sexta-feira, 29 de junho de 2012

O cidadão invisível

"O cidadão invisível"1 é uma BD especial, assim como o título da apresentação de Gilberto Dimenstein2 "Um abrir de olhos", uma vez que a BD é inspirada na obra "O cidadão de papel"3 de Dimenstein. Uma questão de politização, de cidadania, de respeito ao próximo, de estender a mão e ajudar a quem precisa, um ato de caridade, amor. O roteiro de Ivan Jaf4 e arte do incrível Eduardo Ferigato5, ambos com vários trabalhos publicados, traz um desenho limpo e fotografias da cidade de aço e vidros - São Paulo. 
O roteiro conta a estória de "Naco", um garoto de rua que aos olhos de todos é invisível, assim como vários outros moradores de rua que estão a margem da sociedade. O garoto corre as ruas de São Paulo depois de ter fugido de casa, e somente se torna visível quando aponta uma arma para as pessoas. Até ser resgatado por dois "anjos" com a ajuda de "Patrícia" e sua mãe.
O roteiro nos faz pensar na posição que ocupamos na sociedade e o quanto podemos fazer para ajudar ao próximo.
1. JAF, Ivan, FERIGATO, Eduardo. O cidadão invisível. Roteiro: Ivan Jaf; Apresentação: Gilberto Dimenstein; Ilustração: Eduardo Ferigato. São Paulo: Ática, 2011.
2. FACEBOOK. Gilberto Dimenstein. Disponível em: <http://pt-br.facebook.com/pages/Gilberto-Dimenstein/181658241882084> Acesso em: 29 jun 2012.
3. DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel. Disponível em: <http://www.fecra.edu.br/admin/arquivos/O_Cidadao_de__Papel.pdf> Acesso em: 29 jun 2012.
4. WIKIPÉDIA. Ivan Jaf. Atualizado em: 31 mai 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ivan_Jaf> acesso em: 29 jun 2012.
5. BLOGSPOT, Ferigato.  Um pouco de tudo. Disponível em: <http://ferigato-umpoucodetudo.blogspot.com.br/> Acesso em: 29 jun 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário