quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A Espada de Shannara

"A Espada de Shannara"1, de Terry Brooks2 é o primeiro livro de uma trilogia. Atualmente no canal SyFy3, recentemente terminou a primeira temporada de "As Crônicas de Shannara"4, minissérie baseada no segundo livro da trilogia "As Pedras Élficas de Shannara. Originalmente The Sword of Shannara publicado nos EUA por The Randon House Publishing  Group em 2002. O primeiro volume que li foi publicado no Brasil por "Saída de Emergência Brasil Editora Ltda"5, através do selo Coleção BANG!
Terry é advogado, começou a escrever o primeiro livro quando ainda fazia faculdade e levou sete anos para concluí-lo. Publicou em 1977 e ficou quase seis meses entre os mais vendidos do The New York Times.
Contam as lendas que as Grandes Guerras do Passado destruíram o mundo. Mas, o mundo do futuro vive em relativa paz. Vivendo no bucólico Vale Sombrio, o meio elfo Shea Ohmsford pouco sabe sobre esses conflitos. Até ao dia em que ressurge uma terrível ameaça: o Lorde Feiticeiro - um antigo druida, que todos julgavam morto e planeja regressar e destruir o mundo para sempre. A única arma capaz de deter esse poder das trevas é a Espada de Shannara, que apenas pode ser usada por um herdeiro legítimo de Shannara. Shea é o último dessa linhagem, e é sobre os seus ombros que repousam as esperanças de todas as raças que é composta por humanos espalhados em povoados, elfos, gnomos, trools e anões que sobreviveram no subsolo após as guerras. Por isso, quando um aterrorizante Portador da Caveira enviado pelo Lorde Feiticeiro voa até ao Vale Sombrio para destruir Shea, começa a maior aventura da sua vida. E é auxiliado pelo druida Allanon, seu irmão Flick e o  amigo Menion.


Resultado de imagem para cronicas de shannara sy fy6

1. BROOKS, Terry. A Espada de Shannara. Tradução: Ana Cristina Rodrigues. Rio de Janeiro: Saída de Emergência, 2014. 554 p. ISBN: 978-85-67296-13-5.
2. TERRY BROOKS. Disponível em; <http://terrybrooks.net/> Acesso em: 29 set 2016.
3. CANAL SYFY. Disponível em: <http://syfy.globo.com/>  Acesso em: 29 set 2016.
4. SYFY. Conheça Shannara Chronicles. Postado em: 02 mai 2016. Disponível em: <http://syfy.globo.com/programas/shannara-chronicles/materias/conheca-shannara-chronicles.html> Acesso em: 29 set 2016.
5. SAÍDA DE EMERGÊNCIA. A Espada de Shannara. Disponível em: <http://www.saidadeemergencia.com/produto/a-espada-de-shannara/> Acesso em: 29 set 2016.
6. IMAGEM. The Shannara Chronicles. Disponível em: <http://lasoga.org/el-seriefilo-enero-de-2016/> Acesso em: 29 set 2016.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

The Shaolin Cowboy: Buffet de Shemp

"The Shaolin Cowboy: Buffet de Shemp"1, de Geof Darrow2 (roteiro e arte) e Dave Stewart (cores)3, publicado originalmente pela Dark Horse Books4 e publicado no Brasil por Editora Mino5, 6.
O Shaolin Cowboy era publicado nos EUA por Burlyman Entertainment7, foram sete numeros publicados, a partir de dezembro de 2004. E pela Dark Horse Comics foram quatro, a partir de março de 2015.
Shaolin é um ex-monge que vagueia pelo mundo com uma mula falante chamado Lord Evelyn Dunkirk Winniferd Esq. o Terceiro. Tendo sido "convidado" a deixar o templo Shaolin, com uma recompensa colocada em sua cabeça. Dada a proeza de Shaolin Cowboy em artes marciais, no entanto, isso vai ser muito difícil. As histórias são cercadas de lutas sem sentido.
O volume publicado pela Editora Mino é um encadernado de capa dura com os quatro números publicados pela Dark Horse, no qual Shaolin luta com zumbis. É a sequencia mais louca que já vi de luta contra zumbis. São quadros e mais quadros em sequencia. Geof disse que fez isso porque estava se divertindo! É simplesmente impressionante!


