Finalmente estou voltando a postar. Viajar é sempre uma oportunidade de conhecer lugares novos e exóticos, fazer novas amizades ou rever antigos amigos, contemplar arquiteturas, museus, mar e praia, montanhas, abismos, animais diferentes do que estamos acostumados ver e compras, muitas compras. Enfim, um momento de descoberta, mesmo que para isso tenha que enfrentar quatorze horas de avião, com escala em Lima no Peru, para chegar a Costa Oeste Americana. O roteiro da CVC, “Brasileiros na Costa Oeste Americana” e a tão esperada férias de julho. Saindo de Fortaleza no dia quatro de julho para embarcar em São Paulo no dia cinco num voo da LAN para São Francisco1.
1
2 1, 2 - Detalhe de São Francisco
No dia seguinte, o básico, visita panorâmica conhecendo Union Square, China Town, Golden Gate Bridge (sempre coberta pela tradicional neblina de São Francisco), Catedral de Saint Mary, Palácio das Artes Finas, a Rua das Flores (com uma subida e descida de matar), Pier 39 (famoso Fisherman’s Warf) e a cidade de Sausalito2.
3
4 3, 3 - Golden Gate
5
6 5, 6 - Detalhe Sausalito
7 7 - Palácio das Finas Artes
8 8 - Pier 39 - Fisherman’s Warf
Depois de um dia livre, saída na manhã seguinte, passando pela cidade de Sacramento3 famosa pela corrida do ouro (visitando o prédio do Capitólio de 1850, sede do governo, com sua cúpula em ouro, e Old Sacramento que nos transporta aos tempos dos cowboys), cidade de Columbia4 (museu a céu aberto, representando a cidade na época do velho oeste), que tinha um indecifrável cheiro de no ar de erva doce, descoberto ao provar a Sarsaparilla, um refrigerante único com gosto de anis. Até chegada para pernoite em Sonora5, famosa cidade muito citada no antigo seriado “Bonanza”.
9 9- Detalhe do Capitólio de Sacramento
10 10 - Detalhe Old Sacramento
11 11 - Soda Sarsaparilla
De Sonora saímos a caminho do Yosemite National Park6, primeiro parque nacional e área de preservação com 1200 milhas quadradas, tratado assinado por Abrão Lincoln, Almoçamos e depois visitamos a área de preservação das sequóias milenares. Com pernoite em Bakersfield7, cidade que tem sua economia baseada na extração e refino de petróleo.
12 12 - Yosemite National Park
Pela manhã saída e visita a Sonora8 (cidade fantasma) abandonada após a corrida do ouro. Chegando a Las Vegas9 no fim da tarde. Dois dias completos na cidade do pecado que nunca dorme. Com hospedagem no Mirage Hotel, e visita panorâmica noturna para ver a famosa Strip Boulevard10 iluminada, com seus famosos hotéis e a Fremont Street Experience11, centro de Las Vegas recuperado. Na noite seguinte fomos assistir o espetáculo “The Beatles Love” do Cirque du Soleil12, que completou cinco anos e na noite seguinte o espetáculo “O” também do Cirque du Soleil13.
13 13 - Cidade fantasma de Calico
14
15 14, 15 - Entrada para o show "The Beatles Love" Mirage Hotel
16 16 - Placa da entrada de Las Vegas
Depois de três noites deixamos Las Vegas partindo em direção a Los Angeles14. No caminho visitamos o famoso bar Bagdad Cafe15, 16 na famosa Rota 66. Ao chegar na cidade do cinema, visita panorâmica, visitando Hollywood Boulevard, o Chinese Theatre com a calçada da fama, Kodak Theatre onde ocorre a entrega do Oscar, praia de Santa Monica no fim da Rota 66, Venice Beach. No dia seguinte, Disneylandia, o primeiro parque, funcionando desde 1953 em Anaheim17, região próxima a Los Angeles. Após três noites, saída passando pela praia de Santa Mônica, cidade de Santa Barbara18 com suas belas praias e píer, na seqüência cidade de Solvang19 (famosa colônia dinamarquesa nos EUA, com tempo livre para o almoço) e pernoite em San Simeon20, 21, pequeno vilarejo na costa do Pacífico, famosa pelo Hearst Castle.
17
18 17, 18 - Café Bagdad na Rota 66
19 19 - Praia de Santa Monica, CA fim da Rota 66
20 20 - Kodak Theatre onde ocorre a premiação do Oscar
21 21 - Estátua do Disney com o Mickey na Disneylândia, CA
22 22 - Castelo da Princesa Aurora, Bela Adormecida
23 23 - Amigos: Irineu, Fisa, Sergio, Euci, Diogo, Judite, Fabiana, Marcia, Sonia, Pedro, Marcia, Sonia e Zaira
24 24 - Detalhe de Solvang
No dia seguinte partimos rumo a Big Sur22 (famosa costa da California, com curvas subindo e descendo, vislumbrando o Pacífico), passando por Carmel23, simpática cidade, na qual o ator Clint Eastwood foi prefeito por três anos. Depois seguimos para visita Seventeen Mile24, condomínio de dezessete milas onde moram ricos e famosos, com vista para o mar e as montanhas, e o cipreste mais fotografado do mundo, o "The lone Cyprees". Cidade de Monterey25, onde foi rodado o primeiro filme de James Dean (Vidas Amargas)26, local do primeiro festival de rock da história (Festival de Música Pop Internacional de Monterey27). Chegando ao fim da tarde em São Francisco para retorno ao Brasil no dia seguinte. Ao todo circulamos de ônibus duas mil milhas, aproximadamente três mil duzentos e dezoito
quilômetros, pela Califórnia em duas semanas. Cansativo, mas emocionante!!!
25
26 25, 26 - The lone cyprees