segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A menina que roubava livros

Para comemorar o DIA NACIONAL DO LIVRO, nada melhor que comentar sobre um livro que li e que me tocou bastante. Durante um bom tempo "A menina que roubava livros"1, originalmente "The Book Thief" andava nas mãos dos leitores que conheço, mas normalmente não costumo ler os livros da moda, os Best Sellers2.
Do autor Markus Zusak3, 4, australiano nascido em Sidney, em 23 junho de 1975, "A menina que roubava livros" foi seu quinto livro e tem como narrador da estória a Morte, um dos Perpétuos5.
Liesel Meminger era a roubadora de livros e vivia na rua Himmel, em Molching, na época da Alemanha Nazista, e enfrenta toda sorte de aventuras com a perseguição aos judeus, e era uma apaixonada por livros.

"Você vai morrer"
"Os seres humano me assombram"1

Bibliografia do autor4:


1. ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008.
2. NEW York Times, The. Best sellers. Disponível em: <http://www.nytimes.com/best-sellers-books/overview.html> Acesso em: 29 out 2012.
3. ZUSAK, Marcus. Disponível em: <http://www.randomhouse.com/features/markuszusak/> Acesso em: 29 out 2012.
4. WIKIPEDIA. Markus Zusak. Atualizado em: 10 out 2012. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Markus_Zusak> Acesso em : 29 out 2012.
5. BLOGS - Tudo sobre magia e ocultismo. Os perpétuos. Postado em: 05 jul 2011. Disponível em: <http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com.br/2011/07/ocultismo-e-historias-em-quadrinhos.html> Acesso em: 29 out 2012.

domingo, 28 de outubro de 2012

Sin City: Cidade do pecado

Frank Miller1 é uma figura ímpar nas HQs, suas obras são repletas de referências e possui um traço sem igual. "Sin City: Cidade do pecado"2, originalmente "The Hard Goodbye"3, editado pela Dark Horse4, primeira estória dessa fantástica BD escrita por Miller em abril de 1991. A edição que li foi publicada no Brasil pela Editora Globo5, em março de 1996, reunindo todas as estórias em um único volume.
A estória de passa em Sin City, cidade também chamada Basin City, no Oeste Americano. Conta a estória de Marvin, ex-presidiário que se envolve com um prostituta, Goldie, a mesma buscava alguém que lhe desse proteção, pois havia descoberto um esquema de sequestro e canibalismo, envolvendo um membro da igreja. Goldie morre na cama depois dos dois terem relação íntima. Marvin, dopado pelo álcool não percebe nada, descobrindo o ocorrido somente quando acorda e topa com polícia invadindo o quarto de motel. Foge e começa a busca para descobrir o autor do crime. Muita pancada e sangue derramado, e o surgimento de uma irmã gêmea de Goldie, Wendy. Marvin desbarata o esquema, elimina os envolvidos e no final ainda leva toda a culpa. Julgado, condenado e morto na cadeira elétrica.
Sin City: A cidade do pecado foi adaptada para o cinema em 2005, dirigido por Robert Rodrigues6, 7 e foi baseado em quatro BDs: Sin City (The Hard Goodbye)The Customer is Always RightThe Big Fat KillThat Yellow Bastard. O filme traz também um epílogo escrito exclusivamente para o filme por Rodriguez e Miller8.



1. MILLER, Frank. Anarchy. Disponível em: <http://frankmillerink.com/> Acesso em: 28 out 2012.
2. MILLER, Frank. Sin City: Cidade do pecado. Tradução: João Paulo Lian Branco Martins. São Paulo: Editora Globo, 1996.
3. WIKIPEDIA. The Hard Goodbye. Atualizada em: 15 out 2012. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/The_Hard_Goodbye> Acesso em: 28 out 2012.
4. DARK Horse Comics. Disponível em: <http://www.darkhorse.com/> Acesso em 28 out 2012.
5. GLOBO Livro. Disponível em: <http://globolivros.globo.com/> Acesso em: 28 out 2012.
6. WIKIPÉDIA. Robert Rodrigues. Atualizado em: 06 out 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Rodriguez> Acesso em: 28 out 2012.
7. YAHOO Movies. Robert Rodrigues. Disponível em: <http://movies.yahoo.com/person/robert-rodriguez/> Acesso em: 28 out 2012.
8. YOUTUBE. Sin City: Marv Story. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=BsGO3vdAgqI> Acesso em: 28 out 2012.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Retalhos

A Graphic Novel "Retalhos"1 de Craig Thompson2,3, um romance ilustrado como está em uma das contra-capas, é uma poesia em prosa. É uma BD delicada e simples, autobiográfica do autor, e conta pedaços de vida de sua infância, seu relacionamento com o irmão Phil, sua relação com a escola, igreja, colegas e pais, sua juventude, a descoberta da vida adulta e seu primeiro amor Raina. A arte de Craig, em preto e branco, é de encher os olhos, e conta uma história que poderia ser a minha ou a sua.


1. THOMPSON, Craig. Retalhos. Tradução de : Érico Assis. São Paulo: Companhia da Letras, 2009. 
2. THOMPSON, Craig. The blog of graphic novelist Craig Thompson. Disponível em:
<http://www.dootdootgarden.com/> Acesso em: 25 out 2012.
3. WIKIPÉDIA. Craig Thompson. Atualizado em: 18 ago 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Craig_Thompson> Acesso em: 25 out 2012.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Zumbis estão na moda

Semana passada estreou a 3ª temporada de "The Walking Dead", no canal Fox1, 2, nas noites de terça-feira. Uma pedida muito legal para os fãs de terror e para aqueles que querem curtir o apocalipse zumbi.
Li a pouco "Zumbis: Mundo dos mortos"3, editado pela Gal Editora4. Uma coletânea de pequenas estórias de diversos autores e desenhistas, publicados originalmente pela Accent UK5, editora britânica, e que na edição brasileira foi colocado material de artistas brazucas. Muito legal!!


1. CANAL FOX. The walking dead. Disponível em: <http://www.canalfox.com.br/br/series/the-walking-dead/> Acesso em: 24 out 2012.
2.WALKING Dead Brasil, The. Dispónível em: <http://www.thewalkingdead.com.br/#_> Acesso em: 24 out 2012. 
3. ZUMBIS: Mundo dos mortos. 1ª ed. Tradução: Maurício Muniz; Arte: Alvaro Omine e Andy Bloor. São Paulo: Gal Editora, 2011.
4. GAL Editora. Disponível em: <http://www.galeditora.com.br/> Acesso em: 24 out 2012.
5. ACCENTUK. Disponível em: <http://www.accentukcomics.com/> Acesso em: 2 out 2012.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Jennifer Blood I: Dupla jornada mortal

Garth Ennis1, 2 é um dos roteirista atuais de maior destaque nas BDs, norte irlandês alcançou sucesso no selo Vertigo da DC Comics3, como o título "Preacher", indo posteriormente para a Marvel Comics4 e trabalhando nas estórias do Justiceiro5.
Foi uma grata satisfação ter acesso a mais um trabalho de Ennis "Jennifer Blood"6, codinome de "Jen Fellows",  anteriormente "Jessica Blute". A BD, originalmente editada pela Dynamite7, é editada agora no Brasil pela Panini Comics8. O primeiro volume vem com as seis primeiras edições americanas e conta a estória de uma dona de casa suburbana, casada e mãe de dois filhos. Mas seu passado é repleto de violência. Seu pai "Jesse", vindo da Europa Oriental, era mafioso, e líder de uma gangue altamente especializada, na qual seus irmãos "Nick, Steve, Mike, Jimmy e Pete" também faziam parte do esquema. Mas os olhos deles cresceram em inveja e ganância, e brutalmente assassinaram "Jesse" - a golpes de faca e  machado - para tomar posse dos negócios da família  e "Pete" ficou com a mulher de brinde, enquanto a filha Jessica estava estudando fora e ficou sabendo de tudo através de uma carta da mãe. Ao retornar, "Jessica" forjou a própria morte e ressurgiu como "Jen Fellows". A partir daí usou o dinheiro de uma conta secreta do pai para se especializar na arte da guerra, contra-espionagem, luta corporal, quase uma "Batman", e secretamente planejou o ataque a seus tios. Mas ao conhecer seu marido "Andrew"  e ter seus dois filhos quase desistiu de tudo, até rever seus tios numa manchete de jornal. Então, em uma semana, drogando sua família durante as noites, deu fim a família traidora. Muito instigante, aguardo mais aventuras dessa anti-heroína.


1. WIKIPÉDIA. Garth Ennis. Atualizado em: 08 jan 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Garth_Ennis> Acesso em: 23 out 2012.
2. ENNIS, Garth. Disponível em: <http://garthennis.net/> Acesso em: 23 out 2012.
3. VERTIGO. Disponível em: <http://www.vertigocomics.com/> Acesso em: 23 out 2012.
4. MARVEL. Disponível em: <http://marvel.com/> Acesso em: 23 out 2012.
5. PUNISHER. Disponível em: <http://marvel.com/search/?q=punisher> Acesso em: 23 out 2012.
6. ENNIS, Garth. Jennifer Blood I: Dupla jornada mortal. Barueri, SP: Panini Comics, 2012.
7. DYNAMITE. Disponível em: <http://www.dynamite.net/htmlfiles/> Acesso em: 23 out 2012.
8. PANINI Comics. Disponível em: <http://www.paninicomics.com.br/web/guest/home> Acesso em: 23 out 2012.

domingo, 21 de outubro de 2012

Perry Rhodan: Na selva do mundo primitivo

Perry Rhodan: Na selva do mundo primitivo1. Última aventura referente a fuga de Thora para o planeta Vênus, numa tentativa de enviar uma transmissão a Arcon, seu planeta natal, mas que infelizmente se viu perdida na selva primitiva, capturada pelo General Tomisenkow e no meio de uma guerra por território e domínio de Vênus, e por fim capturada pelo Coronel Raskujan. No meio de tudo isso Perry Rhodan, Son Okuta e John Marshall, que também se viram perdidos no meio da selva de Vênus, tudo porque partiram em um cruzador recém construído na Terra, utilizando-se da tecnologia Arcônida, mas que infelizmente não dispunha do código secreto para acessar a base venusiana, e por isso tiveram sua nave alvejada, assim como Thora, e paralelo a isso a Chave Secreta X ativada, impossibilitando o acesso de qualquer outra nave ao planeta para resgatá-los. Portanto, a única opção que tinham seria alcançar o início da barreira energética que envolvia a base e ter suas ondas cerebrais reconhecidas pelo cérebro-robô que comanda a base.
Tako Kakuta faz uma segunda tentativa de se teletransportar para a base a partir da nave girino que orbitava Vênus. Mais uma vez teve seus planos frutados. Perry cruza o mar no barco inflável e numa batalha com helicópteros de Raskujan, tem o motor do barco avariado. John Marshall faz nova tentativa de contato com as focas inteligentes de Vênus e finalmente consegue contato, cerca de trinta animais ajudam no transporte do barco. Porém, faltando poucos metros, são localizados pelos helicópteros, e precisam abandonar o barco e nadar para a praia. No abrigo das focas, descobrem como chegar até as montanhas, e precisam abandonar a caverna e avisar as focas para fugirem, pois logo em seguida são bombardeados.
Thora num acesso de furia, confessa a Raskujan que um daqueles homens que está perseguindo é Perry Rhodan. O mesmo enfurecido, ordena que todos os helicópteros partam imediatamente para impedir a entrada de Perry na base, Pjatkove seu imediato segue com sua armada. Perry recebe ajuda de Alicarim, um soldado de Tomisekow, e consegue se aproximar da barreira energética que se desliga por alguns segundos e ele consegue atravessar. Pjatkove percebendo essa manobra, tenta aproveitar a queda da barreira para cruzar com o helicóptero, mas no instante que cruza a mesma se ativa e destrói o helicóptero. Raskujan, vendo-se numa encruzilhada, foge num helicóptero levando Tomisekow e Thora como reféns. Tomisekow, ardilosamente, consegue dominar Raskujan e retornar para a base, onde Bell já havia descido e dominado a situação local. Posteriormente, numa conversa amigável com Tomisekow, Perry aceita o pedido do mesmo para permanecer em Vênus e criar uma colônia pacífica, o que já era plano de Perry. Thora ao reencontrar Perry, ainda embaraçada com a situação que criou, vai preparada para receber uma bronca. Perry a recebe e diz "A senhora não imagina — disse com a voz baixa — como me sinto feliz por revê-la." O que faz Thora desabar em lágrimas.


1. MAHR, Kurt. Perry Rhodan: Na selva do mundo primitivo. P. 24. Tradução: Richard Paul Neto. Ciclo 1 a 5 completo. Postado em 13 abr 2009. Disponível em: <http://josueperini.blogspot.com/2009/04/perry-rhodan-ciclos-01-ao-05-comabr pletos.html> Acesso em: 12 ago 2011.

Perry Rhodan: Chave secreta X

No volume 23 de Perry Rhodan: Chave secreta X1, a sequência da fuga de Thora, a Arcônida, rumo a Vênus. Como relatado no post anterior, a chave secreta X foi ativada e o acesso a Vênus ficou impossibilitado, um vez que se criou uma barreira invisível, na qual nenhuma nave poderia descer no planeta. Mesmo Tako Kakuta, o mutante com o poder da teleportação, com a habilidade de acessar a quinta dimensão, ao ser convocado por Bell para realizar o salto até a base venusina, cinco segundo após o salto retorna completamente fora de si, e havia passado para ele quatro horas de agonia, sendo sem sucesso seu salto. No solo de Vênus, John Marshall tenta alcançar a praia, enfrentando todo tipo de perigo na selva, para entrar em contato com as focas inteligentes, mas é perseguido e tem que lutar por sua vida, ficando então cercado e mesmo advertido por Perry Rhodan, entra em contato com o mesmo através do comunicador solicitando ajuda. O general Tomisenkow arma uma cilada para Thora, no intuito de eliminar o robô que pouso com ela em Vênus, pois era um obstáculo para seus planos. Tomisenkow perde alguns homens, que desertam para o lado de Wallerinski. Todavia, um novo elemento entra em cena, coronel Raskujan, que perdeu algumas naves quando Perry decolou de Vênus e inadvertidamente as destruiu. Raskujan deveria levar munição, mantimentos e apoio a Tomesenkow, mas ao chegar em Vênus não entrou em contato com o mesmo, criando uma outra base paralela, um novo poder em Vênus, pois estava armado e possuía helicópteros e barcos. Raskujan sobrepuja Wallerinski e captura o general Tomisenlow e Thora. Perry, Son e John conseguem um helicóptero mas são derrubados e têm que andar na selva novamente. Num golpe de sorte, novamente avistam outro grupo que pousa com o helicóptero, mas desta vez pegam apenas um barco inflável, mantimentos e um motor de popa para cruzarem o oceano de Vênus e acessar as montanhas onde se localiza a base.


1. SHOLS, W. W. Perry Rhodan: Chave secreta X. P23. Tra.dução: Richard Paul Neto. Ciclo 1 a 5 completo. Postado em 13 abr 2009. Disponível em: <http://josueperini.blogspot.com/2009/04/perry-rhodan-ciclos-01-ao-05-comabr pletos.html> Acesso em: 12 ago 2011.

Perry Rhodan: A fuga de Thora

Os volumes 22, 23 e 24 da série de Perry Rhodan tratam do mesmo assunto. A fuga de Thora rumo ao planeta Vênus1. A série de ficção científica mais duradoura do mundo, que teve seu primeiro número publicado na Alemanha em 08 setembro de 19612, e que tem mais de 2500 episódios, lembrando que Star Trek3, Jornada nas Estrelas, teve seu primeiro episódio em 08 de setembro de 1966.
A estória da fuga de Thora - a Arconida encontrada na Lua, juntamente com Crest por Perry Rhodan e seus companheiros na aventura espacial - viagem que foi retratada no livro escrito em 1961, como acontecendo no dia 19 de junho de 1971. Para constar, o homem pisou na Lua pela primeira vez em julho de 1969 na Apolo 11 (Amstrong e Aldrin). E o primeiro ser vivo a ser colocado em orbita foi a cadelinha soviética Laika a bordo da Sputnik 2, nave russa de 520 Kg e atingiu a altitude de 1560 Km, lançada em 3 de novembro de 19574 - e que no volume 22, cita-se que estariam então comemorando em 19 de junho daquele ano, os dez anos da viagem de Perry Rhodan a Lua. Concluindo então que estariam no ano de 1981. Logo, todas as aventuras já relatadas, desde aquela descida na Lua, o ataque do insetos dominadores de mentes (Deformadores Individuais), a descoberta da base pré-histórica em Vênus dos Arcônidas, a batalha no setor Vega, a ida ao planeta Peregrino, culminando com a "imortalidade" concedida a Perry e seu companheiro Bell, e a aceitação de Terrânia, antiga Galaxia, localizada no deserto de Gobi, aconteceram num ciclo de dez anos!!!
Thora não suportando mais a distância de Arcon, planeja fugir num dos três cruzadores espaciais construídos na Terra, utilizando-se da tecnologia Arcônida, rumo ao planeta Vênus, uma vez que essa nave não tinha a capacidade de levá-la até seu planeta lar, mas em Vênus, nas base que lá se encontra, existe um hipertransmissor, capaz de mandar uma mensagem para seu planeta, e então seria resgatada. Todavia, quando estava se aproximando da base, sua nave foi alvejada e derrubada, pois não possui o código de acesso que permitiria pousar. Resultando na queda da nave na imensa selva venusina, acompanhada apenas por um robô. Thora por fim é capturada pelo general Tomisenkow do Bloco Oriental que se encontrava perdido em Vênus desde a primeira tentativa de conquista a base que lá existia, e que teve seu acampamento destruído quando Perry Rhodan chegou a Vênus, vindo de Vega, a bordo da nave Good Hope II. Perry, informado de fuga de Thora, após uma transmissão global comemorando os dez anos da viagem a Lua, resolve partir em busca da Arcônida, pois uma transmissão do tipo que Thora queria realizar, poderia não apenas atrair os Arcônidas, mas também toda espécie de seres com tecnologia para captar a mensagem, e a Terra ainda não estava prepara da para esse contato. Perry resolve partir para Vênus acompanhado de Son Okura (mutante perceptor de frequências) e John Marshall (mutante telepata) utilizando outro cruzador espacial recentemente construído, sem atentar que esse também não possui o código para acesso a base de Vênus. lá chegando teve o mesmo destino da nave de Thora, foi alvejado e caiu nas floresta venusianas, e a Chave Secreta X foi ativada, isolando o planeta Vênus com um escudo invisível, impedindo que qualquer outra nave desça no planeta. Perry, Son e Johs são capturado pelo sargento Robov, que não reconhece Perry. Em Vênus, os soldados do Bloco Oriental impossibilitados de retorna à Terra, ficaram largados à sorte, e dissidências ocorreram. Rebelde comandado pelo tenente Wallerinski estavam em constante conflito com o general Tomisenkow. Robov fazia parte desses rebeldes.
Reginald Bell não recebendo nenhum comunicado de Perry, parte rumo a Vênus com todos os mutante a bordo de um dos girinos, que possui o código de acesso. Porém, lá chegando não conseguiu penetrar na atmosfera venusiada, por causa da Chave Secreta X Ativada.
Perry e seus companheiros, fogem acompanhado de Robov. Na fuga Robov morre e Perry é alvejado no ombro. Os três teriam que libertar Thora e alcançar os limites da barreira energética da base, quando então o cérebro-robô reconheceria as ondas cerebrais de Perry e baixaria a barreira por alguns instantes. John é enviado para tentar localizar as focas marcianas dotadas de uma certa inteligencia para auxiliá-los na travessia do mar que os separava das montanhas onde a base estava localizada.



1. DARLTON, Clark, Perry Rhodan: A fuga de Thora. P22. Tradução de: A. F. Immergut. Ciclo 1 a 5 completo. Postado em 13 abr 2009. Disponível em: <http://josueperini.blogspot.com/2009/04/perry-rhodan-ciclos-01-ao-05-comabr pletos.html> Acesso em: 12 ago 2011.
2. WIKIPÉDIA. Perry Rhodan. Atualizado em: 14 mai 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Perry_Rhodan> Acesso em: 21 out 2012.
3. STARTREK. Homepage. Disponível em: <http://www.startrek.com/> Acesso em: 21 out 2012. 
4. POVO, O Jornal. Lua especial. Suplemento Especial. Fortaleza, CE: O Povo, 19 de julho de 1969

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Perry: Nosso homem no espaço

O universo é cheio de surpresas e está sempre conspirando. Nas minhas pesquisas pela net encontrei o scan de uma BD intitulada: "Perry: Nosso homem no espaço"1, datada de 1975, e publicada pela Editora Etcetera Edições2, não encontrei nenhuma referência a editora. Foram dois volumes publicados, mas encontrei o scan apenas do primeiro, e não há nenhum crédito do roteiro nem da arte. Conta uma aventura de Perry - apenas - numa nave chamada Crest, em busca do centro do universo, no qual os arcônidas Crest e Thora já haviam morrido



Também encontrei dois volumes em alemão, de uma publicação da AMBE-COMICS (1999-2003)3. Foram realizadas algumas tentativas de publicação da série em quadrinhos, mas todas resultaram em curto período. A mais recente tentativa foi nos EUA em quatro edições, segundo o site pesquisado4.

1. PERRY: Nosso homem no espaço. Disponível em: <http://rockquadrinhosscans.blogspot.com.br/2012/03/perry-rhodan-em-quadrinhos-1edetcetera.html> Postado em 13 mar 2012. Acesso em: 10 out 2012.
2. WIKIPÉDIA. Perry Rhodan. Atualizado em: 14 mai 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Perry_Rhodan> Acesso em: 10 out 2012.
3. VOLTZ, William; HOFMANN, Andreas; MAIER-LEPPLA, Bernd. Perry Rhodan und Atlan sind eingetragene Warenzeichen der Pabel Verlagsunion, Rastatt.
Nach einem Roman von William Voltz. Volumes 1 e 2. Disponíveis em: <http://rhodan.stellarque.com/bd/online/bd00.htm> Acesso em: 10 out 2012.
4. PERRY Rhodan en bandes dessinées. Disponível em: <http://rhodan.stellarque.com/bd/bd.htm> Acesso em: 10 out 2012.

domingo, 7 de outubro de 2012

100 Balas: Decaído

No volume 11 de 100 Balas: Decaído1 - reunindo os números 68 a 75 - o primeiro arco de estória - "Sono ambulante", em duas partes - inicia-se com um flash back nos idos de 1962, no qual Axel  Nagel, um dos membros do Cartel - formado pelas treze famílias mafiosas da nossa estória - é acordado no meio da noite por ninguém menos que Augustus Medici. No fim do arco, Axel acaba morto. Nesse mesmo arco descobrimos que Megan, baleada no volume anterior está viva e ostentando uma cicatriz acima do seio direito e inicia um romance com Augustus. Jack e Lono se enfrentam numa luta de rua apostada, e o fodão do Lono acaba na lona, os dois acabam juntos no mesmo carro com  Victor e Loop. No segundo arco de estórias, em cinco partes, desenrola-se na trama na qual o casal de gêmeos, filhos de Axel, são levados a decidirem quem assumirá o lugar no Cartel. Entretanto, numa trama orquestrada por Lono, os dois terminam mortos envenenados. Ronnie é presenteado com uma maleta com uma arma e cem balas não rastreáveis, em documentos que comprovam que o irmão acabou com a vida dele - Remi - que acaba por se revela um dos Minuteman do Agente Graves. Na última estória "Amoral da história", o Agente Graves entrega mais uma matela a Dustin, que trabalha num restaurante de carnes e frutos do mar, contendo provas que uma determinada mulher foi a responsável por todos os seus problemas. Lono aparece no local em que Dustin está observando a determinada mulher e o instiga a realizar a ação. No final, Dustin pergunta a Lono o que ele faria em seu lugar? E recebe um sorriso sarcástico, como o título do capítulo sobre o mesmo "Amoral da história". Fim! Pro enquanto. A série está ficando cada vez mais tensa, cheia de entroncamentos, o que ainda não deu para definir totalmente qual o papel de cada personagem e até que ponto todos estão envolvidos. Mas uma coisa parece certa Augustus Medici parece querer o controle do Cartel. Ou seria o Agente Graves? Ou Lono?


1. AZZARELLO, Brian; RISSO, Eduardo. 100 Balas: Decaído. Volume11. Barueri, SP: Panini Comics, 2012. 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pedro Calderón de la Barca

Hoje ao comprar pãozinho carioca, ou ainda, o tradicional pão d'água, tive uma grata surpresa. Impresso no saco de papel que continha o pão, trecho da peça "A vida é um sonho" de Pedro Calderón de la Barca1, 2 (1600-1681), poeta e dramaturgo espanhol. Uma comédia que fala da vida passageira, conta a estória de Segismundo, filho renegado de Basílio, rei da Polônia, que é preso numa torre logo ao nascer por causa de uma profecia, no qual na idade adulta traria grandes desgraças ao reino3. Um bonito trecho do monólogo após ser novamente preso:

Ato II, cena 19. Monólogo de Segismundo

É certo; então reprimamos 
esta fera condição,

esta fúria, esta ambição,
pois pode ser que sonhemos;
e o faremos, pois estamos
em mundo tão singular

que o viver é só sonhar
e a vida ao fim nos imponha
que o homem que vive, sonha
o que é, até despertar.
- Sonha o rei que é rei, e segue

com esse engano mandando,
resolvendo e governando.
E os aplausos que recebe,
Vazios, no vento escreve;
e em cinzas a sua sorte
a morte talha de um corte.
E há quem queira reinar
vendo que há de despertar
no negro sonho da morte?

- Sonha o rico sua riqueza

que trabalhos lhe oferece;
sonha o pobre que padece
sua miséria e pobreza;
sonha o que o triunfo preza,
sonha o que luta e pretende,
sonha o que agrava e ofende
e no mundo, em conclusão,
todos sonham o que são,
no entanto ninguém entende.

- Eu sonho que estou aqui

de correntes carregado
e sonhei que em outro estado
mais lisonjeiro me vi.
Que é a vida? Um frenesi.
Que é a vida? Uma ilusão,
uma sombra, uma ficção;
o maior bem é tristonho,
porque toda a vida é sonho
e os sonhos, sonhos são.


1. WIKIPÉDIA. Calderón de la Barca. Atualizado em: 21 set 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Calder%C3%B3n_de_la_Barca> Acesso em: 02 out 2012.
2. BLOGSPOT. Cada passo que dou... A vida é sonho - Pedro Calderón de la Barca. Postado em: 22 fev 2012. Disponível em: <http://cryslira.blogspot.com.br/2012/02/vida-e-sonho-pedro-calderon-de-la-barca.html> Acesso em: 02 out 2012.
3. MIRANDA, Antonio. Poesia Iberoamericana. Calderón de la Barca. Disponível em: <http://www.antoniomiranda.com.br/iberoamerica/espanha/calderon_de_la_barca.html> Acesso em: 02 out 2012.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Lobo: O Maioral

"Feetal's giz!" Como poderia esquecer de postar algo sobre o maioral, Lobo1. O mais radical anti-herói da DC Comics2. Alienígena humanóide do planeta Czárnia de mais de 400 anos. Com quase dois metros de altura e cento e trinta e oito quilos. Pele branca e duas manchas negras em volta dos olhos vermelhos. Força sobre-humana, olfato super-desenvolvido,  sem nenhuma moralidade, capacidade de cura, imortalidade conseguida no próprio inferno, ao ser recusado por quase colocar tudo a perder por lá e mandado de volta a vida sem prazo definido1. Em "Manual do caçador de recompensas"3, editado em 1999 pela Atitude Publicações, anteriormente Metal Pesado, depois Tudo em Quadrinhos, Edições Fractal e finalmente Atitude, mas que encerrou suas publicações no ano de 19994, Lobo ensina como se tornar um caçador de recompensas "fodão" como ele, no qual ele arrasta um leitor para participar de suas aventuras. 
Entretanto, uma das estórias mais loucas do maioral, sem dúvida é aquela em que ele é contratado pelo Coelhinho da Páscoa para matar o Papai Noel. Publicada ainda quando a editora era chamada Metal Pesado4 em 1998, BD que tinha o título "Lobo versus Papai Noel"5, violenta do início ao fim. Curiosamente, um curta-metragem não oficial, foi criado por um fã, estudante de cinema do American Film Institute6, Scott Leberecht7, 8. O curta pode ser visualizado no youtube9, bem menos violento que a BD, quase fiel a arte sequencial da estória de Keith Giffen10.


 

1. WIKIPÉDIA. Lobo (DC Comics).Atualizado em: 18 abr 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo_(DC_Comics)> Acesso em: 01 out 2012.
2. DC Comics. Disponível em: <http://www.dccomics.com/> Acesso em: 01 out 2012.
3. GRANT, Alan; GOMEZ, Frank; O'NEIL, Kevin; EMOND, Martin; MCCALLUM, Robert; DWYER, Kieron. Lobo Especial nº 1: Manual do caçador de recompensas. São Paulo: Atitude publicações LTDA, out 1999.
4. WIKIPÉDIA. Atitude Publicações. Atualizado em: 20 ago 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Atitude_Publica%C3%A7%C3%B5es> Acesso em: 01 out 2012.
5. GIFFEN, Keith; GRANT, Alan; BISLEY. Simon. Lobo versus Papai Noel. São Paulo: Metal Pesado Editora, 1998.
6. AFI. American Film Institute. Disponível em: <http://www.afi.com/> Acesso em: 01 out 2012.
7. LEBERECHT, Scott. Storyboards. Disponível em: <http://www.scottleberecht.com/Storyboards/Storyboards.html> Acesso em: 01 out 2012.
8. COMICBOOKMOVIE. Exclusive: Scott Leberecht Scott Leberecht On Midnight Son, The Lobo Paramillitary Christmas Special, And The Current Trend Of Comic Book Movies In Hollywood. Postado em: 27 out 2011. Disponível em: http://www.comicbookmovie.com/fansites/GraphicCity/news/?a=48966> Acesso em: 01 out 2012.
9. YOUTUBE. Especial paramilitar de natal. Postado em: 06 set 2010, por Pedro Silva Neto. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=R0BiuOBZl-Y&feature=related> Acesso em: 01 out 2012.
10. CBR. Comic Book Resources. The greatest Keith Giffen stories ever told! Postado em: 19 mai 2010. Disponível em: <http://goodcomics.comicbookresources.com/2010/05/19/the-greatest-keith-giffen-stories-ever-told/> Acesso em: 01 out 2012