"O Livro dos Cinco Anéis (五輪書, Go Rin No Sho) - O Verdadeiro Sentido da Estratégia"1, o volume que li foi publicado pela Clio Editora2, em 2010. Escrito por Miyamoto Musashi3 (1584-1645), em 1643. Miyamoto foi um duelista invencível, nunca perdeu um desafio. Samurai independente, o livro foi escrito próximo a sua morte. Seu primeiro desafio foi vencido quando tinha apenas treze anos. Na sua época o Japão era um país feudal, dominado pelo Clã Tokugawa. Musashi vivia sua vida de acordo com o 'caminho do guerreiro' - o bushido (bushi significa a classe guerreira do Japão feudal e do, equivalente à forma chinesa Tao, que exprime o conceito filosófico do absoluto: a origem, princípio e essência de todas as coisas. Sua obra se inspira no cinco elementos: a terra, a água, o fogo, o vento e o vazio, cada um representando um capítulo do livro, que apresenta o caminho da estratégia das duas espadas - o Niten Ichi Ryu.
'Mesmo tendo sido escrito no século XVII, este livro passou a ser uma referência para os homens de negócios do Japão. Divulgado no Ocidente há poucos anos, é considerado um dos melhores guias de estratégias e negócios. Depois de ter sido devastado durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão conseguiu se reerguer e ressurgir como uma potência mundial. O que, muitas vezes, no Ocidente, foi interpretado como um "milagre japonês", nada mais foi do que muito trabalho e dedicação. Tudo inspirado nas crenças e convicções de seu povo, nos valores budistas e, principalmente, na disciplina aprendida de mestres antepassados, como o grande samurai Miyamoto Musashi. Os conceitos contidos em "O Livro dos Cinco Anéis" foram alguns dos motores que impulsionaram o renascimento do Japão pós-guerra. As estratégias ensinadas no livro não são exclusivas do combate com espada e podem ser aplicadas em qualquer atividade ou ofício. Os empresários japoneses sabem disso e aproveitam habilmente seus ensinamentos. No livro, que é inspirado nos cinco elementos fundamentais da cultura budista de origem chinesa: a terra, a água, o fogo, o vento e o vazio, o próprio Musashi pede que se reflita profundamente sobre suas palavras, pois, por de trás de cada uma delas, encondem-se ensinamentos que devem ser descobertos por quem o está lendo.'4
1. MIYAMOTO, Misashi. O livro dos cinco anéis: o verdadeiro sentido da estratégia. Tradução: Henrique Amat Rêgo Monteiro. São Paulo: Clio Editora, 2010. 116 p.
2. CLIO EDITORA. Disponível em: <http://www.clioeditora.com.br/> Acesso em: 11 fev 2016.
3. BUSHIDO ONLINE. Biografia de Miyamoto Musashi. Disponível em: <http://www.bushido-online.com.br/musashi/biografia> Acesso em: 11 fev 2016.
4. CLIO EDITORA. O livro dos cinco anéis. Disponível em: <http://www.clioeditora.com.br/index.php?expressao=o+livro+dos+cinco+aneis&menu=pesquisa_titulos> Acesso em: 11 fev 2016.