando lá, na expectativa de encontrar com nativos de Kripton, encontra alguns em péssimo estado e os envia na nave que chegou para a estação espacial da Lexcorp onde se encontra Lois. Entretanto, estavam todos incubando Aliens, o que dá muito trabalho e a cientista responsável, como não poderia deixar de ser, queria estudá-los e utilizá-los como arma. No asteroide ele encontra uma sobrevivente - Kara - que o explica que na verdade não eram de Kripton, mas do planeta Odiline, que no passado havia recebido a visita de Kripton, no comando do Clérigo - que Superman havia conhecido no passado, e em honra a essa vista adotaram a linguagem e alguns hábitos de Kripton. Mas quando descobriram que o planeta Odiline estava prestes a explodir, revestiram a cidade de Argo com uma redoma que a protegeu da explosão, mas ficaram vagando pelo espaço. Todavia, um cargueiro caiu no asteroide e continha uma rainha Alien, que ao ser liberada do congelamento infestou o planeta, dizimando uma população de milhões. Clark e Kara são infestados, mas Kara é salva por Clark que teleporta a criatura do seu interior e à ajuda fugir após muitos percalços, mas não sabe o destino que ela segue. Ao chegar ao sol amarelo, Superman consegue eliminar o Alien de seu corpo.




1. JURGENS, Dan; NOWLAN, Kevin; WRIGHT, Greg. Super-homem versus Aliens. nº 1, 2 e 3. São Paulo: Editora Abril, mai/jun 1997.
2. EDITORA Abril. Disponível em: <http://www.abril.com.br/> Acesso em: 20 out 2013.
3. DANJURGENS. Dan Jurgens. Disponível em: <http://danjurgens.com/> Acesso em: 20 out 2013.
4. KEVINNOLAN - Blogspot. Disponível em: <http://kevinnowlan.blogspot.com.br/> Acesso em: 20 out 2013.

Crossover: Batman X Predador III

"Batman versus Predador III"1, publicado pela Editora Abril2 entre março e maio de 1999, apresentou o terceiro confronto do maior detetive dos quadrinhos com os alienígenas Predadores3. Com roteiro de Chuck Dixon4, arte de Rodolfo Damaggio5 e Robert Campanella6. Mais um crossover da DC Comics7 com a Dark Horse Comics8.
Desta vez são dois Predadores - pai e filho - uma iniciação, e escolheram como adversários Batman e Robin. E para chamar atenção da dupla dinâmica começam a atacar gangues e vilões, deixando-os sem a cabeça e a coluna vertebral. A dupla dinâmica não deixa por menos, e os despacha de volta para casa, após um confronto sensacional.


 

 

1. DIXON, Chuk; DAMAGGIO, Rodolfo; CAMPANELLA, Robert; GARRAHY, Pat. Batman versus Predador III. nº 1, 2, 3 e 4. São Paulo: Editora Abril, mar/mai 1999.
2. EDITORA Abril. Disponível em: <http://www.abril.com.br/> Acesso em: 20 out 2013.
3. WIKIPÉDIA. O Predador. Atualizado em: 24 set 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Predador> Acesso em: 20 out 2013.
4. DIXONREVERSE. Who is Chuck Dixon. Disponível em: <http://www.dixonverse.net/> Acesso em: 20 out 2013.
5. DAMAGGIO. Disponível em: <http://www.damaggio.com/damaggio.com/Comic_Books.html> Acesso em: 20 out 2013.
6. MEMORYALPHA. Robert Campanela. Disponível em: <http://en.memory-alpha.org/wiki/Robert_Campanella> Acesso em: 20 out 2013.
7. DC Comics. Disponível em: <http://www.dccomics.com/> Acesso em: 20 out 2013.
8. DARK Horse Comics. Disponível em: <http://www.darkhorse.com/> Acesso em: 20 out 2013.

sábado, 19 de outubro de 2013

Crossover: LJA - Liga de Justiça X Predador

"LJA - Ljga de Justiça da América versus Predador"1, publicada pela Mythos Editora2 em 2002, roteiro de John Ostrander3, arte de Graham Nolan4 e arte-final de Randy Elliot5.
Uma espaçonave Domínion em chamas em queda livre em direção a Terra. O Caçador de Marte - J'onn J'onzz - que estava de plantão no satélite da LJA, teletransporta a tripulação da nave. Todavia, junto com o antigos inimigos da LJA vieram Predadores, que na verdade eram clones criados pelos Domínions e que possuíam as habilidades dos membros da LJA. Eles haviam se rebelado contra os criadores. A LJA teve que lutar e capturar os terríveis Predadores, que ao causarem uma descompressão no satélite da LJA são jogados ao espaço. Os domínios são então enviados de volta ao seu planeta natal.


1. OSTRANDE, John; NOLAN, Graham; ELLIOT, Randy. LJA - Liga da Justiça versus Predador. Tradução: Jotapê Martins. São Paulo: Mythos Editora, 2002.
2. MYTHOS Editora. Disponível em: <https://www.mythoseditora.com.br/loja/default.asp?loja=editora> Acesso em: 19 out 2013.
3. GOODREADS. John Ostrander (Author os Star Wars). Disponível em: <http://www.goodreads.com/author/show/18810.John_Ostrander> Acesso em: 19 out 2013.
4. WIKIPEDIA. Graham Nolan. Atualizado em: 09 out 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Graham_Nolan> Acesso em: 19 out 2013.
5. RANDY Elliot. Disponível em: <http://www.randyelliottart.com/> Acesso em: 19 out 2013.

Crossover: Batman X Aliens

O primeiro confronto de "Batman versus Aliens"1, ocorreu numa floresta na fronteira do México e Guatemala, a aventura foi publicado pela Mythos Editora2, em setembro e outubro de 1997, com roteiro de Ron Marz3 e arte de Bernie Wrightson4
Batman chega ao local para investigar o desaparecimento de Abel Barrett - um geólogo da 'Waynetech'. Ao chegar, depara-se com mercenários e acaba se unindo a eles. Encontram então uma nave alienígena com cinco ocupantes presos em uma gosma com o peito aberto de dentro para fora e estranhos ovos espalhados. Após busca na redondeza chegam a uma caverna, onde encontram o corpo do geólogo em idênticas condições aos alienígenas. Não demora e o grupo encontra os Aliens. Então, começam a morrer um por um, até restar apenas o Batman e uma mercenária - 'Hyatt', que o Cavaleiro das Trevas acreditava estar em choque, o grupo também conseguiu eliminar alguns dos monstros. A mercenária queria apenas capturar um dos Aliens e vender para quem pagasse o melhor preço, e consegue quase nocautear o Batman. A mesma acaba morta por um dos monstros. Batman explode a nave e destrói tudo ao redor, retornando para sua Batcaverna e eliminando a única prova da existência dos Aliens.



1. MARZ, Ron; WRIGNTSON, Bernie. Batman versus Aliens. nº 1 e 2. Tradução: Art & Comics. São Paulo: Mythos Editora, set/out 1997.
2. MYTHOS Editora. Disponível em: <https://www.mythoseditora.com.br/loja/default.asp?loja=editora> Acesso em: 19 out 2013.
3. TOPCOW. Ron Marz. Dsiponível em: <http://www.topcow.com/company/174-ron-marz> Acesso em: 19 out 2013.
4. WIKIPEDIA. Bernie Wrightson. Atualizado em: 19 ago 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Bernie_Wrightson> Acesso em: 19 out 2013.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Crossover: Batman X Aliens2

O segundo encontro de "Batman versus Aliens 2"1, 2, publicado em três volumes pela Panini Comics3 em 2003. O confronto aconteceu em plena Gotham City, quando a terraplanagem para construção de um edifício revela um forte, que ao se explodir a porta, revela um ninho de Aliens. Em 1928, na Antártica, foi encontrada uma nave que a muito tempo havia caído na Terra com os Aliens. O que aparentemente teria sido o único sobrevivente, levando-os para Gotham, onde morreu. Mas uma mulher, pertencente a expedição, sobreviveu com um Alien em seu corpo que não eclodiu e com isso não envelheceu e tornou-se uma arma viva. Essa mulher - Dra. Catherine Fortune - tornou-se uma agente do governo e tinha um projeto para criação de clones híbridos de humanos e Aliens, e os clones eram todos de inimigos do Batman, que luta contra esse clones em uma plataforma no mar, que é destruída.




1. EDGINTON, Ian; JOHNSON, Staz; HODGKINS, James. Batman versus Aliens 2. nº 1, 2 e 3. Tradução: Dorival Vitor Lopes e Helcio de Carvalho. Barueri, SP: Panini Comics, 2003.
2. WIKIPÉDIA. Alien. Atualizado em: 14 set 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Alien> Acesso em: 18 out 2013.
3. PANINI Comics. Disponível em: <http://www.paninicomics.com.br/web/guest/home> Acesso em: 18 out 2013.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A Princesa e o Sapo

Will Eisner1, 2 visitou grandes clássicos, entre eles "A Princesa e o Sapo"3 de Jacob e Wilhelm Grimm - Os Irmão Grimm4 - no qual um príncipe transformado em sapo por uma bruxa, tem que convencer uma mulher a amá-lo como um sapo e assim quebrar o feitiço.



1. EDUCAÇÃO - UOL. Will Eisner - Biografia. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/will-eisner.jhtm> Acesso em: 14 out 2013. 
2. EISNER, Will. A Princesa e o Sapo: Um clássico dos contos de fadas de Jacob e Wilhelm Grimm. Tradução: Carlos Sussekind. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
3. WIKIA - DC database. Will Eisner. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Will_Eisner> Acesso em: 14 out 2013.
4. ASHLIMAN, D. L. Grimm Brothers' Home Page. Atualizado em: 01 out 2013. Disponível em: <http://www.pitt.edu/~dash/grimm.html> Acesso em: 14 out 2013.

O Sonhador

Will Eisner1, 2 contou uma história sobre os primórdios das revistas em quadrinhos "O Sonhador"2. Nessa BD, Eisner contou a estória de Billy, um rapaz cheio de sonhos, que adora desenhar e que desejava trabalhar no mundo dos quadrinhos nos anos 1930. Uma obra ficcional, mas que que foi baseada em elementos reais.


1. MONTILLA Pictures Home Page. The Storyteller's Story - Order the award-winning movie "Will Eisner: Portrait of a Sequencial Artist"!. Disponível em: <http://www.montillapictures.com/> Acesso em: 14 out 2013.
2. COMIX. Will Eisner: Um sonhador. Postado em: 03 ago 2013. Disponível em: <http://comix.com.br/blog/?p=17402> Acesso em: 14 out 2013.
2. EISNER, Will. O sonhador. Tradutor: Marquito Maia. São Paulo: Devir, 2007.

Sundiata, o Leão do Mali: Uma lenda africana

Will Eisner1 grande gênio que era na arte sequencial - termo criada pelo próprio - sabia passear por todos os gêneros e não deixou por menos ao contar a lenda de "Sundiata, o Leão do Mali: Uma lenda africana"2. Sundiata3 foi Imperador do Mali, país localizado na África Ocidental, existem inúmeras lendas contadas de forma diferente sobre a estoria de Sundiata. E uma delas foi adaptada e contada por Eisner.
Sumanguru, rei da terra de Sasso, detentor de grande poder e magia, após a morte do rei de Mali, invadiu e matou todos os irmão de Sundiata. Todavia, por esse ser coxo, foi poupado. Entretanto, o xamã o curou e esse cresceu forte e um dia formou om exército. Utilizando-se de um esporão de galo, que atingiu o braço de Sumanguru, drenou todo seu poder.



1. FOLHA de São Paulo - UOL. Conheça o legado de Will Eisner. Postado em: 06 mar 2013. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1241374-conheca-o-legado-de-will-eisner.shtml> Acesso em: 14 out 2013.
2. EISNER, Will. Sundiata, o Leão do Mali: Uma lenda africana. Tradução: Antonio de Macedo Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
3. WIKIPÉDIA. Sundiata Keita. Atualizado em: 25 ago 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sundiata_Ke%C3%AFta> Acesso em: 14 out 2013.

domingo, 13 de outubro de 2013

O último dia no Vietnã - Reminiscências

Will Eisner1 escreveu e desenhou sobre guerra como ninguém, pois ele viveu todo horror desse flagelo. Ele iniciou o serviço militar americano na primavera de 1942, seguiu servindo na "manutenção preventiva", numa revista chamada Army Motors2, produzindo estórias em quadrinhos, e para isso, visitava as unidades de campo. Em 1950, durante a Guerra da Coréia3, ressuscitou a revista a pedido do exército, já como civil, desenvolveu então a P. S. Magazine4 até 1972.
Na Graphic Novel "O último dia no Vietnã - Reminiscências"5, Eisner retratou de forma excepcional situação drásticas, hilárias, tristes e de final feliz seis estórias, através de fatos que levantou nas visitas ou através de relatos. Um destaque especial para a primeira estória, cujo título deu origem ao nome da revista - O último dia no Vietnã, o personagem principal é um major, que serve de guia a um visitante especial que não aparece, pois os quadros foram desenhados como se fosse a visão desse visitante. Muito criativo!


1, WILL Eisner. Disponível em: <http://www.willeisner.com/> Acesso em: 13 out 2013.
2. WARTIMEPRESS. Army Motors. Disponivel em: <http://www.wartimepress.com/archives.asp?TID=Army%20Motors&MID=Army&q=121&FID=36> Acesso em: 13 out 2013.
3. WILLIAMSON, Lucy - BBC Brasil.  Veteranos lembra da guerra de Coréia após 60 anosAtualizado em  27 de julho, 2013 - 17:39 (Brasília) 20:39 GMT. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/07/130727_60anos_guerra_coreia_an.shtml> Acesso em: 13 out 2013.
Lucy Williamson
4. VCU Libraries Digital Colection. PS Magazine, the Preventive Maintenance Monthly. Disponível em: <http://dig.library.vcu.edu/cdm/landingpage/collection/psm> Acesso em: 13 out 2013.
EISNER, Will. O último dia no Vietnã - Reminiscências. Tradução: Douglas Quinta Reis. São Paulo: Devir, 2001. ISBN: 85-85443-91-X.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Crossover: O Incrível Hulk vs. Superman

O primeiro encontro de "O Incrível Hulk vs. Superman"1, foi publicado pela Editora Abril2 em outubro de 2000. Com roteiro de Roger Stern3, 4, 5 e arte de Steve Rude6
Clark Kent e  Lois Lane relembram um fato passado, após verem um programa sobre a vida do Hulk e seu alter ego, o Dr. Robert Bruce Banner. O fato seria sobre o primeiro encontro do Superman com o Hulk, logo no início da estória do gigante verde, quando ainda não se sabia que Banner era o Hulk. Lex Luthor tentou forçar uma luta entre Hulk e Superman, mas no final surge uma aliança entre os dois colossos.


1. STERN, Roger; RUDE, Steve; MILGROM, Al; OLIFF, Steve. O Incrível Hulk vs. Superman. Tradução e adaptação: Fernando Bertacchini. São Paulo: Editora Abril, out 2000.
2. ABRIL Editora. Disponível em: <http://www.abril.com.br/> Acesso em: 11 out 2013.
3. DC Comics Database. Roger Stern. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Category:Roger_Stern/Writer> Acesso em: 11 out 2013.
4. MARVEL Comics Database. Roger Stern. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/Category:Roger_Stern/Writer> Acesso em: 11 out 2013.
5. WIKIPEDIA. Roger Stern. Atualizado em: 04 ago 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Roger_Stern> Acesso em: 11 out 2013.
6. STEVE Rude. About Us. Disponível em: <http://www.steverudeart.com/aboutus.asp> Acesso em: 11 out 2013.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Mundografia Moderna

As imagens que seguem fazem parte do livro "Mundografia Moderna"1, 2, de autoria de Silvyo Amarante3, 4 e ilustrações de Glauco Sobreira5, 6. As imagens aqui divulgadas são apresentadas com a permissão do autor Silvyo Amarante, também proprietário da Comic Shop Quadrinhos & CIA 7, 8.

Clique na primeira foto e curta as imagens ampliadas.













































1. AMARANTE, Silvyo; SOBREIRA, Glauco. Mundografia Moderna. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2010. 80p. ISBN: 978-85-7563-581-0.
2. SKOOB. Mundografia Moderna. Disponível em: <http://www.skoob.com.br/livro/160799-mundografia_moderna> Acesso em: 10 out 2013.
3. G1. Veja fotos da coleção de quadrinhos de Silvyo Amarante. Disponível em: <http://g1.globo.com/ceara/fotos/2012/02/veja-fotos-da-colecao-de-quadrinhos-de-silvyo-amarante.html> Acesso em: 10 out 2013.
4. OUTERSPACE. Colecionador do Ceará reúne 150 mil revistas em quadrinhos. Disponível em: <http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/colecionador-do-cear%C3%A1-re%C3%BAne-150-mil-revistas-em-quadrinhos.269922/> Acesso em: 10 out 2013.
5. QUINTOANDAR. Exposição "Desenhos e Gravuras" marca dez anos da galeria Vicente Leite. Disponível em: <http://quintoandar.fa7.edu.br/fa7-informa/exposicao-desenhos-gravuras-marca-dez-anos-galeria-vicente-leite/> Acesso em: 10 out 2013.
6. O POVO. Traços cearenses. Postado em: 05 set 2013. Disponível em: <http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2013/09/05/noticiasjornalvidaearte,3123502/tracos-cearenses.shtml> Acesso em: 10 out 2013.
7. GIBITECA de Fortaleza. Revista & CIA. Disponível em: <http://gibitecadefortaleza.wordpress.com/2009/09/21/revistas-e-cia/> Acesso em: 10 out 2013.
8. APONTADOR. Revista & CIA. Disponível em: <http://www.apontador.com.br/local/ce/fortaleza/jornais_e_revistas/F85MU8JA/revistas_cia_dionisio_torres.html> Acesso em: 10 out 2013.