A arte é capaz de mudar o mundo. As Sete Artes são consideradas a Música, a Dança, a Pintura, a Escultura, a Literatura, o Teatro e o Cinema (chamado de sétima arte)1. A oitava e a nona Artes são respectivamente, a Fotografia e a Banda Desenhada (Quadrinhos - Comics)2. O Videogame é uma das mídias contemporâneas de maior ascensão e considerada a décima arte3. A décima-primeira arte: Imagem Digital (da qual o Videogame é derivado).
Banda desenhada, BD, história aos quadradinhos ou história em quadrinhos, quadrinhos, gibi, HQ, revistinha é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. Também é conhecida por arte sequencial, (traduzido do original sequential art), criado pelo quadrinista Will Eisner de definir "o arranjo de fotos ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma idéia", é comumente utilizado para definir a linguagem usada nesta forma de representação. Fotonovela e um infográfico - representações visuais de informação - jornalístico também podem ser considerados formas de arte seqüencial1.
Gibi foi o nome a uma revista lançada no Brasil em 12 de abril de 1939 com vários personagens de HQ pela editora RGE - Grupo Globo. Este termo generalizou-se abrangendo agora todas as revistas de banda desenhada4.
As HQs sempre estiveram presentes na minha vida. Praticamente aprendi a ler com elas, e posso dizer que muita coisa instrutiva pode ser extraída dali. Pode-se encontrar nas livrarias BDs que contam a História do Brasil, literatura nacional e internacional. Infantis, adultas, divertidas, eróticas, etc. Capazes de divertir e fazer pensar, levando para mundos e sonhos diversos.
Devo dizer que fui arrebatado de vez nos idos de 1984 (e nessa época desconhecia o termo banda desenhada e arte seqüencial) quando me deparei na banca de revista que sempre visitava com o exemplar número 1 das revistas de Batman e Superman da Editora Abril. Comprei de imediato e somente uns dez anos depois com o término da faculdade e em seguida com meu casamento que fui abandonar o hábito de ler HQ. E daí em diante somente raramente lia alguma através de meu irmão que continuava a comprar. Mesmo as minhas eu nunca mais havia relido.
Entretanto, a partir de 2010 voltei a ler, inicialmente baixando scans de alguns sites, quando peguei novamente o gosto e passei a comprar novamente e reler as antigos números que possuía. Mas agora não preso apenas a Marvel e DC, mas tendo um mundo de diversas editoras. Arte européia, nacional e qualquer coisa nova e inédita que tinha em mãos. Aos poucos vou comentando por aqui. Nesse meio tempo devo também dizer que adorava e adoro ler livros que da mesma forma tem uma força incrível de transportar para diversos lugares e mundos, mas confesso, deliro com os quadrinhos!!
1. Wikipédia. Banda desenhada. http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_desenhada Acesso: 09 jun 2011.
2. Wikiversidade. Introdução a historia da arte. http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:7aWmSlTr5P0J:pt.wikiversity.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Hist%C3%B3ria_da_Arte+decima+primeira+arte&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a&source=www.google.com.br Acesso: 09 jun 2011.
3. Décima Arte A, os Videogames – Arquitetura virtual na criação de microuniversos interativos http://nowloading.pbworks.com/f/Projeto_FINAL.doc Acesso em: 09 jun 2011.
4. Wikcionário. Gibi. http://pt.wiktionary.org/wiki/gibi Acesso em: 09 jun 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário