sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Perry Rhodan: A Prisão do Tempo

No volume 64, "Perry Rhodan: A prisão do tempo"1, escrita por Clark Darlton2, Rhodan envia uma expedição seis homens comandada por Marcel Rous (que já teve contato com os seres invisíveis da outra dimensão) e mais Fritz, Steiner - Físico, nuclear, químico e um dos construtores do aparelho que levariam; Ivã Ragow - Cientista russo, médico, biólogo e zoólogo;  Fred Harras - Técnico em mecânica avançada; Josua - Engenheiro de metalurgia e meteorólogo;  André Noir - Mutante hipno. Todos iriam ao sistema de Morag, onde segundo previsão seria a próxima inserção da outra dimensão. Utilizariam o aparelho que permitiria penetrar na outra dimensão tempo-espacial - um gerador de campo de refração - construído por Marcel Rous e Felmer Lloyd. Acontece que na outra dimensão o tempo passava setenta e duas mil vezes mais lento, e ao penetrar nessa dimensão os seres parecem estátuas, pois seus movimentos são muito lentos.
O sistema de Morag tinha um sol muito parecido com o nosso sol e o segundo planeta - Tats-Tor, possuía uma atmosfera de oxigênio, com a gravidade um pouco maior que a Terra. Habitado por descendentes de árconidas, que se intitularam os novos arcônidas, um povo extremamente orgulhoso e arrogante, cuja capital se chamava Akonar. O cruzador espacial da classe Terra, materializou-se a duas-horas luz de Tats-Tor e a gazela - nave achatada de dezoito metros, partiu rumo ao planeta. Rous e Noir seguem para uma conversa com o administrador para comunicar o que pretendiam realizar no planeta, mas são tachados de espião e se algo acontecesse no planeta seria porque eles estava ali e os dispensa sem acreditar no que estava acontecendo. Posteriormente, Ivã Ragow estava visitando o centro comercial de Akonar, quando foi abordado por policiais e levado ao administrador, que o interpelou sobre o desaparecimento de vários cidadãos de uma cidade a quinhentos quilômetros da capital, acusando os terranos de tramarem contra eles. Retornando para a gazela a mesma parte rumo ao local do desaparecimento. Os novos árconidas, imitem um sinal de captura aos terrano e no instante que chegam a gazela o evento inicia e eles começam a sumir. Então o aparelho é ligado e todos os seis terranos são transportados para a outra dimensão, enquanto toda a população do planeta desaparecia. Uma mensagem foi enviada à Rhodan informando que os eventos esperados estavam acontecendo.
Já na outra dimensão eles percebem que tudo era estranho. Até uma gota de chuva caindo parecia um cristal, paralisado no ar, caindo lentamente. E nos limites do campo uma parede de energia que não poderia ser penetrada. Porém algo inesperado aconteceu, o campo de refração gerado a partir da gazela, que ficou na dimensão normal, que permitiria o retorno, é desligado e eles ficam presos, e a barreira de energia some. Alem dela encontraram seres que pareciam répteis com asas atrofiadas e que viviam em cavernas - que foram nomeados de 'uuuns', pelo som que produziam e que eles acreditavam se tratar dos seres invisíveis. Um vulcão que estava entrando em erupção, mas que naquele ritmo levaria uma eternidade e um raio que teimava em não cair.
Então uma nave não tripulada dos invisíveis aparece, vinda de uma nave-mãe de mais de mil metros de comprimento. Portada de câmeras que eram capazes de reduzir a velocidade das imagens e enxergar aqueles invasores da outra dimensão que se movimentavam tão rapidamente. Todavia, as ações ainda tinha cinco minutos de retardamento. Então uma ordem foi dada e um disparo foi realizado pela nave não tripulada, mas devido a esse atraso, houve tempo de fuga, a luz ali viajava a quatro quilômetros por segundo, o que seria fatal se não fosse esse atraso de cinco minutos. Era possível então ver lentamente os efeitos daquele raio mortífero acontecendo. Os terranos resolvem destruir a nave para em seguida investigá-la.
Ragow teve uma ideia na qual a gravidade estaria relacionada ao tempo e provavelmente gerando uma campo gravitacional poderia tirar seres ou objetos da lentidão daquele mundo, inclusive obter água no estado líquido para se beber. Rous então gera um campo e coloca um dos uuuns dentro, voa e vai aumentado a velocidade e o uuum vai se adaptando ao tempo normal. Infelizmente a comunicação foi difícil uma vez que Noir era um hipno e não telepata, mas podeira incutir imagens ao uuum.
Explorando aquele planeta, Rous teve uma surpresa, encontrou a K-7, que havia sido abduzida no planeta Mirsal III a três meses. A tripulação da nave estava toda a bordo da mesma como se estivessem prestes a realizar uma conferência. Becker, um dos congelados no tempo, estava fechando a porta da sala de comando, foi o primeiro a ser submetido a ação da gravidade. Para Becker haviam se passado apenas sete minutos. Nesse tempo, havia desaparecido com Horrahk e Jeffers, quando via a K-7 se materializar e o tenente Hiller da K-7 os convidou para subir a bordo e estavam juntos na sala de comando para discutir a situação. Degenhoff, operador de radio da K-7, sugere que uma mensagem de pedido de socorro fosse enviada ininterruptamente. Restava apenas esperar o resgate e rezar para que o tempo na dimensão normal não avançasse muito. 


1. DARLTON, Clark.  Perry Rhodan: A prisão do tempo. P.64. 2º ciclo. Tradução: Richard Paul Neto. Ciclo 1 a 5 completo. Postado em 13 abr 2009. Disponível em: <http://josueperini.blogspot.com/2009/04/perry-rhodan-ciclos-01-ao-05-comabr pletos.html> Acesso em: 12 ago 2011.
2. PERRYPEDIA. Clark Darlton. Disponível em: <http://www.perrypedia.proc.org/wiki/Clark_Darlton> Acesso em: 31 jan 2014.

2 comentários:

  1. Sou um grande fã da série Perry Rhodan.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato caro Ednaldo! Você leu as outras? Resenhei desde o primeiro número!

      Excluir