domingo, 4 de dezembro de 2011

Criminal

A BD "Criminal"1, 2 é roteirizada por Ed Brubaker3 e desenhada por Sean Phillips4. Quando penso em anti-herói, penso automaticamente em "Lobo"5, e mais recentemente na série "100 balas"6, já postado aqui no blog. Mas agora vou trazer na lembrança os personagens criados por Brubaker e Phillips, como "Leo Patterson" que aparece no primeiro volume editado pela Panini7 de "Criminal: Covarde", um homem astuto que sempre visualiza uma rota de fuga caso os crimes descambem para um lado não esperado. Leo inicia a BD fazendo pequenos golpes, mas é contactado por um tira que utilizando de artifícios consegue convencê-lo a entrar para o bando e roubar diamantes de um carro-forte que iria para o tribunal. No fim das contas, na verdade o que tinha na maleta eram drogas. Leo é enganado e foge com "Terry Watson" antiga conhecida e mulher de um parceiro morto. Os dois se apaixonam, mas Terry acaba morta, assim como "Tommy Paterson", pai de Leo. Então Leo se revela um vingador e parte para a luta, matando todos os componentes do bando, bem como o verdadeiro dono das drogas, sendo preso no final do volume.
No segundo volume "Criminal: Lawless", "Tracy Lawless", um soldado veterano do Iraque, que volta para investigar as circunstancias do assassinato do Irmão "Rick Lawless". Tracy visita na prisão "Leo Paterson", revelando um ligação entre as estórias do volume 1 e 2. Tracy envolve-se com o bando do irmão que planejavam um assalto. Descobre então que Mallory, pela qual se apaixona e que era amante do irmão, foi a verdadeira culpada pela morte deste. Apaixonado, libera Mallory e se une a gangue de "Sebastina Hyde", mafioso e antigo chefe de seu pai "Teegar Lawless".

 

1. BRUBAKER, Ed & PHILLIPS, Sean. Criminal: Covarde. Volume 1. Val Staples (Cores), Fernando Bertacchini (Tradução). Barueri, SP: Panini Books, 2010.
2. BRUBAKER, Ed & PHILLIPS, Sean. Criminal: Lawless. Volume 2. Val Staples (Cores), Fernando Bertacchini (Tradução). Barueri, SP: Panini Books, 2010.
3. ED Brubaker. Incognito: bad influence. Disponível em: <http://www.edbrubaker.com/> Acesso em: 04 dez 2011.
4. SEAN Phillips. Disponível em: <http://www.seanphillips.co.uk/> Acesso em: 04 dez 2011.
5. WIKIPÉDIA. Lobo (DC Comics). Atualizado em: 23 jun 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo_(DC_Comics)> Acesso em: 04 dez 2011.
6. HOT Site Panini. 100 balas. Disponível em: <http://web.hotsitepanini.com.br/vertigo/series/100-balas/> Acesso em: 04 dez 2011.
7. PANINI. Disponível em: <http://www.paninicomics.com.br/web/guest/home> Acesso em: 04 dez 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário