sexta-feira, 28 de julho de 2017

Comunhão

O ator / autor / roteirista Felipe Folgosi1, 2,  escreveu mais uma ótima história para HQ, juntamente com J. B. Bastos3, 4, talentosíssimo quadrinista, intitulada "Comunhão"5. Editado pelo Instituto dos Quadrinhos6, 7. Essa é a segunda HQ de Folgosi, já havia postado aqui sobre a primeira "Aurora"8.
Thriller psicológico. Um time de corrida de aventura resolve fazer seu próprio roteiro numa selva brasileira. Nisso, deparam-se com uma aldeia, na qual um religioso mantém  o poder através de práticas de sangue. Amy, umas das personagens relata a história a partir de sua perspectiva, anteriormente uma grande corredora, agora sofre de uma trauma após a morte de duas amigas enquanto praticavam esporte. E novamente se depara com uma situação de perigo.


1. PROJETO DRAFT. A reinvenção de Felipe Folgosi: de galão de nova a autor de HQ indié. Postado em: 02 dez 2014. Disponível em: <http://projetodraft.com/a-reinvencao-de-felipe-folgosi-de-gala-de-novela-tv-a-autor-de-hq/> Acesso em: 28 jul 2107.
2. IMDb. Felipe Folgosi. Disponível em: <http://www.imdb.com/name/nm0284259/bio?ref_=nmmi_bio_sm> Acesso em: 28 jul 2017.
3. JOÃO B. BASTOS - FACEBOOK. Disponível em: <https://www.facebook.com/joao.b.bastos.9> Acesso em: 28 jul 2107.
4. WILSON, Matt D. - COMIC ALIANCE. Legendary announces 'Pacific Rim' comic, new spy and crime series. Postado em: 25 mar 2015. Disponível em: <http://comicsalliance.com/legendary-pacific-rim-fialkov-grant-roberson/> Acesso em: 28 jul 2017.
5. FOLGOSI, Felipe; BASTOS, J. B. Comunhão. São Paulo: Instituto dos Quadrinhos, 2017. 144 p. ISBN: 978-85-69787-08-2.
6. INSTITUTO HQ - FACEBOOK. Disponível em: <https://www.facebook.com/search/top/?q=instituto%20hq> Acesso em: 28 jul 2017.
7. INSTITUTO HQ. Disponível em: <http://www.institutohq.com.br/> Acesso em: 28 jul 2017.
8. BANDA DESENHADA E FANTASIA - BLOGSPOT. Aurora. Postado em: 24 jun 2016. Disponível em: <http://irineu-bandadesenhadaefantasia.blogspot.com.br/search?q=aurora> Acesso em: 28 jul 2017. 

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Perry Rhodan: Sob as Estrelas de Druufon

Meu amigo virtual, quem sabe um dia tenha o prazer de conhecer - Dioberto (Dio), sempre pede para publicar as resenhas dos livros da Série Perry Rhodan1. O volume 76: "Perry Rhodan: Sob as Estrelas de Druufon"2, de autoria de Clark Darlton3, conta mais um história que se passou no segundo ciclo do personagem espacial mais emblemático que li.
Perry recebe ajuda de um ser misterioso de uma outra dimensão temporal. Numa situação quase fatal para ele, seu amigo Atlan - o Arcônida, e para Fellmer Lloyd, o mutante. Pois o confronto com o robô que agora é regente em Árcon, e os Druufs, seres dessa outra dimensão, ambos com poderosas frotas espaciais inimigas, estavam batendo a porta da Terra. Perry Rhodan precisa resguardar o Império Solar do aniquilamento ou da escravização. Retornando para sua base no planeta Fera Cinzenta, Perry Rhodan pede ajuda ao ser misterioso que há muitos decênios já prestara auxílio aos Terranos, tansmitindo um convite a este ser. 
O comandante Marcus Everson recorda o contato de Harnahan, de setenta anos antes, com um ser na forma de globo, que possuía poderes telepáticos capazes de cobrir distâncias equivalentes a 200 anos-luz. Esse ser, que também estava curioso em relação a raça humana, e que pretendia se encontrar com Rhodan no futuro. Dessa forma, orientado por Rhodan, segue para o sistema de Tatlira, especificamente o quarto planeta, que possuía cinquenta luas, em busca desse ser, e recebe uma mensagem do mesmo, que se encontrava na primeira estrela do sistema se reabastecendo de energia, como era um planeta muito quente pede que esse desça na maior lua do quarto planeta. A missão de Everson seria solicitar ajuda desse ser - Harno, de cinco milhões de anos, no combate aos Druufs.
Os Druufs estavam em luta com frota Árconida.
No universo dos Druufs, o tempo era setenta e duas vezes mais lento que no nosso. Rhodan segue para esse universo com três naves: Drusos, California e Kublai Khan. O sistema natal dos Druufs possuía duas estrelas gêmeas vermelhas. Rhodan manteve uma base secreta em Siamed-13 — o planeta Hades, no universo dos Druufs. Utilizando de artimanha, entra em contato com os Druufs, anunciando que o inimigo deles também era o dele - referindo-se as naves do robô-regente de Árcon, o planeta natal dos Druufs era Siamed-16. Recebeu em seguida contato e marcaram encontro no planeta. Todavia, Rhodan recebe uma mensagem telepática do ser que o ajudou anteriormente, pedindo que não confie nos Druufs e não descesse no planeta. Através de Harno, a imagem desse ser é projeta e tratava-se de um Druuf, um físico chefe, que não entende porque ajuda Rhodan, era como se o conhecesse.
Um Druuf de três metros de altura foi ao encontro da comitiva de Rhodan - Tommy-1. O corpo era quadrangular e pesado. Não havia cabelos, mas reconhecia-se claramente a cor da pele coreácea, variava entre marrom e negro, talvez devido à estranha luz crepuscular da tarde. O corpo maciço repousava sobre duas informes pernas em formato de coluna. A cabeça redonda media meio metro de lado a lado. O mais surpreendente eram os quatro olhos. Dois ficavam sob a testa, e dois na região correspondente às têmporas dos humanos. Arranjo que ampliava grandemente seu campo de visão, apesar de não lhes permitir olhar diretamente para trás. Não possuíam orelhas nem nariz, mas havia boca, em formato de triângulo equilátero. Da extremidade dos braços roliços pendiam dedos delicados, estranhamente desproporcionais à massa corporal.
Após o contato, no qual os Druufs requisitaram ajuda para lutar contra o regente Robô Arconida, estabelecendo paz com os Terranos - fato constatado como mentira pelos telepatas - e o mesmo entraria em contato com o conselho dos sessenta e seis, líderes do planeta.
Gucky e Harno seguem em excursão secretamente pela capital Druuf e recebem uma transmissão do alienígena telepata, que os Druufs pretendem atraiçoá-los. Imediatamente Harno o localiza e os dois se teletransportam. Constatam então que o Druuf amigo na verdade não era amigo, mas em sua mente coexistia uma outra inteligência que sabia que conhecia Perry Rhodan, mas não sabia explicar como. Apenas que vivia ocupando corpos de seres por toda parte, as vezes de seres menos inteligentes.
Rhodan é convidado a comparecer diante do conselho dos sessenta e seis - uma clara armadilha. Diante do conselho é comunicado que é prisioneiro. Recebe então mensagem telepática do do Druuf que tem a entidade em sua mente - Onot, comunicando que deve se apressar em fugir, pois milhares de naves Arconidas atacariam em uma hora os Druufs.
Metade da frota Arconida estava atacando os Druufs. Rhodan envia a nave Kublai Khan e Drusos de volta à Fera Cinzenta, enquanto ele seguia para a base secreta em Hades para encontrar o Tenente Stepan Potkin. Com a California, regressa ao plantena Druufon, para que Gucky e Harno resgatassem Onot. Que porém resolveu permanecer em Druufon. Rhodan começa a formular uma teoria sobre a origem de Onot, enquanto mantem vigilância em Hades. Recebe uma mensagem na qual o regente robô está desesperado por ajuda contra dos Druufs.


1. PERRY RHODAN. Disponível em: <http://www.perry-rhodan.com.br/> Acesso em: 10 ago 2015.
2. DESERTO DE GOBI (GALAXIA) - Blogspot: Carlos Eduardo. Perry Rhodan: P-076 - Sob as Estrelas de Druufon - Parte 1. Postado em: 10 set 2013. Autor: Clark Darlton; Tradução: Maria Madalena Würth Teixeira. Disponível em: <http://deserto-de-gobi.blogspot.com.br/2013/09/p-076-sob-as-estrelas-de-druufon-clark_10.html> Acesso em: 10 ago 2015.
3. PERRYPEDIA. Clark Darlton. Atualizado em: 12 jul 2017. Disponível em: <https://www.perrypedia.proc.org/wiki/Clark_Darlton> Acesso em: 19  jul 2017.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Deuses Americanos - Edição Preferida do Autor

Estou de férias e passei a última semana em Rio Quente1, desfrutando das águas termais, meio que cozinhando lentamente, na companhia de minha esposa. Não nego que é uma delícia sentir aquele calorzinho na pele e poder mergulhar e nadar naquelas águas deliciosas. Todavia, nas horas em que estava no quarto do hotel, desfrutei da leitura de "Deuses Americanos - Edição Preferida do Autor"2, de Neil Gaiman3, 4. Todo dia mergulhava um pouco nessa história fantástica e cheia de reviravoltas. Não assisti a nenhum episódio da série de televisão5, para que assim, ao ler o livro, podesse criar meus próprios cenários mentais. Isto é, quando vejo um filme ou série, e somente depois leio o livro, os cenários são as imagens que vi, mas quando leio antes, tudo que estou lendo é construído em meus pensamentos, e a surpresa maior é quando vejo o filme e deparo-me com algo parecido com o que imaginei. Elogiar Gaiman é sempre redundante! Pois para mim é um dos melhores escritores da atualidade. Esse livro em especial, ganhou o Hugo6, o Nebula7 e o Bran Stoker8. Foi publicado em 2001 e a Edição Preferida do Autor não tem cortes. A edição que li foi publicada pela Editora Intríseca, em 20169.
'Um livro estranho. Um clássico imediato. Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa - Laura, que morreu um acidente de carro. Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada, que depois de apostas, brigas e um pouco de hidromel, Shadow aceita trabalhar para ele e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos. Encontros e desencontros deparando-se com os deuses — os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) —, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido10.'


1. BASARELLO, Thiago Cesar - VIDA DE TURISTA. Rio Quente - GO. Postado em: 10 jul 2013. Disponível em: <http://www.vidadeturista.com/destinos/rio-quente-go.html> Acesso em: 17 jul 2017.
2. GAIMAN, Neil. Deuses Americanos - Edição Preferida do Autor. 1ª ed. Tradução: Leonardo Alves. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016. 576 p. ISBN: 978-85-510-0072-4.
3. GAIMAN, Neil. Disponível em: <http://www.neilgaiman.com/> Acesso em: 17 jul 2017.
4. GAIMAN, Neil. Neil's work | Books | American Gods. Disponível em: <http://www.neilgaiman.com/works/Books/American+Gods/> Acesso em: 17 jul 2017.
5. GONZAGA, Rafael - OMELETE. Deuses Americanos | Episódio de estreia é quebra-cabeça instigante sobre relação entre divindades e homens. Postado em: 02 mai 2017. Disponível em: <https://omelete.uol.com.br/series-tv/artigo/deuses-americanos-episodio-de-estreia-e-quebra-cabecas-instigante-sobre-relacao-entre-deuses-e-homens/> Acesso em: 17 jul 2017.
6. THE HUGO AWARDS. Disponível em: <http://www.thehugoawards.org/> Acesso em: 17 jul 2017.
7. SFWA. Disponível em: <http://www.sfwa.org/2013/11/awards-profiteering-book-festival-empire-jm-northern-media/> Acesso em: 17 jul 2017.
8. HORROR WRITERS ASSOCIATION BLOG. Disponível em: <http://horror.org/> Acesso em: 17 jul 2017.
9. INTRÍSECA. Deuses Americanos. Disponível em: <http://www.intrinseca.com.br/livro/687/> Acesso em: 17 jul 2017.
10. SARAIVA. Deuses Americanos. Disponível em: <https://www.saraiva.com.br/deuses-americanos-9378911.html> Acesso em: 17 jul 2017.

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Cinco por Infinitus: A Formação da Equipe

"Cinco por Infinitus: A Formação da Equipe"1, publicado pela Editora Ebal2 entre junho de 1970 e maio de 1973 em preto e branco. Vinte histórias, na qual o volume 19, veio também com a história número 20. Pode ser considerada uma das grandes obras de Esteban Maroto Torres3, 4, 5 espanhol que publicou a primeira história em 1967. Em 1984 teve mais cinco histórias publicadas - 'Zero Patrol'6 - na Inglaterra com retoques de Neal Adams7.
Cinco pessoas: professor de Astronomia - Antares; a psiquiatra - Alfa; a atriz - Libra; um ator coadjuvante de filme de ação - Argo; e um guarda-costas - Taurus são abduzidos e transportados para um outro planeta, onde encontram o ser chamado Infinitus. Ele pede ajuda dos cinco humanos, uma vez que o planeta mais próximo era a Terra. Todos no seu planeta haviam sido dizimados pelas máquinas que eles próprios criaram. Os cinco humanos concordam em ajudar e conseguem paralisar os robôs. A partir daí, eles aceitam participar de missões pela paz no universal.
Eu já havia lido a respeito, mas nunca tinha lido nenhuma história. Verdadeiramente interessante. Um conceito que pode muito bem acontecer com a evolução do conhecimento e a construção de computadores cada vez mais rápidos. E quem sabe com a construção de máquinas autoconscientes, o futuro seja das maquinas.


1. MAROTO, Esteban. Cinco por Infinitus: A Formação da Equipe, v. 1. Rio de Janeiro: EBAL, jun 1970.
2. GUIA EBAL. Disponível em: <http://guiaebal.com/> Acesso em: 07 jul 2017.
3. ESTEBAN MAROTO - BLOGSPOT. Official blog of Esteban Maroto. Disponível em: <http://estebanmarotoblog.blogspot.com.br/> Acesso em: 07 jul 2017.
4. ESTEBAN MAROT - PINTEREST. 193 melhore imagens de Estenban Maroto. Disponível em: <https://br.pinterest.com/maifrem/esteban-maroto/> Acesso em: 07 jul 2017.
5. WIKIPÉDIA. Esteban Maroto. Atualizado em: 14 dez 2014. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Esteban_Maroto> Acesso em: 07 jul 2017.
6. SAVAGE TALES - BLOGSPOT. Zero Patrol #1. Disponível em: <http://swords-and-veeblefetzers.blogspot.com.br/2010/12/zero-patrol-1-esteban-moroto-art.html> Acesso em: 07 jul 2017.
7. NEIL ADAMS. Disponível em: <http://nealadams.com/> Acesso em: 07 jul 2017.