"Com um punhado de areia mostrarei o terror a vocês..."
O perpétuo Sandman1,2 é um dos personagens mais emblemáticos do selo Vertigo/DC Comics3. A primeira vez que tive contato com o lorde do sonhar foi nas publicações da Editora Globo3 em novembro de 1989, com a revistas "Sandman: O mestre dos sonhos"5, dos quais ainda conservo até hoje os tinta e oito primeiros fascículos e um especial "Sandman: A canção de Orpheus"6, que conta a estória de Orpheus, filho de Sandman (Morfeus) com uma humana.
No total são 75 números de Sandman, com treze arcos, no brasil foram publicados dez arcos:
- Sandman: Prelúdios e noturnos (01 a 09)
- Sandman: A casa de bonecas (10 a 16)
- Sandman: Terra dos sonhos (17 a 20)
- Sandman: Estação das brumas (21 a 28)
- Sandman: Espelhos distantes (29 a 31)
- Sandman: Um jogo de Você (32 a 37)
- Sandman: Convergência (38 a 40)
- Sandman: Vidas breves (41 a 49)
- Sandman: Fim dos mundos (51 a 56)
- Sandman: Entes queridos (57 a 69)
- Sandman: Despertar (70 a 73)
- Sandman: Exílio (74)
- Sandman: A tempestade (75)
No primeiro volume Sandman é aprisionado em 1916 na Inglaterra pelo mago Burgess, que na verdade queria capturar a irmã "Morte". Fica então aprisionado até 1988. Nesse período, várias pessoas na Terra foram acometidas de uma estranha doença do sono, das quais foram libertadas no mesmo instante em que, por descuido, Burgess quebra o circulo mágico que o prendia passando a roda de sua cadeira por cima do mesmo. Nu e desprovido de suas armas ou ferramentas, ele parte em busca das mesmas: uma algibeira, um elmo e um rubi, inicia-se o arco Prelúdios e noturnos, com seu retorno ao sonhar.
No volume três um encontro com nada mais, nada menos que John Constantine o mago inglês que tinha a posse da algibeira, mas que caiu nas mão de Rachel, uma amiga, que estava totalmente perdida em sonhos com o pó da mesma. No volume quatro tem que partir logo em seguida para o inferno, uma vez que seu elmo está com um demônio choronzon, o inferno então era dominado por um triunvirato: lucifer, beelzebub e azazel. Tem então que duelar com chorozon pelo seu elmo, sagrando-se vencedor. Na saída, intimidado pelos demônios, pelos sonhos não ter poder, então para sair, ele pergunta "Que poder teria o inferno, se os prisioneiros daqui não fossem capazes de sonhar com o céu?", então um caminho é aberto e ele se retira das profundezas. No volume cinco faz uma visita a Liga da Justiça e fala com Scott Free e o marciano Ajax, que lhe dão uma dica da localização do rubi, que estava na pose do Dr. Destino, paciente do Asilo Arkham, aquele do morcego, herdado de sua mãe e que tem o poder de alterar a realidade num eterno sonhar. O rubi estaria num depósito da Liga na cidade de Mayhew. Ao localizá-lo e ao tocar no rubi que queima na sua mão, cai desfalecido. Então Dr. Destino que fugiu do Arkham, recupera o rubi e sai alterando a realidade. A estória rola até o volume sete, quando finalmente Sandman recupera todas as ferramentas. No volume oito um encontro com sua irmão perpétua Morte. Fechando então o ciclo de retorno do sonhar.
Durante os arcos seguintes, Sandman tem contato com vários elementos do universo DC, assim como vários personagens que vão surgindo nos arcos terão significado futuro ou ainda foram utilizados em outra estórias como Sandman apresenta, das quais algumas já citadas no blog em Sandman apresenta: Hellblazer Love Street7, As fúrias8, Os caçadores de sonhos9, Destino - Crônica de mortes anunciadas10 e Lúcifer - O diabo à porta11 último encadernado da Panini Books. Detalhe para as capas, verdadeira obras de arte.
1. WIKIPÉDIA. Sandman (Morfeus). Atualizado em: 20 jun 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sandman_(Morfeus) > Acesso em: 28 jul 2012.
2. WIKIPÉDIA. Sandman (revista em quadrinhos) Atualizado em: 25 jun 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sandman_(revista_em_quadrinhos)> Acesso em: 28 jul 2012.
3. VERTIGO/DC Comics. Disponível em: <http://www.vertigocomics.com/> Acesso em: 28 jul 2012.
4. GLOBO Livros. Disponível em: <http://globolivros.globo.com/> Acesso em: 28 jul 2012.
5. GAIMAN, Neil; KIETH, Sam; DRINGENBERG, Mike; BUSCH, Robbie; e outros. Sandman: O mestre dos sonhos. nº 1 a 38. São Paulo: Editora Globo, nov 1989 - jan 1993.
6. GAIMAN, Neil; TALBOT, Bryan; BUCKINGHAM, Mark; VOZZO, Daniel; MCKEAN, Dave. Sandman: A canção de Orpheus. São Paulo: Editora Globo, 1993.
7. HOGAN, Peter; ZULLI, Michael; LOCKE, Vince; OLIFF, Steve. Sandman apresenta: Hellblazer Love
Street. São Paulo: Brainstore Editora, 2003.
8. CAREY, Mike; BOLTON, John. Sandman apresenta: As fúrias. Tradução Fábio Fernandes. Baureri, SP: Panini
Books, 2010.
9. GAIMAN, Neil; RUSSELL, P. Craig. Sandman apresenta: Os caçadores de sonhos. Tradução: Érico Assis. Barueri, SP: Panini
Comics, 2011.
10. KWITNEY, Alisa (roteiro);WILLIAMS, Kent (arte); ZULLI, Michael (arte);
HAMPTON, Scott (arte); GUAY, Rebecca (arte); VALKENBURGH, Sherilyn Van (arte). Sandman apresenta: Destino - Crônica de mortes anunciadas. Tradução: Edu
Tanaka. Barueri, SP: Panini Books, 2011.
11. CAREY, Mike; HAMPTON, Scott; WESTON, Chis; HODGKINS, James; PLEECE,
Warren; ORMSTON, Dean. Sandman apresenta: Lúcifer - O diabo à porta. Tradução: Érico Assis. Barueri, SP: Panini Books,
2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário