sábado, 28 de junho de 2014

Heavy Metal

Heavy Metal1, não há o que falar! Já havia lido algumas edições nacionais. Mas essa semana consegui três edições americana, mês de janeiro de 2000, março e julho de 2002. Belas capas! Sempre com arte de grandes artistas. A partir dela vários outros títulos derivaram dessa fonte. No site da publicação, capa da edição 269 de junho de 2014.
Heavy Metal teve sua primeira publicação em abril de 1977, nos EUA. Especializada em ficção científica, arte fantástica, fantasia e erotismo.
Hoje para minha surpresa, assisti na sequência, seis episódios da série "Metal Hurlante Chronicles"2, exibidos pelo SyFy3, D+. Vale a pena conferir!

Primeira publicação, abril de 19774

Janeiro de 2000
Março de 2002
Junho 2002

1. HEAVY Metal. Disponível em: <http://www.heavymetal.com/shm/index.php> Acesso em: 28 jun 2014.
2. VEJA. 'Metal Hurlant Chronicles' chega ao Brasil em junho pelo SyFy. Postado em: 05 mai 2014. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/versao-televisiva/metal-hurlant-chronicles-chega-ao-brasil-em-junho-pelo-syfy/> Acesso em: 28 jun 2014.
3. SYFY. Metal Hurlant Chronicles. Disponível em: <http://www.syfy.com/now/metal-hurlant-chronicles> Acesso em: 28 jun 2014.
4. IMAGEM. Heavy Metal - April 1977. Disponível em: <http://www.heavymetalmagazinefanpage.com/0477l.jpg> Acesso em: 28 jun 2014.

sábado, 21 de junho de 2014

Cuba Minha Revolução

A Revolução Cubana1 abalou a América no início dos anos sessenta. Claro teve suas vantagens, era um povo oprimido e que buscava sua própria identidade diante de um ditador, o general Fulgêncio Batista, e a revolução parecia dar um norte a nação. Todavia, vários percausos aconteceram, dentre eles principalmente a falta de liberdade, violência política, paredões....
A graphic novel "Cuba minha revolução"2, um roteiro baseado em fatos reais, escrita por Inverna Lockpez3  e arte de Dean Haspiel4, com cores de José Villarrubia5, estória originalmente publicada pelo selo Vertigo da DC Comics6 e publicada pela Panini Books7, conta a estória de Sonya, uma garota idealista, que sonhava ser artista - desenhista - e que a família queria que ela fosse médica como o pai. Porém, diante da revolução ela sonhava em ver uma Cuba socialista e adere a revolução, pretendendo ser médica. Paralelo a isso, faz treinamento militar. Mas seus ideais são barrados diante da loucura da guerrilha. Seu namorado de infância - Flavio - estava lutando no lado oposto, e perde a vida diante dela. E por ajudar um outro ferido de guerra é presa como espiã da CIA, apesar de se dizer inocente. Apesar de tudo isso ainda continua a acreditar na revolução. Assume seu desejo de ser artista, ver sua mãe abandonar ilha com o padrasto e a irmã bebê e casa-se. Mas seus sonhos e desejos de liberdade, a agonia dos pesadelos pelas torturas, além da perseguição, faz com que ela consiga passaporte e parta para os EUA.
Um retrato da História que vale a pena ler. Emocionante!


1. BRASIL Escola. Revolução Cubana (1959). Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-cubana.htm> Acesso em: 21 jun 2014.
2. LOCKPEZ, Inverna; HASPIEL, Dean; VILLARRUBIA, Jóse. Cuba minha revolução. Tradução: Erico Assis. Barueri, SP: Panini Books, 2013.
3. INVERNA Lockpez. Biography. Disponível em: <http://www.invernalockpez.com/bio/> Acesso em: 21 jun 2014.
4. DEAN Haspiel. Disponível em: <http://www.deanhaspiel.com/> Acesso em: 21 jun 2014.
5. WIKIPEDIA. José Villarrubia. Atualizado em: 13 mai 2014. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Villarrubia> Acesso em: 21 jun 2014.
6. VERTIGO DC Comics. Cuba: My Revolution. Disponível em: <http://www.vertigocomics.com/graphic-novels/cuba-my-revolution> Acesso em: 21 jun 2014.
7. VERTIGO. Hotsite Panini. Cuba - Minha Revolução. Disponível em: <http://hotsitepanini.com.br/vertigo/publicacoes/cuba-minha-revolucao/> Acesso em: 21 jun 2014.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Rex Mundi: A Coroa e a Espada

O volume 4 de "Rex Mundi: A coroa e a espada"1, com roteiro de Arvid Nelson2 e arte de Juan Ferreyra3, publicado com a edição 18, publicada originalmente pela Image Comix4 e as edições 1 a 5, publicadas pela Dark Horse Comics5.
O Doutor Julian Saunière escapou com vida do confronto com o golem. Enquanto - Isabelle - a filha do Duque de Lorraine, que havia observado toda a cena na capela, protege o doutor por quem tinha certa atração, dizendo que não tinha visto nada nem ninguém.
As forças do Rei Luís XXII da França dissolve a Assembléia Nacional, uma vez que essa apoiou a guerra tramada pelo Conde.
Saunière é preso pela inquisição, mas o Padre Calvet o ajuda a fugir com a ajuda da doutora Tournon. Todavia na fuga, Morincant, lider dos soldados da inquisição os intercepta, mas é vencido na luta por Saunière. O padre Cavet é torturado por Morincant sem a máscara, revela uma a face sem nariz.
Saunière e Tournon seguem para Languedoc, no sul da França, onde secretamente Tournon tem um encontro com o espião do Duque - ninguém menos que o feiticeiro vestido de branco. Saunière tem um encontro com a bruxa Aleron, amiga de seu amigo assassinado - Padre Marin, que o coloca no rumo do Graal. O feiticeiro branco luta com Aleron quando tenta matar Saunière. Aleron quase morrendo é momentaneamente salva por Saunière que atinge o feiticeiro branco com uma pá.e o arremessa no poço.
O Rei da França e sua família é feita prisioneira pelo Duque e seus asseclas e depois assassinados, a guerra prossegue.
Saunière afasta Doutora Tournon, sabendo que ela o traíra. O Duque de Lorraine, expulsa a filha por ter se envolvido com um espião que tentou cruzar a fronteira com todos os planos de batalha, mas que foi capturado e morto.
Agora só resta esperar a publicação dos dois últimos volumes com a conclusão desse magnífico roteiro pela Devir Livraria6, 7.


1. NELSON, Arvid; FERREYRA, Juan Rex Mundi: A coroa e a espada. Volume 4. Tradução: Marquito Maia. São Paulo: Devir, 2010.
2. ARVIDLAND. Disponível em: <http://www.arvidland.com/> Acesso em: 15 jun 2014.
3. JEFANDART. Disponível em: <http://jefandart.blogspot.com.br/> Acesso em: 15 jun 2014.
4. IMAGE Comics. Disponível em: <http://imagecomics.com/> Acesso em: 15 jun 2014.
5. DARK Horse Comics. Disponível em: <http://www.darkhorse.com/> Acesso em: 15 jun 2014. 
6. WIKIPEDIA. Rex Mundi (Dark Horse Comics). Atualizado em: 24 out 2012. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Rex_Mundi_(Dark_Horse_Comics)> Acesso em: 19 jun 2014.
7. DEVIR. Rex Mundi: A coroa e a espada. Disponível em: <http://www.devir.com.br/hqs/rexmundi_04.php> Acesso em: 19 jun 2014.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Rex Mundi: Os Reis Perdidos

"Rex Mundi: Os reis perdidos"1, livro 3 da série escrita por Arvid Nelson2, com arte de Eric J3, cores  de Jeromy Cox4. No livro 3, apenas os capítulos 11 e 13 foram desenhados por Eric J, os capítulos 14 e 15 tiveram arte de Jim di Bartolo5 e os capítulos 16 e 17 arte de Juan Ferreyra6.
O Duque de Lorraine quer provocar uma guerra na Europa e quer tomar o poder na França, pois se acha no direito natural de sucessão, por se dizer herdeiro direto de Jesus. Uma trama na qual Judas não era traidor mas que pelo contrário, assumiu o papel de cristo na cruz, esse é um dos grandes segredos que poderia derrubar a igreja dominante na roteiro da HQ e Julien tem que lutar nas catacumbas por sua vida ao lado dos soldados da inquisição. Convidado para uma festa no palácio do Duque de Lorraine, é incitado a persegui-lo pelo monge misterioso, e adentra uma capela junto com a doutora Tournon então tem que enfrenta um golem de pedra animado por magia. Embora vença a criatura, acaba caído e desmaiado no fim da estória.


1. NELSON, Arvid; ERIC J; COX, Jeromy; BARTOLO, Jim; FERREYRA, Juan Rex Mundi: Os reis perdidos. Volume 3. Tradução: Marquito Maia. São Paulo: Devir, 2010.
2. ARVIDLAND. Disponível em: <http://www.arvidland.com/> Acesso em: 15 jun 2014.
3. LINKEDIN. Eric J. Disponível em: <http://www.linkedin.com/in/ericjart> Acesso em: 15 jun 2014.
4. COMIC Book Resource. The Color of success: Jeromy Cox talks comics & coloring. Postado em: 07 mai 2004. Disponível em: <http://www.comicbookresources.com/?page=article&id=3488> Acesso em: 15 jun 2014.

5. JIM Di Barlolo. Disponível em: <http://www.jimdibartolo.com/> Acesso em: 17 jun 2014.
6. JEFANDART. Disponível em: <http://jefandart.blogspot.com.br/> Acesso em: 15 jun 2014.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Rex Mundi: O Rio Subterrâneo

No livro dois de "Rex Mundi: O rio subterrâneo"1, 2, O doutor Julien Saunière curiosamente segue investigando o roubo de um documento - que tem a solução de um enigma que pode afetar a igreja - de origem medieval que estava na posse de seu amigo o padre Marin, que foi assassinado. Tudo engendrado por uma sociedade secreta que tem o Santo Graal como símbolo. O volume dois trás os números seis a onze desta série fantástica.
A doutora Tournon, um antigo caso de Saunière, está envolvida com o Duque de Lorraine, e parece fazer jogo duplo, envolvendo-se e apoiando Saunière. Um personagem misterioso - aparentemente um monge?! - aparece e revela alguns segredos a Saunière, mas que não o coloca em direção alguma, apenas com mais dúvida. A inquisição o persegue para interrogar e acabam forçando-o a trabalhar para eles. Saunière aceita mas impõem algumas coisas como a libertação do rabino Maiselles - que o estava ajudando - e um salvo conduto deste à América.


1. NELSON, Arvid; ERICJ; COX, Jeromy. Rex Mundi: O rio subterrâneo. Volume 2. Tradução: Marquito Maia. São Paulo: Devir, 2008.
2. REX Mundi. Disponível em: <http://www.rexmundi.net/main/index.html> Acesso em: 16 jun 2014.

domingo, 15 de junho de 2014

Rex Mundi: O Guardião do Templo

"Rex Mundi: O Guardião do Templo"1 de Arvid Nelson2 - roteiro, EricJ3 - arte, Jeromy Cox4 - cores e Juan Ferreira5 - capas. Série americana inicialmente publicada pela Image Comics6 - do número 0 ao 18, entre 2003 e 2006 - e depois pela Dark Horse7 - 1 ao 19, de 2007 a 2010.
A estória se desenvolve pela busca da Santo Graal. E envolve assassinatos e mistério. Mas o que é interessante no roteiro é ambientação. Passa-se em Paris no ano de 1933, numa Europa dominada pela Igreja Católica. Por trás da política quem manda é a feitiçaria. A Guerra Civil Americana ficou num impasse e os EUA estão divididos.
O doutor Julien Saunière investiga o roubo de um manuscrito que estava na guarda do seu amigo padre Marin - sacerdote de La Madeleine e depara-se com uma prostituta assassinada de forma ritualística. Em seguida o próprio padre é assassinado e a inquisição da igreja está investigando. Julien vai cada vez mais fundo na investigação e é perseguido por um homem de branco, um feiticeiro muito poderoso. Graças a crianças de rua que lhe deviam favores, no momento da perseguição quando o feiticeiro armado com uma faca o ameaçava, é apedrejado e cai no rio Sena.
Complementando a arte sequencial, a estória é apresentada com trechos do 'Le Journal de la Liberté' - fictício, que curiosamente tem como editores eméritos: M. Clark A. Smith8, Howard P. Lovecraft9 e Robert E. Howard10.
Uma série imperdível para quem gosta de banda desenhada.


1. NELSON, Arvid; ERICJ; COX, Jeromy. Rex Mundi: O guardião do templo. Volume 1. Tradução: Marquito Maia. São Paulo: Devir, 2007.
2. ARVIDLAND. Disponível em: <http://www.arvidland.com/> Acesso em: 15 jun 2014.
3. LINKEDIN. Eric J. Disponível em: <http://www.linkedin.com/in/ericjart> Acesso em: 15 jun 2014.
4. COMIC Book Resource. The Color of success: Jeromy Cox talks comics & coloring. Postado em: 07 mai 2004. Disponível em: <http://www.comicbookresources.com/?page=article&id=3488> Acesso em: 15 jun 2014.
5. JEFANDART. Disponível em: <http://jefandart.blogspot.com.br/> Acesso em: 15 jun 2014.
6. IMAGE Comics. Disponível em: <http://imagecomics.com/> Acesso em: 15 jun 2014.
7. DARK Horse Comics. Disponível em: <http://www.darkhorse.com/> Acesso em: 15 jun 2014. 
8. ELDRITCHDARK. Clark Ashton Smith. Disponível em: <http://www.eldritchdark.com/> Acesso em: 15 jun 2014.
9. HPLOVECRAFTH. The H. P. Lovecrfth Archive. Disponível em: <http://www.hplovecraft.com/> Acesso em: 15 jun 2014.
10. REHFOUNDATION. The Robert E. Howard Foudation. Disponível em: <http://www.rehfoundation.org/> Acesso em: 15 jun 2014.

sábado, 14 de junho de 2014

Kid Eternidade

Minissérie publicada pela Metal Pesado1 em três edições "Kid Eternindade"2, de Grant Morrinson3 - roteiro e Duncan Fegredo4 - arte. Personagem criado por Otto Binder5 e Sheldon Moldoff6 para a Quality Comics7, em 1942, que foi comprada pela DC Comics8, em 1956 e passou por várias modificações.
Kid Eternidade possuía a capacidade de invocar pessoas mortas falando a palavra 'eternidade'. Na minissérie, Jerry Sullivan é levado a um hospital depois de um acidente de carro e sua alma faz uma viagem ao inferno com Kid Eternidade. E se veem no meio de uma guerra entre os 'Lordes do Caos e da Ordem', onde um Jack Estripador - que era um pregado - está envolvido em diversas mortes. No final, Jerry troca de corpo com o pregador que morre no corpo de Jerry.


1. WIKIPÉDIA. Atitude Publicações. Atualizado em: 14 out 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Atitude_Publica%C3%A7%C3%B5es> Acesso em: 14 jun 2014.
2. MORRISON, Grant; FEGREDO, Duncan. Kid Eternidade. Vol. 1, 2 e 3. São Paulo: Metal Pesado, 1991.
3. GRANT Morrison. Disponível em: <http://www.grant-morrison.com/> Acesso em: 14 jun 2014.
4. DUNCAN Fegredo. Disponível em: <http://www.duncanfegredo.co.uk/> Acesso em: 14 jun 2014.
5. CBR - Comic Book Resources. Otto Binder Biography Coming from Hamster Press. Postado em: 09 jul 2003. Disponível em: <http://www.comicbookresources.com/?page=article&id=2353> Acesso em: 14 jun 2014.
6. SHELDON Moldoff. Disponível em: <http://www.sheldon-moldoff.com/> Acesso em: 14 jun 2014.
7. DIGITALCOMICMUSEUM. Disponível em: <http://digitalcomicmuseum.com/index.php?cid=7> Acesso em: 14 jun 2014.
8. DC Comics. Disponível em: <http://www.dccomics.com/> Acesso em: 14 jun 2014.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Tom Strong: A Invasão das Formigas Gigantes

Outra coletânea do sensacional personagem 'herói da ciência' - Tom Strong1, criado por Alan Moore2 - roteiro e Chris Sprouse3 - arte. Volume editado pela Pixel Media contendo as estórias do número 15 a 19 - A invasão das formigas gigantes4. Nesse volume, Tom convoca vários personagens que passaram pelas páginas da revista para fazer frente a uma invasão alienígena perpetrada por formigas gigantes inteligentes?!


1. WIKIPÉDIA. Tom Strong. Atualizado em: 27 mar 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Strong> Acesso em: 12 jun 2014.
2. ALAN Moore Fan Site. Disponível em: <http://www.alanmoorefansite.com/> Acesso em: 12 jun 2014.
3. SPROUSENET. Disponível em: <http://sprousenet.wordpress.com/> Acesso em: 12 jun 2014.
4. MOORE, Alan; SPROUSE, Chris; STORY, Karl. Tom Strong: A invasão das formigas gigantes.
Tradução: Eduardo Torelli. Rio de Janeiro: Pixel Media, 2006. ISBN: 978-85-6034-757-5.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Tom Strong

"Tom Strong"1, de Alan Moore2, Chris Sprouse3 e Al Gordon4, personagem do selo America's Best Comics da DC Comics5, foram dois volumes publicados pela Devir Livraria6. No volume 1 - Um século de aventuras, foi publicado estórias do número 1 ao 7 e o volume 2 - No final dos tempos, do número 8 ao 14. Foram 36 estórias publicadas nos EUA7.
Tom Strong é chamado de "herói da ciência". Nasceu numa ilha chamada de Attabar Teru (não existe) no Caribe e foi submetido a um ambiente de alta pressão com doses de Goloka, uma planta (fictícia) alucinógena que tem a capacidade de prolongar a vida, dar saúde e vitalidade. Tom nasceu em 1989 e nos anos 2000 ainda aparenta ter uns 40 anos. Casado como Dhalua - nativa da ilha e tem uma filha Tesla. Vivem então em Millennium City - nos EUA, e tem como ajudantes um robô - Pneuman e um gorila falante - Rei Salomão. Seu maior inimigo - Paul Saveen.
Uma estória fascinante como varias outras criadas por Alan Moore.


1. WIKIPÉDIA. Tom Strong. Atualizado em: 27 mar 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Strong> Acesso em: 12 jun 2014.
2. ALAN Moore Fan Site. Disponível em: <http://www.alanmoorefansite.com/> Acesso em: 12 jun 2014.
3. SPROUSENET. Disponível em: <http://sprousenet.wordpress.com/> Acesso em: 12 jun 2014.
4. WIKIPEDIA. Al Gordon. Atualizado em: 17 mai 2014. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Al_Gordon> Acesso em: 12 jun 2014.
5. DC Comics. America's Best Comics. Disponível em: <http://www.dccomics.com/graphic-novels/americas-best-comics> Acesso em: 12 jun 2014.
6. DEVIR. Tom Strong. Disponível em: <http://www.devir.com.br/hqs/tomstrong.php> Acesso em: 12 jun 2014.
7. WIKIPÉDIA. Anexo: Lista de publicações de Tom Strong. Atualizada em: 17 jun 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_publica%C3%A7%C3%B5es_de_Tom_Strong> Acesso em: 12 jun 2014.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Três Anos

Hoje, onze de junho de dois mil e quatorze, completamos três anos de postagem!!! 
Todas com muita inspiração! Desde as postagens das HQs ou Banda Desenhada, Livros, CDs, Filmes, Viagens, Poesias e Contos.
Agradeço a visita e atenção de todos!

Obrigado!

Continuarei por aqui. Mais presente ou não! Depende do meu tempo! 
Nem tudo que li foi postado como resenha, isso porque o meu tempo não permitiu.

Exatamente um mês atrás posso dizer que renasci. Eu e minha esposa saímos ilesos de um batida de carro. Quer dizer, quase. Ela trincou a costela, mas está bem. Ainda sinto um pouco de dor devido ao impacto pelo cinto. Parece que tudo está diferente. Considero que a partir de então uma nova vida se descortinou na minha frente. Apenas agradeço a Deus pela oportunidade de continuar nessa vida. Digo isso porque foi feio. Os carros se acabaram. Perda Total. 

Estejam na Paz de Jesus!!!!

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Perry Rhodan: Últimos Dias de Atlântida

Grande estória intergaláctica da maior série de ficção científica: "Perry Rhodan: Últimos Dias de Atlântida"1, volume 70, último que li. Contada na voz de Atlan - Arcônida que viveu seus primeiros dias na Terra sobre Atlântida, cidade que teve o nome derivada em homenagem a esse alienígena com mais de dez mil anos. Inicia seu relato apresentando o planeta Peregrino, um planeta artificial cujo ser que o habita - Ele ou Aquilo - é composto de todas as mentes dos seres de uma raça a muito extinta, mas que foi a pedra fundamental de apoio a Perry Rhodan, ajudando-o em muitas batalhas, principalmente cedendo o Transmissor Fictício, arma que utiliza os recursos da quinta dimensão.
Era o dia cinco de maio. Reginald Bell - companheiro de Rhodan desde a viagem a Lua, onde encontraram a nave arcônida - que faria aniversário no dia quatorze de abril - cento e quatro anos, havia recebido o banho do Fisotron após Rhodan - máquina que estabiliza as células proporcionando sessenta e dois anos de juventude. Entretanto, justamente porque havia sofrido uma mudança estrutural ao atravessar a barreira tempo-espacial que se encontrava Peregrino - evento relatado na resenha anterior - os efeitos do Fisiotron não foram os esperados. Bell não estabilizou, mas estava ficando cada vez mais jovem, e caso o processo continuasse se tornaria dali a vinte dias em um bebê. Presentes estavam Atlan, Rhodan, Gucky, Dr. Arnulf Sköldson - médico-chefe da nave, Dr. Ali el Jagat - chefe da divisão matemática e Homunk - Uma maravilha da tecnologia dos robôs e que havia sugerido reaplicar o banho da ducha passando novamente Peregrino pelo espaço temporal dos Druufs, o que Atlan disse que seria impossível. Bell indaga se o arconiano teria alguma ideia.
Atlan então explica que a ducha celular com sua fonte de energia seriam retirados das bases, mediante um feixe de raios antigravitacionais e transportado numa grande plataforma de carga equipada com um motor de vibrações reforçado. Na nave Drusus um campo de refração de quinhentos metros de diâmetro seria gerado e o usado para sair do espaço normal. No plano temporal dos Druufs se imitaria a situação instável do espaço intermediário por meio de uma concentração de energia dentro de um campo defensivo. Utilizando para gerar a energia necessária um grande gerador de energia de Peregrino. Após os preparativos realizaram a transição para o universo dos Druufs. Chegaram a um planeta de cloro.
Bell foi posto num tipo de jaula no centro do aparato, equipado com o Fisiotron, deveria permanecer noventa minutos ali. Durante o procedimento ocorreu um ataque dos Druufs. Eram quatro naves longas e finas que foram destruídas. Não foram encontrados sobreviventes, as naves eram tripuladas por robôs. Os dois telepatas a bordo das naves auxiliares K-18 e K-6 que participaram da batalha não captaram qualquer impulso mental.  O experimento logrou exito e Bell volta a ter a aparência normal. Mas os Druufs voltam a atacar e são rechaçados. Voltam então ao universo normal.
Atlan então relata os fatos ocorrido nos últimos dias de Atlântida, quando a Terra era chamada de Larsar III pelos arcônidas. Arcon travava uma guerra de grandes proporções com seres que respiravam metano e tinham sua armada minada nas batalhas, paralelo a isso, os seres de uma outra dimensão inciavam seu ataque ao nosso universo, mais precisamente a Larsa III. Atlântida reforçava suas defesas para lutar contra aquele novo inimigo, que tinha grande vantagem, pois dominava as leis da dimensão que que viviam. Cinco posições de artilharia foram destruídas. Surgiu uma frente de superposição de grande densidade e muitos colonos já foram sugados. Cerca de cem naves inimigas atacavam e a estabilidade do eixo do planeta foi afetada por fortíssimos campos gravitacionais, que modificam a posição do eixo de rotação de Larsa III.
Apenas Atlan e outro arcônida - Cunor haviam sobrevivido na cúpula submarina, saindo de lá somente quatro meses depois. Os bárbaros do norte gelado sobreviveram à catástrofe. Os habitantes de Atlântida e os colonos estabelecidos no leste e no oeste deixaram de existir.
Atlan viu seu amigo Cunor ser abatido por um bárbaro e passou a contar apenas com a presença de seu robô pessoal Rico. Em hibernação, enquanto esperava a chegada de uma nave de Arcon, despertava a cada quinhentos anos. Até os dias em que viu a humanidade florescer graças a atitude de bárbaros evoluídos.


1. SCHEER, K. H. Perry Rhodan: Últimos dias de Atlântida. P.70. 2º ciclo. Tradução: Richard Paul Neto. Ciclo 1 a 5 completo. Postado em 13 abr 2009. Disponível em: <http://josueperini.blogspot.com.br/search?q=perry> Acesso em: 06 jun 2014.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Perry Rhodan: A Morte Espera no Semi-Espaço

Sequência da espetacular série no seu volume 69 da primeira série "Perry Rhodan: A morte espera no semi-espaço"1. Na aventura anterior, Perry Rhodan retornará do outro universo, onde o tempo corre setenta e duas vezes mais lento e realizou um salto com a nave Drusus na direção onde deveria se encontrar o planeta Peregrino, segundo os dado obtidos de um dos robôs capturados dos Druufs, e então tomaria o banho no aparelho que concederia juventude por sessenta e dois anos - o Fisiotron. Todavia, Peregrino não se encontrava lá. Peregrino havia criado em torno de si uma instabilidade espacial, existindo então num espaço adjacente. O campo de refração não localizou o planeta. Rhodan então pediu a Ras Tschubai - mutante teletransportador - que tente alcançar Peregrino. Mas esse ao tentar, desmaia e retorna para a Drusus, mas dentro de um aparelho. Era vinte e quatro de abril de 2042 e o tempo estava acabando.
Ras se encontrava no interior de uma câmara do compensador estrutural, aparelho destinado a absorver os choques energéticos provocados no momento da transição para o hiperespaço e ao mesmo tempo tornar impossível a determinação de posição ou de direção da espaçonave no salto de transição. A Drusus estava a ponto de realizar uma transição, o que levaria Ras a morte, quando este conseguiu mover o braço e ligar o comunicador, enviando uma mensagem que o salvou.
Atlan - o Arcônida de dez mil anos - acalma Rhodan e promete encontrar uma solução matemática, pois ela deveria existir. Paralelamente a isso, Rhodan pede ajuda a Natan - nativo do planeta Solitude - de corpo alongado e cilíndrico que tinha a capacidade de projetar uma forma astral. Natan projeta sua mente e alcança Peregrino e uma voz reconfortante comunicou a ele que nunca mais conseguiria voltar, pois também ficaria preso no vórtice que Peregrino estava.
Os cálculos matemáticos de Atlan levaram a conclusão que ajustes no Transmissor Fictício - aparelho que ironicamente fora fornecido pela entidade de Peregrino - poderia realizar o transporte para Peregrino. Os primeiros testes resultaram infrutíferos. Um robô foi destruído.
Os matemáticos descobriram que a cada quatorze hora uma parte de Peregrino entrava no espaço normal, e através desse "buraco" poderia passar uma nave. Então Bell e Tompetch a bordo da nave gazela G-203, partem rumo a Peregrino. Chegam numa região de mata, distante seis mil quilômetros do local onde estaria o Fisotron. Todavia, eles também atravessaram uma zona de instabilidade e estavam crescendo e fora do espaço normal.
Finamente o Transmissor Fictício foi ajustado e uma nave gazela com equipada com o aparelho para um salto. A bordo da nave estavam Perry Rhodan, Atlan - o Arcônida, Dr. Ali el Jagat - chefe dos matemáticos da Drusus, John Marshall e André Noir - dois mutantes da tripulação do grande couraçado e o corpo de Natan - o ser de Solitude, era o dia 26 de abril. Porém, ao realizar o salto, a data do calendário marcava 30 de abril?!. Trinta horas para o fim do prazo para que Rhodan e Bell tomassem a ducha do Fisiotron. Logo o ser de Peregrino fez contato telepático através de sua risada irônica, o que deixou Rhodan muito irritado. Atlan encontra o Conde Llandrindod, que fora retirado do seu tempo normal da Terra, Atlan na época que o conhecerá era chamado de Peyrefitte de Sherwood.
John Marshall entra em contato com Bell. Era do dia primeiro de maio. Um plano para ligar geradores que forneceria energia necessária ao ser de Peregrino para reverter aquele quadro foi traçado.
Bell e Tompetch haviam atingido o máximo de tamanho quando começaram a retroceder e encolher e foram eles que ligaram os geradores. Peregrino volta ao espaço normal.
Rhodan e Bell recebem o banho do Fisiotron naquele dia primeiro de maio de 2042, auxiliados pelo robô Homunk. "Que mundo extraordinário" pensou Rhodan.


 1. MAHR, Kurt.  Perry Rhodan: A morte espera no semi-espaço. P.69. 2º ciclo. Tradução: S. Pereira Magalhães. Ciclo 1 a 5 completo. Postado em 13 abr 2009. Disponível em: <http://josueperini.blogspot.com.br/search?q=perry> Acesso em: 06 jun 2014.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Perry Rhodan: A Caça das Dimensões

Volume 68 da série de ficção científica "Perry Rhodan: A Caça das Dimensões"1, 2, segue o ano de 2042, o Império Solar comandado por Rhodan segue firme na conquista espacial. Todavia, cumpriu-se o ciclo de sessenta e dois anos do banho na ducha celular de Rhodan e Reginald Bell. Eles precisam retornar ao Peregrino, planeta de orbita errática, no qual a entidade conhecida por Ele tem o comando - uma entidade coletiva, que reúne a consciência de seres evoluídos, e que vem ajudando os humanos na sua escalada galática. Os nossos heróis terão que renovar as energias na ducha.
Porém, ao se calcular a órbita do planeta Peregrino, ele não se encontrava nela. A lógica levou-os a conclusão que Peregrino havia caído ou capturado pela outra dimensão, a dos invisíveis. Teriam os dias entre primeiro de fevereiro de 2.042 e o dia primeiro de maio de 2.042 para renovar o banho, caso contrário morreriam. Seguia então dia seis de janeiro.
O couraçado Drusus foi preparado com um gerador de campo de refração e seguiria a órbita de Peregrino. Lá chegando o girino K238 penetrou na outra dimensão, tripulada por Rhodan, Atlan - o arcônida, Reginald Bell, capitão Gorlat e o tenente Tompetch, era o dia dezessete de janeiro. Na outra dimensão descobriram um planeta repleto de vegetação - que foi chamado Solitude - e que este tinha uma órbita instável. Essa órbita instável era devido a passagem de um corpo celeste estranho - o planeta Peregrino.
As investigações no planeta revelaram não ter nenhuma forma de vida. Mas começaram a ver um homenzinho fantasma. Rhodan e Atlan resolvem segui-lo e descobrem que o mesmo entrou em um buraco artificial. Comunicam-se com Tompetch para que esse fosse até o seu encontro para ficar vigiando enquanto os dois desciam. No fundo da galeria encontraram uma sala repleta de aparelhos e um esquife, que aparentemente tinha algo vivo dentro. De posse de um aparelho - psicografo - tentavam registrar alguma coisa daquele ser. Porém, Atlan pressentiu perigo e alertou para que saíssem imediatamente. Graças a diferença de tempo entre as dimensões, conseguiram escapar da explosão que seguia de forma muita lenta. Os seres da outra dimensão haviam instalado uma bomba, para destruir o lugar no caso de invasão.
Formularam hipótese que o fantasma poderia ser nativo de Solitude subjugados pelos invisíveis - denominados Druufs. Naves dos invisíveis estavam pousando no planeta.
A diferença temporal caiu  e um novo contato foi realizado com os pequenos fantasmas. Na verdade eram seres não-humanoides e unissexuais. Os Druufs os aprisionaram e os seccionaram em seis partes. Esses seres eram capazes de realizar projeção astral. Seus espíritos poderiam vagar livremente e seus corpos eram cilíndrico e da cor cinza. Característica que os Druufs queriam explorar. 

Os Druufs enviaram robôs para atacar o acampamento e ao mesmo tempo inverteram o tempo. Dessa forma, capturaram a nave K238. Os robôs foram destruídos um a um. E a nave foi resgatada, pela ação dos humanos e uma pequena ajuda do ser cilíndrico, que resolveu partir com os humanos. Ao regressar para Drusus o tempo havia passado. Já era o dia 21 de abril de 2042. Descobriu-se que Peregrino já havia abandonado o universo dos Druufs.
Ainda teriam que encontrar o planeta da vida eterna - Peregrino.


1. MAHR, Kurt.  Perry Rhodan: A caça das dimensões. P.68. 2º ciclo. Tradução: Richard Paul Neto. Ciclo 1 a 5 completo. Postado em 13 abr 2009. Disponível em: <http://josueperini.blogspot.com/2009/04/perry-rhodan-ciclos-01-ao-05-comabr pletos.html> Acesso em: 12 ago 2011.
2. SSPG. Perry Rhodan - Site Oficial da Edição Brasileira <http://www.sspg.com.br/> Acesso em: 03 jun 2014.

Jonah Hex Showcase

Jonah Hex Showcase1, publicado pela  Opera Graphica Editora2 em 2006, em dois volume acondicionados em uma caixa muito legal. Estórias publicada na década de 1970 pela DC Comics3. O case tem quinze estórias em cada volume, alem de estórias do Renegado4 no volume 1 e de Billy the Kid5 no volume dois, esse último, uma jovem que teve o pai assassinado e assume o papel de um pistoleiro para vingar a morte do pai.
Jonah Hex, um caçador de recompensas, ex-confederado que lutavam pelo sul na Guerra Civil Americana6, tem o lado direito da face marcada por cicatrizes profundas, o que o torna um personagem inconfundível.
Encontrei uma animação "DC Showcase: Jonah Hex"7, está em inglês, muito legal!


1. OPERA Graphica Editora. Jonah Hex Showcase. Volumes 1 e 2. São Paulo: Opera Graphica Editora, 2006.
2. WIKIPÉDIA. Opera Graphica. Atualizado em: 28 mar 2014. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera_Graphica> Acesso em: 03 jun 2014.
3. DC Comics. Disponível em: <http://www.dccomics.com/> Acesso em: 03 jun 2014.
4. WIKIA. Richard Wilson (New Earth). Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Richard_Wilson_(New_Earth)> Acesso em: 03 jun 2014.
5. WIKIPEDIA. Western Comics. Atualizado em: 30 mai 2014. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Western_comics> Acesso em: 03 jun 2014.
6. INFOESCOLA. Guerra Civil Americana. Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/guerra-civil-americana/> Acesso em: 03 jun 2014.
7. DAILYMOTION. DC Showcase: Jonah Hex. Disponível em: <http://www.dailymotion.com/video/x1603ua_dc-showcase-jonah-hex_shortfilms> Acesso em: 03 jun 2014.