domingo, 12 de fevereiro de 2012

ZDM

Brian Wood1 (roteiro) e Riccardo Burchielli2 (arte) a maior sacada em estórias de guerra do século 21 "ZDM"3, 4, 5, uma Nova York como centro de um conflito de uma segunda guerra civil estadunidense.

6

Na figura acima, observa-se o cenário da guerra. Com a "ZDM" Zona Desmilitarizada situada na Ilha de Manhattan, as tropas americanas de um lado, na região do Brookliyn, Queens, Long Island e os exércitos do "estado livre" na região de New Jersey e Interior.
O "herói" personagem central é Matthew Roth contratado como fotografo estagiário de uma rede de televisão "Liberty News" e para sua surpresa no primeiro dia, tem que embarcar num helicóptero junto com Victor Fergunson, jornalista ganhador de Prêmio Nobel, em direção a ZDM para uma reportagem. Ao desembarcarem o helicóptero é abatido. Então Matthew se encontra sozinho e território estranho. Conhece Zee uma estudante de medicina que ficou para trás durante a evacuação assim como milhares de pessoas, que continuaram suas vidas em meio o caos e de súbito se transforma no homem de frente no conflito, transmitindo para a "Liberty News". No volume 1 "Terra de ninguém", ele descobre que a vida continuou e as pessoas que ficaram em Manhattan com toda a dificuldade de uma guerra, faz amizades, consegue um lugar para morar e continua a transmitir seu ponto de vista para a emissora. No final da BD tem seu crachá de reporte e a jaqueta roubada e passa a perseguir o ladrão e vai parar nessa perseguição na porta de entrada dos estados livres.
Em "Prisioneiro de guerra" volume 2, sofrendo de uma infecção, é sequestrado e levado para dentro do território dos "estados livres" e descobre que Victor Fergunson está vivo e mantido refém, e passa a ser o negociado para a libertação deste. Ao ser libertado, cai nas mãos das  tropas americanas. É libertado e volta para a ZDM com a missão de negociar. O "exército livre" perde Fergunson, alguém o tirou e foge num furgão, na perseguição o carro bate e ao sair Fergunson é baleado e morto por um atirador da tropa americana, tudo filmado por Matthew, que usa as imagens para garantir sua permanência e pro fim, consegue se livrar do contrato com a "Liberty News" agindo como freelancer e recebendo o apoio de uma outra emissora "World News", através de Kelly Connolly com que se envolve emocionalmente. Nesse volume, conhecemos um pouco mais do passado de Zee.
"Obras publicas" volume 3, dois anos se passaram e os Estados Unidos resolve reconstruir a ZDM e contrata a "Trustwell Inc." uma empresa "suja" e que instiga o conflito criando guerrilhas, o que faz a força de paz da ONU se retirar. Matthew se infiltra na empresa apoiado pela "World News" e se envolve com uma das células terrorista. É tortura e forçado a acompanhar uma "mulher bomba" que explodiria o secretário geral da ONU. Consegue evitar a catástrofe, mas a célula tinha um plano alternativo explodem o carro do secretário. Manipulado pelas tropas americanas e pelo "estado livre", Matthew  consegue armar uma gravação e transmitir para "World News". A ZDM consegue sobreviver.

  

1. BRIAN Wood - Comics & Graphic Novels. Disponível em: <http://www.brianwood.com/> Acesso em: 12 fev 2012.
2. RICCARDO Burchielli. Disponível em: <http://www.facebook.com/pages/Riccardo-Burchielli/133020893402799?sk=wall> Acesso em: 12 fev 2012.
3. WOOD, Brian; BURCHIELLI, Riccardo. ZDM: Terra de ninguém. V. 1. Fabio Fernandes (Tradutor). Barueri, SP: Panini Books, 2009.
4. WOOD, Brian; BURCHIELLI, Riccardo. ZDM: Prisioneiro de guerra. V. 2. Fabio Fernandes (Tradutor). Barueri, SP: Panini Books, 2010.
5. WOOD, Brian; BURCHIELLI, Riccardo. ZDM: Obras públicas. V. 3. Fabio Fernandes (Tradutor). Barueri, SP: Panini Books, 2009.
6. Imagem obtida da referência 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário