sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Os Sete

Última leitura do ano: "Os Sete"1, de André Vianco2. O livro foi lançado em 2000 de forma independente. Tomei conhecimento de Vianco numa entrevista no Jó Soares3, no dia 20 de abril de 2011. Desde então havia ficado a vontade de ler o livro. Então encontrei uma edição da Editora Aleph4 5, publicada esse ano.
Sete vampiros numa caravela naufragada. Cada um com uma habilidade diferente. Apenas seis fazem parte da trama. Sétimo - o último vampiro, surge no capítulo final e tem um livro na sequência, que em breve pretendo ler!


1. VIANCO, André. Os Sete. São Paulo: Aleph, 2016. 432 p.  ISBN: 978-85-7657-338-8.
2. BLOG DO VIANCO. Disponível em: <https://blogdovianco.com/> Acesso em: 30 dez 2016.
3.GLOBO PLAY - PROGRAMA DO JÓ. O escritor André Vianco fala sobre o seu livro. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/1490387/> Acesso em: 30 dez 2016.
4. EDITORA ALEPH. Disponível em; <http://www.editoraaleph.com.br/> Acesso em: 30 dez 2016.
5. EDITORA ALEPH - FACEBOOK. Disponível em; <https://pt-br.facebook.com/editoraaleph> Acesso em: 30 dez 2016.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

A Bela e a Adormecida

O grande Neil Gaiman1 e mais um clássico, um livro para a posteridade, no qual ele revisita outros clássicos da Literatura Infantil, o livro "A Bela e a Adormecida"2. Originalmente publico em 2013: 'The Slleper and the Spindle', na coletânea 'Rags & Bone: New Twists on Timeless Tales'3, da Little Brown4. Publicado no Brasil em 2015, pela Rocco Jovens Leitores5. o livro foi ilustrado com belos desenhos de Chris Riddell6
Os personagens não são nomeados, mas temos uma rainha, de cabelos negros e pele tão branca quanto a neve, que está prestes a se casar com um príncipe. Todavia, ela não está satisfeita com a cerimônia que se aproxima. Três anões que teriam viajado a outro reino em busca de uma bela seda para presentear a rainha, retornam com notícias tenebrosas sobre um outro reino onde uma princesa teria sido enfeitiçada e caiu num sono profundo ao completar dezoito anos, e junto com ela todos os súditos. Mas o mal estava se espalhando e atingindo outros reinos. A rainha abandona tudo, veste sua armadura e segue para solucionar o problema. Após muitos perigos, chega ao castelo guardado por uma velha senhora, que a rainha logo pensa ser a bruxa. Com um beijo desperta a Bela. Pasmem! A Bela era a bruxa e a senhora, a bela que ficou acordada e envelheceu, enquanto a bruxa se rejuvenescia. A bruxa é espetada no coração com o fuso afiado e a bela morre na cama enquanto todos despertavam. Uma história sem final feliz, pois a rainha segue em aventura sem pensar em casar.


1. NEIL GAIMAN. Disponível em; <http://www.neilgaiman.com/> Acesso em: 29 dez 2016.
2. GAIMAN, Neil; RIDDELL, Chris. A Bela e a Adormecida. 1ª ed. Tradução: Renata Pettengill. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2015. 68 p. ISBN: 978-85-7980-249-2.
3. GOODREADS. Rags & Bone: New Twists on Timeless Tales. Disponível em: <http://www.goodreads.com/book/show/17310066-rags-bones> Acesso em: 29 dez 2016.
4. LITTLE, BROWN AND COMPANY. Disponível em: <http://www.littlebrown.com/> Acesso em: 29 dez 2016.
5. ROCCO JOVENS LEITORES. A Bela e a Adormecida: capa + trecho + pré-venda. Disponível em: <http://www.rocco.com.br/a-bela-e-a-adormecida-capa-trecho-pre-venda/> Acesso em: 29 dez 2016.
6. CHRIS RIDDELL. Disponível em: <http://www.chrisriddell.co.uk/> Acesso em: 29 dez 2016.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Toca Meu Coração

O texto abaixo foi pensado para participar de uma coletânea, mas infelizmente não vingou. O local e as pessoas são fictícios.
De qualquer forma, aí está ele!!!

Toca meu coração

Irineu Lima de Albuquerque

Lewis estava em sua bike Schinn modelo Sting-Ray de 1963 com uma flâmula amarela presa atrás no selim com encosto tipo banana, que havia pertencido a seu pai e que estava encostada no celeiro desde que ele se lembra como gente, mas que no último ano, quando completou dezesseis, disse a seu pai que não queria nada, apenas a antiga bicicleta. Seu pai coçou a cabeça e lançou um olhar nostálgico em sua direção como quem trazia a mente antigas lembranças. A Sting-Ray é um clássico para as bicicletas, tem guidão alto e assento de banana com duas barras de ferro que descem e se prendem no quadro próximo ao pneu. No instante em que seu pai assentiu ele saiu correndo para admirá-la mais uma vez e passou todo tempo que tinha livre nos próximos três meses reformando a bike.
A Sting-Ray era a segunda coisa que ele mais gostava. A primeira era seu violão elétrico acústico cutaway, San Vaughan’, um dos modelos assinados por Lewis Holy Davis e que ele trazia às costas enquanto pedalava por Songville, já um tanto quanto surrado, pois ganhou do pai quando tinha oito anos e mal cabia nos seus braços. Todos os dias após chegar da escola, faz sua refeição forçado pela mãe e vai direto tocar e compor. Logo em seguida com ele nas costas sobe na bike e cruza a ponte do Rio Hope – ele e a família moram num pequeno sítio às margens do Rio Hope. Ao cruzar a ponte sempre costuma parar para admirar a fábrica de instrumentos musicais, e mais uma vez fica imaginando como eles magistralmente conseguem construir e dar vida sonora a algo tão mágico e precioso como seu violão. Afinal seus pais deram a ele o nome do morador mais ilustre da cidade Lewis Holy Davis, e sonha em poder um dia sair pelo mundo afora alegrando as pessoas com sua música e quem sabe representando os instrumentos musicais da San Vaughan, assim como fez Lewis Davis.
Seu destino é a Praça do Abolicionista, mas ele não segue direto. Como todos os dias, inclusive nos finais de semana, prefere circular toda a cidade, passando pela loja de instrumentos musicais para apreciar os instrumentos mais uma vez, o conservatório municipal, onde espera um dia poder exprimir seu talento, e passando pela Rua Ella, entre as avenidas Fitzgerald e Armstrong onde mora Mariana Karenina, por quem é apaixonado desde os doze anos. Na verdade, é justamente com ela que ele vai se encontrar na praça, compôs uma música e quer que ela escute.
Derrapando e fazendo poeira para a um metro de distância de Mariana, que o espera com um sorriso faceiro. Com um vestido azul esvoaçante e arco dourado na cabeça e um óculos preto redondo, também com armação dourada, cabelos negros compridos e pés descalços, aproxima-se dando saltinhos e rodopios.
É por isso que você não me saí do pensamento garota!
Você que é cheio de ideias Lewis!
Como cheio de ideias? Você que teima e me fazer sofrer! Mas venha cá, senta aqui no pé da árvore, deixa eu mostrar para você o que fiz.
Outra composição sua? Você sabe que adoro tudo que você faz.
E eu amo ouvir você cantar o que eu escrevo, sua voz sim que é um dom de Deus.
Eu sei que tenho uma voz bonita, todos dizem então eu acredito!
Ah! Acredita é?
Sim! Mas também sei que você é um talento, toca, escreve e canta como ninguém que eu conheço aqui na cidade.
Você diz isso por que gosta de mim. Ainda tenho muito chão para trilhar. Mas vem. Escuta!
Lewis apruma o violão, já um tanto quanto desgastado pelo tempo, mas muito bonito. Braço em mogno escuro, tampo em madeira clara cutaway e roseta decorada em dourado. E começa cantar.

Introdução:
23 20 12 10 23 20 32 34 32 34 20 23 (Re La Si) 2x Sol

Re La Si Re                      La                           Si
Mariana você é muito mais do que um sonho
Re           La             Si          Sol
Embala as noites todas
Re      La      Si         Re   La   Si     Sol
Nada pode mudar o que sinto
Re        La                    Si          Re   La       Si       Sol
Tenho sempre o seu nome em meus lábios
Re La Si
Você está cada vez mais presente
Re    La       Si     Sol
Em minha vida
Re  La  Si  Re  La Si  Re La Si  Re La Si   Re La Si
Mariana Mariana Mariana Mariana Mariana.

Lewis parou de cartar e a observa…
O que houve? Não gostou? Posso mudar, tentar melhorar!
Não é nada disso, é que nunca pensei que um dia alguém faria uma música colocando meu nome. Eu fiquei emocionada.
Puxa! Se soubesse disso teria mostrado a mais tempo a você. Faz um certo tempo que escrevi esse verso e não tinha coragem de cantar para você.
Nem precisa escrever mais nada. Basta repetir esse sempre. Para mim está linda.
Lewis se aproxima de Mariana e tenta beijá-la, mas ela se afasta corando.
Só porque cantou para mim não significa que pode sair me beijando!
Que isso Mari! Você sempre soube o que sinto. Será que não tenho chance?
Lewis… Eu gosto de você também, mas ainda não estou preparada. Você sabe da minha história mais do que ninguém. É meu melhor amigo e não quero estragar isso.
Mariana sofreu bastante com a morte do pai, por quem tinha maior aproximação na família. Ele sempre pediu para ela ter cautela na vida e nunca fazer nada precipitado. Sua mãe assumiu a padaria da família que funciona em baixo da casa, e cuidar de dois meninos e da filha.
Lewis baixou a cabeça e sorriu.
Eu sei! Desculpe Mari! Não quero forçar nada. Mas quando chego perto de você não penso em mais nada, tudo perde o significado se não tiver você.
Isso é lindo Lewis! Obrigado por isso, pela música e por sua presença em minha vida. Prometo que vou me esforçar mais por nós dois. Eu também tenho um profundo sentimento por você.
Mariana se levanta e Lewis a acompanha numa caminhada pelo parque. Os dois calados trocando olhares. Ela estende a mão para ele e sorrir.


Não está um dia lindo? Tudo toca meu coração!

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Arquivo X: Clássicos Volume I

'A verdade está lá fora!' e 'Eu quero acreditar!' são frases que sempre remontam ao seriado Arquivo X1, criado por Chris Carter2. A Editora New Order3, conhecida pela publicação de RPG's4, publicou em volume de capa dura "Arquivo X: Clássicos Volume I"5, com os nove primeiros números das HQ's clássicas, publicadas originalmente pela IDW Publishing6. Com roteiro de Stefan Petrucha7, arte de Charlie Adlard8, cores de George Freeman. A Publicação vem com um poster clássico da série com a frase I want to believe.
Histórias de mistério e intrigas governamentais no estilo de Mulder e Scully.

 

1. FOXPLAY. Arquivo X. Disponível em: <http://www.foxplaybrasil.com.br/show/12651-arquivo-x> Acesso em: 30 nov 2016.
2. FAMOUS BIRTHDAYS. Chis Carter Screenwriter. Disponível em; <http://www.famousbirthdays.com/people/chris-carter.html> Acesso em: 30 nov 2016.
3. NEW ORDER EDITORA. Arquivo X. Disponível em: <http://newordereditora.com.br/?s=ARQUIVO+X> Acesso em: 30 nov 2016.
4. SIGNIFICADOS. RPG. Disponível em: <https://www.significados.com.br/rpg/> Acesso em: 30 nov 2016.
5.  PETRUCHA, Stefan; ADLARD, Charles; FREEMAN, George. Arquivo X: Clássicos Volume I. 1ª ed. Tradução: Gilvan Gouvêa via Crônicas da Magia. Rio de Janeiro: New Order, 2016. 224 p.: il. color. ISBN: 978-85-68458-11-2.
6. IDW PUBLISHING. The X Files. Disponível em: <http://www.idwpublishing.com/the-x-files/> Acesso em: 30 nov 2016.
7. PETRUCHA. Disponível em: <http://www.petrucha.com/> Acesso em: 30 nov 2016.
8. BIOGRAPHY. Chalie Adlar. Disponível em: <http://www.charlieadlard.com/Biography.html> Acesso em: 30 nov 2016.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Antologia HQ

Em terras Tupiniquins se faz quadrinho e muito bem. Muito Bom Por Sinal! "Antologia HQ"1, com organização de Daniel Brandão2, publicado por Fundação Demócrito Rocha3, 4. São trinta histórias em quadrinhos de cearenses ou de artistas radicados no Ceará. Cheias de criatividade, humor e sacadas geniais. Dentre elas a minha favorita: "Pule", com roteiro de Luis Carlos Sousa5 e arte de Nathália Garcia6. É a história de uma gatinha que descobre a liberdade, depois de sofrer abuso.


1. ANTOLOGIA HQ [Histórias em quadrinhos]. Organização: Daniel Brandão. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2016. 120 p. l. color. ISBN: 978-85-7529-744-5. 
2. ESTÚDIO DANIEL BRANDÃO. Disponível em: <http://www.estudiodanielbrandao.com/> Acesso em: 25 nov 2016.
3. EDIÇÕES DEMOCRITO ROCHA. Disponível em: <http://edicoesdemocritorocha.com.br/> Acesso em: 25 nov 2016.
4. MARREIRO, J. J. - LABORATÓRIO ESPACIAL. Projeto HQ-CE & Antologia HQ. Postado em: 12 nov 2016. Disponível em: <http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2016/11/projeto-hq-ce-antologia-hq.html> Acesso em: 25 nov 2016.
5. I HAVE A DREAM - TRUMBLR. Disponível em: <http://luiscarlossousa.tumblr.com/> Acesso em: 25 nov 2016.
6. NAT GARCIA. Disponível em: <http://natnathalia.blogspot.com.br/> Acesso em: 25 nov 2016.
7. FUNDAÇÃO DEMÓCRITO ROCHA. HQ Ceará. Disponível em: <http://fdr.org.br/uane/hqceara/> Acesso em: 25 nov 2016.

domingo, 20 de novembro de 2016

Valerian e Laureline

Esse mês de novembro assisti o trailer do filme que irá estrear em julho de 2017, "Valérian and the city of a thousand planets"1, e fique interessado em saber mais. Fui procurar e descobri que o filme será baseado em uma série de banda desenhada - quadrinhos, cujo primeira aparição se deu em nove de novembro 1967, na edição 420 da revista Pilote2, por Pierre Christin3 - autor, Jean-Claude Mézières4 - arte e Évelyne Tranlé5 - cores, e posteriormente teve álbum próprio pela Dargoud Editeur6,. Inicialmente a série era chamada de Valérian agente espácio-temporal e com o aniversário de quarenta anos em 2007, passou a ser chamada de Valéria et Laureline, nada mais justo. Foram publicados vinte e dois álbuns e ainda em publicação7.
Corri atrás de encontrar alguma edição e por sorte consegui oito edições publicadas em Portugal entre 1970 e 1981, pela Meribérica - Editorial e Comercialização de Direitos, Lda.8.,Graças ao meu amigo Silvyo da Revista e Cia9.
Valerian e Laureline é uma das melhores histórias de ficção científica que li. Criada por autores franceses, nos leva a um mundo de um futuro distante. Agentes do espaço-tempo. A bordo de uma nave da corporação Galaxity, capital do Império Terrano, eles vivem grandes aventuras. Cenários inteligentes, lutam contra em tiranos e ditadores, viajando no tempo e no espaço. O design é clássico, mas dotado de imaginação que dá um sabor raramente igualado com histórias formidavelmente inventivas e com um desenho espetacular!

 

 

         

 

1. YOUTUBE. Valerian and the city of a thousand planets. https://www.youtube.com/watch?v=BtSjVcAN8Qo> Acesso em: 20 nov 2016.
2. WIKIPEDIA. Pilote (périodique). Atualizado em: 02 nov 2016. Disponível em: <https://fr.wikipedia.org/wiki/Pilote_(p%C3%A9riodique)> Acesso em: 20 nov 2016.
3. PIERRE CHRISTIN. Disponível em: <http://www.pierrechristin.com/index.html> Acesso em: 20 nov 2016.
4. MEZIERES - NOOSFERE. Disponível em: <http://www.noosfere.org/mezieres/> Acesso em: 20 nov 2016.
5. MEZIERES - NOOSFERE. Bio Évelyne Tranlé. Disponível em: <http://www.noosfere.org/mezieres/pages/bio/biotranleT.asp> Acesso em: 20 nov 2016.
6. VALERIAN BD ÈDITION DARGOUD. Disponível em: <http://www.dargaud.com/bd/Valerian>
7. WIKIPÉDIA. Valerian. Atualizado em: 20 out 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Val%C3%A9rian> Acesso em: 20 nov 2016.
8. WIKIÉDIA. Meribérica. Atualizada em: 27 abr 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Merib%C3%A9rica> Acesso em: 20 nov 2016.
9. FANPAGE REVISTA & CIA. Disponível em: <http://revistascia.vitrinevirtual.net/> Acesso em: 20 nov 2016.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Drácula: A Obra Completa

"Drácula: A Obra Completa"1, graphic novel publicada originalmente por Dynamite Entertainment2, adaptação do livro de de Bram Stoker3, por Leah Moore4 e John Reppion4, com arte de Colton Worley5, publicada em cinco capítulos. Edição colorida em capa dura publicada por Mythos Editora6, em 2015. A publicação ainda vem com o conto "O Hóspede de Drácula" e capas de John Cassaday7.
Um clássico que não precisa de apresentações!!!


1. STOKER, Bram (roteiro original); Leah Moore John Reppion (adaptação);  Colton Worley (arte). Drácula: a obra completa. Tradução: Dandara Palankof. São Paulo: Mythos Editora, 2015. 184 p. ISBN: 978-85-7867-206-5.
2. DYNAMITE ENTERTAINMENT. Disponível em: <http://www.dynamite.com/htmlfiles/> Acesso em: 11 nov 2016.
3. SPECTRUM. Bram Stoker. Disponível em: <http://www.spectrumgothic.com.br/literatura/autores/stoker.htm> Acesso em: 11 nov 2016.
4. MOOREREPPION. Disponível em: <moorereppion.com> Acesso em: 11 nov 2016.
5. ARTIST COLTON WORLEY - BLOGSPOT. Disponível em: <http://coltonworleyartist.blogspot.com.br/> Acesso em: 11 nov 2016.
6. MYTHOS EDITORA. Drácula: a obra completa. Disponível em: <https://www.mythoseditora.com.br/catalogo/default.asp?acao=detalhe_produto&cod_produto=4908&categ0=&categ1=&categ2=> Acesso em: 11 nov 2016.
7. ORIGINAL ART JOHN CASSADAY. Disponível em: <http://www.johncassaday.com/art.php> Acesso em: 11 nov 2016.

domingo, 30 de outubro de 2016

Another

Terminei a leitura de "Another"1, de Yukito Ayatsuji2. A edição que li foi publicada no Brasil pela Editora JBC3, em 2015. Originalmente アナザー, Anazā, teve a primeira edição publicada no Japão em 2009, por Kadokawa Shoten Co., Ltd.4, em Tóquio. Livro de grande sucesso teve adaptação para mangá, animação e até um longa metragem live-action.
É um livro de terro light! A história se passa em 1998. Terror que envolve jovens estudantes que se encontram próximo à morte. Isso porque uma determinada turma, a turma 3-3, no ano de 1972, na qual um dos alunos morre e seus colegas de turma comprometidos com o colega, passam a se comportar como se ele ainda estivesse na turma. Na conclusão ao tirarem uma foto, lá estava ele no meio da turam. Desde então, em alguns anos, os anos que tem, várias mortes acontecem entre os alunos e familiares próximos5. Quem é o morto?

 

1. AYATSUJI. Yukito. Another. 1ª ed. Tradução: edward Kondo. São Paulo: Editora JBC, 2015. 394 p. ISBN: 978-85-457-0124-8.
2. GOODREADS. Yukito Ayatsuji. Disponível em: <http://www.goodreads.com/author/show/3201493.Yukito_Ayatsuji> Acesso em: 30 out 2016.
3. EDITORA JBC. Another chega ao Brasil. Postado em: 30 jan 2013. Disponível em: <http://www.editorajbc.com.br/2013/01/30/another-chega-ao-brasil/> Acesso em: 30 out 2016.
4. PUBLISHERWEEKLY. Global Publishing Leaders 2016: Kadokawa Shoten Publishing Co., Ltd. Postado em: 26 ago 2016. Disponível em: <http://www.publishersweekly.com/pw/by-topic/industry-news/publisher-news/article/71294-global-publishing-leaders-2016-kadokawa-shoten-publishing-co-ltd.html> Acesso em: 30 out 2016.
5. WIKIPÉDIA. Another. Atualizado em: 08 jul 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Another> Acesso em: 30 out 2016.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Star Trek - Jornada nas Estrelas

Hoje li duas graphic novels relacionas à Star Trek - Jornada nas Estrelas1, "Jornada nas Estrelas: Cidade à beira da eternidade"2 e "Star Trek: Nos domínios da escuridão"3
A primeira é a quadrinização do roteiro original do episódio vinte e oito da primeira temporada do seriado (1966-1967) "The City on the Edge of Forever (Cidade à Beira da Eternidade)"4, o roteiro original é de Harlan Jay Ellison5 - um dos maiores escritores de ficção científica, o episódio foi considerado um dos melhores da franquia Star Trek.
A segunda já usando como caracterização a nova formação dos personagens para o cinema, no qual os tripulantes da Enterprise enfrentam os membros rebeldes da Federação, intitulados Seção 31, numa trama que incita uma guerra envolvendo os Klingons e os Romulanos.
Publicações da Mythos Editora6 e originalmente publicadas pela IDW Publishing7

 

1. TREKBRASILIS. Disponível em; <http://www.trekbrasilis.org/> Acesso em: 28 out 2016.
2. ELLISON Harllan (roteiro original); TIPTON, Scott & TIPTON, David (adaptação); RYALL, Chris (arte). Jornada nas Estrelas: Cidade à beira da eternidade. Tradução: Érico Assis. São Paulo: Mythos Editora, 2016. ISBN: 978-85-7867-226-3.
3. JOHNSON, Mike (roteiro); ORCI, Roberto (consulto); FAJAR, Erfan & BALBONI, Claudia (arte); KARUNIAWAN, Agri (arte adicional); CASTELVETRO, Marina (arte-final). Star Trek: nos domínios da escuridão. Tradução: Érico Assis. São Paulo: Mythos Editora, 2016. ISBN: 978-85-7867-224-9.
4. NOGUEIRA, Salvador - TREKBRASILIS. Guia de episódios. Disponível em: <http://www.trekbrasilis.org/guia-de-episodios/> Acesso em: 28 out 2016.
5. SFE ENCYCLOPEDIA. Authors: Ellison, Harlan. Postado em: 27 set 2016. Disponível em; <http://www.sf-encyclopedia.com/entry/ellison_harlan> Acesso em: 28 out 2016.
6. MYTHOS BOOKS. Jornada nas estrelas: cidade à beira da eternidade. Disponível em: <https://www.mythoseditora.com.br/catalogo/default.asp?acao=detalhe_produto&cod_produto=5106&categ0=&categ1=&categ2=> Acesso e> 28 out 2016.
7. IDW PUBLISHING. Star Trek. Disponível em: <http://www.idwpublishing.com/?s=star+trek&submit=Search> Acesso em: 28 out 2016.

Ponto de Criação: Contos e Crônicas de Temática Livre

Hoje recebi os meus livros da coletânea "Ponto de Criação: Contos e Crônicas de Temática Livre"1, onde mais uma vez tive o prazer e a honra de participar como um dos autores de uma coletânea. Teve como organizador Alfer Medeiros2 e publicado pela Andross Editora3.
A coletânea reuniu texto de autores de diversos estados do Brasil e é dedicada à memoria de Marcia Miyasaki4, 5.
SINOPSE: 
"A inspiração e o empenho são retas perpendiculares que, quando finalmente se cruzam, dão início ao ponto de criação: o exato momento em que as histórias começam a se formar. É a partir daí que o escritor se dá conta exatamente de onde quer chegar com sua trama, com seus personagens e com a emoção de seus leitores"3.


1. ALFER, Medeiros (Organizador). Ponto de Criação: Contos e Crônicas de Temática Livre. São Paulo: Andross Editora, 2016. 434 p. ISBN: 978-85-99267-05-9.
2. ALFER MEDEIROS. Disponível em: <http://www.alfermedeiros.com.br/> Acesso em: 28 out 2016.
3. ANDROSS EDITORA. Ponto de Criação: Contos e Crônicas de Temática Livre. Disponível em: <http://www.andross.com.br/livro_publicado.php?evto=143> Acesso em: 28 out 2016.
4. ALIANÇA CULTURAL BRASIL - JAPÃO. NOTA DE FALECIMENTO - Marcia Naomi Miyasaki. Disponível em: <http://www.acbj.com.br/index.php/nota_falecimento_marcia_miyasaki/> Acesso em: 28 out 2016.
5. MOURA, Sandro - TIOZINHO NERD. [resenha] Contos e Poemas de Marcia Miyasaki. Postado em: 21 out 2016. Disponível em: <https://tiozinhonerd.wordpress.com/2016/10/21/resenha-contos-e-poemas-de-marcia-miyasaki/> Acesso em: 28 out 2016.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Blues

"Blues"1, de Robert Crumb2 é uma viagem pela música americana, mais especificamente à música dos antigos, a música negra americana nos idos de 1920. Crumb nos apresenta a História do blues na sua raiz e todo o melodrama que este ritmo acompanha. Sua arte inconfundível e suas tiradas inteligentes, acompanhadas de seu mau humor e visão da realidade. As capas de disco que ele fez a arte, incluindo uma de um disco (LP) que tenho e que comentei aqui no blog: Cheap Thrills - Big brother & the Holding Company3. A graphic novel foi publicada em 2010 pela Conrad Editora do Brasil4.


1. CRUMB, Robert. Blues. 2 ed. Tradução: Daniel Galera. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2010. 106 p. ISBN: 978-85-7616- 380-0.
2. ROBERT CRUMB. Disponível em: <http://www.crumbproducts.com/> Acesso em: 17 out 2016.
3. IRINEU ALBUQUERQUE - BLOGSPOT. Cheap Thrills - Big brother & the Holding Company. Postado em: 18 nov 2015. <http://irineu-bandadesenhadaefantasia.blogspot.com.br/search?q=Cheap+Thrills> Acesso em: 17 out 2016.
4. CONRAD EDITORA DO BRASIL. Crumb. Disponível em: <http://www.lojaconrad.com.br/lojas/conrad/__home.cfm?inputBusca=crumb&x=0&y=0> Acesso em: 17 out 2016.

domingo, 16 de outubro de 2016

As Pedras Élficas de Shannara

O segundo livro da Trilogia de Shannara1, de Terry Brooks2, "As Pedras Élficas de Shannara"3, é muito melhor que o primeiro livro - A espada de Shannara4, já postado a respeito aqui no blog. Na verdade Terry Brooks escreveu nove séries sobre o universo de Shannara, totalizando vinte e cinco livros e quatro novelas1. No Brasil, além dos dois primeiros livros da primeira trilogia, publicado pela Editora Saída de Emergência que agora está relacionada à Editora Arqueiro5, foi publicado também pela Editora Bertrand6, a série A Viagem, com três livros: Ilse, A Bruxa; Antrax, A Criatura; e, Morgawr, , O Bruxo7, que ainda não li. Abaixo, lista dos livros por ordem de publicação8:

The Original Shannara Trilogy
Heritage of Shannara
Word & Void
Voyage of the Jerle Shannara
High Druid of Shannara
Genesis of Shannara
Legends of Shannara
Paladins of Shannara
The Dark Legacy of Shannara
The Defenders of Shannara

O segundo livro da trilogia serviu de partida para o seriado de TV As Crônicas de Shannara10. os mesmo personagens, mas o seriado tem diferenças gritantes em relação ao livro, a primeira temporada terminou exatamente onde termina a história do livro. Entretanto, toda a trama foi alterada. Claro que para exibir na TV algumas coisas do livro não ficariam bem. Todavia, o livro é épico e deve ser lido pelos fãs!!


1. SHANNARA BRASIL. Livros. Disponível em: <http://shannarabrasil.com/livros/> Acesso em: 16 out 2016.
2. TERRY BROOKS. Disponível em: <http://terrybrooks.net/> Acesso em: 16 out 2016.
3. BROOKS, Terry. As Pedras Élficas de Shannara. Tradução: Ana Cristina Rodrigues. Rio de Janeiro: Saída de Emergência, 2014. 512 p. ISBN: 978-85-67296-20-3.
4. ALBUQUERQUE, Irineu - BLOGSPOT. A espada de Shannara. Postado em: 29 set 2016. Disponível em: <http://irineu-bandadesenhadaefantasia.blogspot.com.br/2016/09/a-espada-de-shannara.html> Acesso em: 16 out 2016.
5. EDITORA ARQUEIRO. Terry Brooks. Disponível em: <http://www.editoraarqueiro.com.br/busca/?q=terry%20brooks> Acesso em: 16 out 2016.
6. GRUPO EDITORIAL RECORD. Bertrand Brasil. Disponível em; <http://www.record.com.br/grupoeditorial_editora.asp?id_editora=2> Acesso em: 16 out 2016.
7. IÇA - REAÇÕES ADVERSAS. Resenha: série  A Viagem - Terry Brooks. Postado em: 27 set 2011. Disponível em:  <https://reacoesadversas.wordpress.com/2011/09/27/resenha-serie-a-viagem-terry-brooks/>  Acesso em: 16 out 2016.
8. GOODREADES. Shannara (chronological Order) series. Disponível em: <http://www.goodreads.com/series/43574-shannara-chronological-order)> Acesso em: 16 out 2016.
9. GOODREADS. Shannara - Terry's Suggestes Order for New readers series. <http://www.goodreads.com/series/99160-shannara---terry-s-suggested-order-for-new-readers> Acesso em: 16 out 2016.
10. SHANNARA BRASIL. Série. Disponível em: <http://shannarabrasil.com/serie/> Acesso em: 16 out 2016.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Caraíba

"Caraíba"1, de Flavio Colin2, 3 (20 junho 1930 - 13 agosto 2002), mais uma obra extraordinária, desse impressionante e indistinguível artista! Sua arte pode ser reconhecida ao examinar um único desenhar! Publicada em 2007 pela Editora Desiderata4, conta a história do caçador Caraíba, nascido no Alto Amazonas, num seringal. Caçador de animais silvestres para vender suas peles, tem sua vida transformada após um encontro com o Curupira, transformando-se num protetor da fauna e flora.


1. COLIN, Flavio. Caraíba. Rio de Janeiro: Desiderata, 2007.
2. WIKIPÉDIA. Flavio Colin. Atualizado em: Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Flavio_Colin> Acesso em: 14 out 2016.
3. SANTANA, Leonardo - BIGORNA. Mestre do quadrinho nacional: Flavio Colin. Postado em: 22 mai 2006. Disponível em: <http://www.bigorna.net/index.php?secao=biografias&id=1148261005> Acesso em: 14 out 2016.
4. EDITORA DESIDERATA - BLOGSPOT. Disponível em; <http://editora-desiderata.blogspot.com.br/> Acesso em: 14 out 2016.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Valentina 66-68 Guido Crepax

"Valentina 66-68"1, de Guido Crepax2 (pseudônimo do italiano Guido Crepas, 15 jul 1933 - 31 jul 2003), publicado pela Editora Conrad3, em 2007. Originalmente publicado na década de 1960. 
Fazendo parte do encadernado as histórias: 'A descida'; 'Un poco loco' (Linusalmare, 1967 - Milano Libri; 'A força da gravidade'; 'Funny Valentine' (Linus nº 27, 1967 - Milano Libre); e 'Valentina de botas' (Ali Baba nº 2, 1968). A publicação da Conrad vem com uma capa dupla e sobrecapa, que é um poster em sépia de um lado e do outro um mapa referente ao subterrâneo visitado por Valentina4, 5.
Valentina é uma heroína fora do seu tempo, pois era libertária! Os texto e as imagens de Crepax são repletas de informação, com ângulos cinematográfico e psicodélicos.




1. CREPAX, Guido. Valentina 66-68. Tradução: Michele de Aguiar Vartuli. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2007. 154 p. 
2. WIKIPEDIA. Guido Crepax. Atualizado em: 27 set 2016. Disponível em: <https://it.wikipedia.org/wiki/Guido_Crepax> Acesso em: 11 out 2016.
3. CONRAD EDITORA DO BRASIL. Disponível em: <http://www.lojaconrad.com.br/lojas/conrad/__home.cfm> Acesso em: 11 out 2016.
4. GUIA DOS QUADRINHOS. Valentina 66-68. Disponível em: <http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/valentina-66-68/va033101/43071> Acesso em: 11 out 2016.
5. ASSAMI, Marcelo Ferlin - ROLLINGSTONE. Guia de Livro: Valentina pro Freud. Postado em: 03 jun 2015. <http://rollingstone.uol.com.br/guia/livro/valentina/> Acesso em: 11 out 2007.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O Legado de Júpiter

"O Legado de Júpiter"1, diria que é a melhor HQ de super heróis do ano. Roteiro de Mark Millar2 e arte de Frank Quitely3 - pseudônimo de Vincent Deighan. Originalmente publicado por Millarword Limited4, e publicado no Brasil pela Panini5
Encadernado de capa dura com os cinco primeiros números da série. A arte de Quitely é criticada por muitos, assim como Millar segue a cartilha do super herói que todos conhecemos, mas particularmente eu gostei do todo, ficou algo agradável de se ler e ver. Assim, espero ansioso pelo volume 2.
"Chloe e Brandon são os filhos dos maiores heróis do mundo. Eles conseguem ficar à altura de seus pais? Era um tempo mais simples para os super-heróis. Uma época em que, apesar das dificuldades, era fácil distinguir o objetivo principal dos heróis: o bem da comunidade. Hoje, o mundo mudou, novas crises o ameaçam e superseres diferentes cuidam dele. Entretanto, certos valores são difíceis de morrer…"5


1. MILLAR, Mark; QUITELY, Frank. O legado de Júpiter. Tradução e edição: Levi Trindade. Barueri, SP: Panini Books, 2016.
2. WIKIPEDIA. Mark Millar. Atualizado em: 05 out 2016. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Mark_Millar> Acesso em: 10 out 2016.
3. COMIC VINE. Frank Quitely (person). Disponível em: <http://comicvine.gamespot.com/frank-quitely/4040-7369/> Acesso em: 10 out 2016.
4. MILLARWORDTV. Disponível em; <http://www.millarworld.tv/> Acesso em: 10 out 2016.
5. PANINI COMICS. O legado de Júpiter. Disponível em: <http://www.paninicomics.com.br/web/guest/productdetail?viewItem=833343> Acesso em: 10 out 2016.

Max Almanaque: Mirza A Mulher Vampiro

"Max Almanaque: Mirza A Mulher Vampiro"1, 2, publicado em 2002 pela Editora Escala3, foi uma edição especial em comemoração aos trinta e cinco anos da personagem! 
Criada em 1967 por Eugenio Colonnese4 (03 set 1929 - 08 ago 2008), nascido na Itália e imigrou para a Argentina ainda criança, mudou-se para o Brasil em 1964. Começou a publicar quadrinhos em 1949. Colonnese criou Mirza e também o Morto do Pântano muito antes dos famosos Vampirella, lançada quase um ano depois, e O Monstro do Pântano, em 1969. O especial com vinte e uma histórias da vampira Mirza, cheia de desejos, tem também roteiros de de outros autores: Luis Quevedo, Luis Meri e Oswaldo Talo.
Mirela Zamanova - Mirza a sétima filha de um nobre polonês cuja linhagem foi amaldiçoada. Durante um incidente no qual quase foi estuprada pelo namorado da irmã, a maldição de sua família a transformou em uma vampira. Adotou o nome de Mirza e passou a errar pelo. As vezes se passa por modelo profissional e é auxiliada por seu criado corcunda Brooks.


1. COLONNESSE, Eugenio. Max Almanaque: Mirza A Mulher Vampiro. São Paulo: Editora Escala, 2002. 260 p.
2. WIKIPÉDIA. Mirza, a mulher vampiro. Atualizado em: 27 jun 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mirza,_a_mulher_vampiro> Acesso em: 10 out 2016.
3. EDITORA ESCALA. Disponível em: <http://www.escala.com.br/> Acesso em: 10 out 2016.
4. WIKIPÉDIA. Eugênio Colonnese. Atualizado em: 14 ago 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Eug%C3%AAnio_Colonnese> Acesso em: 10 ou 2016.

domingo, 9 de outubro de 2016

Star Wars: Lordes dos Sith

"Star Wars: Lordes dos Sith"1, livro que aborda o novo cânone do Universo Expandido de Star Wars2, 3, no qual tudo que foi feito antes de 2014 é dito Legends, e não faz parte do Universo Expandido. O autor desse livro é Paul S. Kemp4 que já escreveu muita coisa para Star Wars. Publicado pela Editora Aleph5, o livro aborda uma história na qual Darth Vader e o Imperador Palpatine enfrentam juntos uma rebelião no planeta Ryloth. Uma rebelião pela liberdade do planeta explorado por suas especiárias e escravidão do seu povo. Os Twi'leks Cham  Symdulla - um idealista que busca libertar seu povo e Isval - uma ex-escrava vingativa, heróis ou mártires?! Uma semente plantada na grande rebelião. Todavia, tudo também não passou de um teste, para Vader provar sua lealdade à Palpatine. Um livro fantástico e que li num único dia.


1. KEMP, Paul S. Star Wars: Lorde dos Sith. Tradução: Henrique Guerra. São Paulo: Aleph, 2016. 352p. ISBN: 978-85-7657-303-6.
2. COSTA, JORGE ARRUDA - REVISTA GALILEU. Como conhecer o universo expandido de Star Wars. Postado em: 18 dez 2015. isponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2015/12/como-conhecer-o-universo-expandido-de-star-wars.html> Acesso em: 09 out 2016.
3. STAR WARS BRASIL. Disponível em: <http://br.starwars.com/> Acesso em: 09 out 2016.
4. PAUL S. KEMP, FICTIONEER. Star Wars. Disponível em: <http://paulskemp.com/?s=STAR+WARS> Acesso em: 09 out 2016.
5. EDITORA ALEPH. Star Wars: Lordes dos Sith. Disponível em: <http://www.editoraaleph.com.br/site/star-wars-lordes-dos-sith.html> Acesso em: 09 out 2016.

sábado, 1 de outubro de 2016

O Fantasma: Suzie

"O Fantasma: Suzie"1, escrito poe Lee Falk2 e arte de Wilson McCoy3, 4. Originalmente intitulada The Hiseas Hijackers e também The Governor and Suzie, foi publicada em tiras diárias, de 26 julho de 1943 a 26 de fevereiro de 1944. Publicada pela Pixel Media da Ediouro5..
O Espírito Que Anda ou Que Caminha, encontra-se a bordo de um navio, o décimo terceiro que será roubado por piratas, sob o comando do General, que também é governador em uma província em uma país fictício.


1. FLAK, Lee; MCCOY, Wilson. O Fantasma: Suzie. Otacílio s'Assunção (OTA). Rio de Janeiro: Pixel Media, 2016.
2. THE PHANTON COMICS. Lee Falk. Disponível em: <http://thephantomcomics.com/lee-falk/> Acesso em: 01 out 2016.
3. WILSON MCCOY ARTWORK. Disponível em: <http://www.wilsonmccoy.com/mccoyphantom.htm> Acesso em: 01 out 2016.
4. THE ART OF WILSON MCCOY. Disponível em: <http://www.wilsonmccoy.com/index.htm> Acesso em: 01 out 2016.
5. EDIOURO. Disponível em: <http://www.ediouro.com.br/novo/> Acesso em: 01 out 2016.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A Espada de Shannara

"A Espada de Shannara"1, de Terry Brooks2 é o primeiro livro de uma trilogia. Atualmente no canal SyFy3, recentemente terminou a primeira temporada de "As Crônicas de Shannara"4, minissérie baseada no segundo livro da trilogia "As Pedras Élficas de Shannara. Originalmente The Sword of Shannara publicado nos EUA por The Randon House Publishing  Group em 2002. O primeiro volume que li foi publicado no Brasil por "Saída de Emergência Brasil Editora Ltda"5, através do selo Coleção BANG!
Terry é advogado, começou a escrever o primeiro livro quando ainda fazia faculdade e levou sete anos para concluí-lo. Publicou em 1977 e ficou quase seis meses entre os mais vendidos do The New York Times.
Contam as lendas que as Grandes Guerras do Passado destruíram o mundo. Mas, o mundo do futuro vive em relativa paz. Vivendo no bucólico Vale Sombrio, o meio elfo Shea Ohmsford pouco sabe sobre esses conflitos. Até ao dia em que ressurge uma terrível ameaça: o Lorde Feiticeiro - um antigo druida, que todos julgavam morto e planeja regressar e destruir o mundo para sempre. A única arma capaz de deter esse poder das trevas é a Espada de Shannara, que apenas pode ser usada por um herdeiro legítimo de Shannara. Shea é o último dessa linhagem, e é sobre os seus ombros que repousam as esperanças de todas as raças que é composta por humanos espalhados em povoados, elfos, gnomos, trools e anões que sobreviveram no subsolo após as guerras. Por isso, quando um aterrorizante Portador da Caveira enviado pelo Lorde Feiticeiro voa até ao Vale Sombrio para destruir Shea, começa a maior aventura da sua vida. E é auxiliado pelo druida Allanon, seu irmão Flick e o  amigo Menion.


Resultado de imagem para cronicas de shannara sy fy6

1. BROOKS, Terry. A Espada de Shannara. Tradução: Ana Cristina Rodrigues. Rio de Janeiro: Saída de Emergência, 2014. 554 p. ISBN: 978-85-67296-13-5.
2. TERRY BROOKS. Disponível em; <http://terrybrooks.net/> Acesso em: 29 set 2016.
3. CANAL SYFY. Disponível em: <http://syfy.globo.com/>  Acesso em: 29 set 2016.
4. SYFY. Conheça Shannara Chronicles. Postado em: 02 mai 2016. Disponível em: <http://syfy.globo.com/programas/shannara-chronicles/materias/conheca-shannara-chronicles.html> Acesso em: 29 set 2016.
5. SAÍDA DE EMERGÊNCIA. A Espada de Shannara. Disponível em: <http://www.saidadeemergencia.com/produto/a-espada-de-shannara/> Acesso em: 29 set 2016.
6. IMAGEM. The Shannara Chronicles. Disponível em: <http://lasoga.org/el-seriefilo-enero-de-2016/> Acesso em: 29 set 2016.