1. DARROW, Geof; STEWART, Dave. The Shaolin Cowboy: Buffet de Shemp. Tradução: Paulo Cecconi. São Paulo (SP): Mino, 2016. 136 p.: il.; 19,8 x 29,7. ISBN: 978-85-69032-13-7.
2. GEOF DARROW. Disponível em: <http://geofdarrow.com/> Acesso em: 23 set 2016.
3. WIKIPEDIA. Dave Stewart (artist). Atualizado em: 16 jul 2016. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Dave_Stewart_(artist)> Acesso em: 23 set 2016.
4. DARK HORSE COMICS. Disponível em: <http://www.darkhorse.com/> Acesso em: 23 set 2016.
5. EDITORA MINO. Disponível em; <http://www.editoramino.com/> Acesso em: 23 set 2016.
6. FACEBOOK - EDITORA MINO. Disponível em: <https://www.facebook.com/editoramino/> Acesso em: 23 set 2016.
7. BURLYMAN ENTERTAINMENT. Disponível em: <http://www.burlymanentertainment.com/> Acesso em: 23 set 2016.

domingo, 11 de setembro de 2016

Criaturas da Noite

"Criaturas da Noite"1, de Neil Gaiman2 e arte de Michael Zulli3, publicado em fevereiro de 2006 pela Pixel Media, empresa Ediouro Publicações e Futuro Comunicação4, originalmente publicado pela Dark Horse Comics5 - 'Creatures of the night' em 2004.
Graphic novel com duas histórias, na primeira um gato que chega a uma família que amava gatos e a protege contra o mal encarnado; e, na segunda uma criança é encontrada abandonada - uma menina, com restos mortais de uma coruja e logo todos dizem que ela é filha de coruja, cresce então isolada em um antigo mosteiro e quando crescida se torna uma bela moça, o que atrai a atenção dos homens da aldeia.


1. GAIMAN, Neil; ZULLI, Michael. Criaturas da noite. Tradução: Adriana Falcão e Tatiana Maciel. Edição especial. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. 52 p.
2. NEIL GAIMAN. Disponível em: <http://www.neilgaiman.com/> Acesso em: 11 set 2016.
3. WIKIPEDIA. Michael Zulli. Atualizado em: 05 set 2016. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Zulli> Acesso em: 11 set 2016.
4. EDIOURO. Disponível em: <http://www.ediouro.com.br/novo/> Acesso em: 11 set 2016.
5. DARK HORSE COMICS. Disponível em: <http://www.darkhorse.com/> Acesso em: 11 set 2016.

sábado, 10 de setembro de 2016

Projeto AYLA

"Projeto AYLA"1, HQ nacional de ficção científica em preto e branco, de autoria de Marcelo Cassaro2 e arte de Eduardo Francisco3. Publicada em 2014 por Jambô Editora4. Diálogos e desenhos incríveis no qual o autor se inspirou em outros trabalhos e trata da guerra entre duas raças alienígenas que ocorre junto à Terra e acaba por influenciar nossa cultura e tecnologia.

"No futuro próximo, os invasores e sua guerra foram revelados. Mudaram nossa ciência, nossa indústria, nosso modo de vida. Quando a Xenocorp desenvolve a androide mais poderosa do mundo para uso militar, sua inventora Susan Kevin passa a receber atenções nada convenientes — incluindo certo ninja de boné. Projeto Ayla é uma história completa, no mesmo universo do romance A Espada da Galáxia, com traktorianos, metalianos e, é claro, certo ninja militar."4



1. CASSARO, Marcelo; FRANCISCO, Eduardo. Projeto AYLA. Porto Alegre: Jambô, 2014. 192p.
2. STREET FIGTH RPG BRASIL. Marcelo Cassaro. Disponível em: <http://www.sfrpg.com.br/post/marcelo-cassaro> Acesso em: 10 set 2016.
3. DEVIAR ART. Eduardo Francisco. Disponível em: <http://edufrancisco.deviantart.com/> Acesso em: 10 set 2016.
4. JAMBÔ EDITORA. Projeto AYLA. Disponível em: <http://jamboeditora.com.br/manga/projeto-ayla/> Acesso em: 10 set 2016.

Enigma

Comprei essa semana em uma das comics shops que costumo visitar a minissérie em inglês, creio que ainda inédita no Brasil - "Enigma"1, de Peter Milligan2 (roteiro), Duncan Fegredo3 (arte) e Sherilyn Van Valkenburgh4 (cores). Foi uma das primeiras minissérie publicadas pelo selo Vertigo5 da DC Comics6, fora do roteiro dos personagens da editora americana. Publicada entre março e outubro de 1993 em oito números.
Enigma é um conto instigante pós-moderno de auto-descoberta e identidade sexual dito contra o pano de fundo de super-heróis e vilões. Michael Smith vive uma vida sem sentido de rotina e tédio. Mas quando Enigma, seu herói de quadrinhos favorito da infância, inexplicavelmente se torna real, Smith se encontra em uma cruzada obsessiva para descobrir o segredo por trás dessa existência improvável. Em parceria com o criador do comics do Enigma, Smith encontra um psicopata insano, um assassino em série que se alimentam de cérebros, e um bando de palhaço que incitam o suicídio. Na busca descobre verdades escondidas sobre ambos, seu ídolo e ele próprio. A história envolve o conceito de super-heróis, o bem e o mal e uma dose de sexualidade.

 

 

 

 

1. MILLIGAN, Peter; FEGREDO, Ducan, VALKENBURGH, Sherilyn Van. Enigma. Nº 1-8. Nova Iorque - EUA: DC Comics, mar-out 1993.
2. DC COMICS. Peter Milligan. Disponível em: <http://www.dccomics.com/talent/peter-milligan> Acesso em: 10 set 2016.
3. DUNCAN FREGUEDO. Disponível em: <http://www.duncanfegredo.co.uk/> Acesso em: 10 set 2016.
4. COMIC VINE. Sherilyn Van Valkenburgh. Disponível em: <http://comicvine.gamespot.com/sherilyn-van-valkenburgh/4040-21184/> Acesso em: 10 set 2016.
5. VERTIGO. Enigma. Disponível em: <http://www.vertigocomics.com/graphic-novels/enigma> Acesso em: 10 de set de 2016.
6. DC COMICS. Disponível em: <http://www.dccomics.com/> Acesso em: 10 set 2016.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

S. O Navio de Teseu

"S. O Navio de Teseu"1 é o décimo nono livro de autoria de V. M. Straka, um autor fictício!!! Na verdade o livro foi concebido pelo cineasta J. J. Abrams2, 3 - Jeffrey Jacob Abrams e escrito pelo romancista Doug Dorst4. Editado originalmente pela Melcher Media5 de Nova Iorque e Bad Robot6 produtora de J, J. Abrams. Publicado pela Editora Intrínseca7, em dezembro de 2015.
O livro foi idealizado para parecer um livro antigo de biblioteca, publicado em 1949, as páginas são propositalmente envelhecidas. Um romance de 1949 - S. O Navio de Teseu, e seu autor enigmático, V. M. Straka - um escritor que ninguém nunca conheceu, envolto em mistérios, espionagem e perseguido por inúmeros governos. Os seus segredos são revelados quando dois estudantes encontram o livro e começam a desvendar os seus mistérios através de notas que eles escrevem nas margens - eu odiaria encontrar um livro assim. S. é uma história envolvente. Para produzi-lo, Além da caligrafia dos dois estudantes ainda inclui vinte encartes, dentre eles mapa desenhado em guardanapos de papel, pedaços de coisas efêmeras enfiadas dentro de suas páginas, velhos periódicos e recortes de jornais com letras e até mesmo uma roda decodificador - Roda de Eötvös8 que revela uma mensagem escondida dentro do texto do livro, no décimo capítulo. E acredito que tem muitos outros segredos e mistérios na página desse livro magnífico. 
Uma ode a tecnologia da escrita!!
Um best-seller que imerge totalmente o leitor para um mundo de emoções e intrigas.

"Eu te amei desde o início, eu vou te amar até o fim"1




1. STRAKA, V. M. S. O navio de Teseu. Tradução: F. X. Caldeira. Nova Iorque: Editora Sapatos Alados, 1949. In: Abrams, J. J. & Doug Dorst. S. O navio de Teseu. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, dez 2016.
2. GOODREADS. Books by J. J. Abrams (Author of S.). Disponível em: <https://www.goodreads.com/author/list/2878860.J_J_Abrams> Acesso em: 01 ago 2016.
3. WIKIPEDIA. J. J. Abrams. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/J._J._Abrams> Acesso em: 01 ago 2016.
4. DOUG DORST. Disponível em: <http://dougdorst.com/> Acesso em: 01 ago 2016.
5. MELCHER MEDIA. S. A novel by J. J. Abrams and Doug Dorst. <https://melcher.com/project/s/> Acesso em: 01 ago 2016.
6. TV IV. Bad Robot Productions. <http://tviv.org/Bad_Robot_Productions> Acesso em 01 ago 2016.
7. INTRÍNSECA. S. J. J. Abrams e Doug Dorst. Disponível em: <http://www.intrinseca.com.br/livro/579/> Acesso em: 01 ago 2016.
8. S. WIKIA. Eötvös (Decoder) Wheel. Disponível em: <http://swiki.zachwhalen.net/s/decoder_wheel> Acesso em: 01 ago 2016.