quarta-feira, 22 de julho de 2015

Frankenstein ou O Prometeu Moderno

"Frankenstein ou O Prometeu Moderno"1, de Mary Wolestonecraft Shelley2, 3 (1797-1851), com ilustrações de Bernie Wrightson4. Magistramente editado pela Mythos Editora5 em belíssima edição e originalmente publicado pela Dark Horse Books6.
Mary Shelley foi autora de contos, dramaturga, ensaísta, biógrafa e escritora de literatura de viagens. Entretanto, é mais conhecida por seu romance Frankenstein ou O Prometeu Moderno de 1818. 
Ler esse livro foi um exercício de pura nostalgia e uma grata surpresa, uma vez que no livro de Mary Shelley não cita a procura de Victor por várias partes de corpos que compõem o monstro, nem ele é elevado em uma maca para receber descargas elétricas de raios em uma noite de tempestade, como o cinema apresenta e várias outras mídias. Simplesmente Victor Frankenstein resolve dar a vida a um ser e o faz. O livro é um melodrama Shakesperiano entre criador e criatura. Um ser deformado que foge de seu criador e vive isolado. Aprende a falar e ler secretamente, e a virtude do bem e do amor. Todavia, diante da aberração que é seu ser, entra em desespero. O que o leva a querer uma companheira, mas Victor destroi a fêmea e o monstro resolve se vingar do criador, assassinando o irmão de Frankenstein, uma criada e a noiva. Tudo isso apresentado por meio do relato de cartas do capitão Robert Walton à sua irmã, a Senhora Margaret de Saville, a partir da história contado pelo próprio Victor Frankenstein.
Um clássico imperdível!!!!


1. SHELLEY, Mary Wollstonecraft. Frankenstein ou O Prometeu Moderno. Escrito por Mary Wollstonecraft Shelley; Ilustrações de Bernie Wrighson; Introdução de Stephen King; Tradução Alexandre Callari e Helcio de Carvalho. 1 ed. São Paulo: Mythos Editora, 2014. 258p. ISBN: 978-85-7867-152-5.
2. POETRY FOUNDATION. Mary Wollstonecraft Shelley (1797-1851). Disponível em: <http://www.poetryfoundation.org/bio/mary-wollstonecraft-shelley> Acesso em: 22 jul 2015.
3. WIKIPÉDIA. Mary Shelley. Atualizado em: 13 jul 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mary_Shelley> Acesso em: 22 jul 2015.
4. WRIGTSON. Disponível em: <http://www.berniewrightson.com/> Acesso em: 22 jul 2015.
5. MYTHOS EDITORA. Frankenstein. Disponível em: <https://www.mythoseditora.com.br/catalogo/default.asp?acao=detalhe_produto&cod_produto=4637&loja=book> Acesso em: 22 jul 2015.
6. DARK HORSE. Bernie Wrightson's Frankenstein HC. Disponível em: <https://www.darkhorse.com/Books/15-582/Bernie-Wrightsons-Frankenstein-HC> Acesso em: 22 jul 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário