sábado, 14 de janeiro de 2017

YESHUAH ABSOLUTO

"YESHUAH ABSOLUTO"1, roteiro e arte de Laudo Ferreira2 e arte-final de Omar Viñole3. O nome hebráico Yeshua (ישוע/ יֵשׁוּעַ) é uma forma alternativa de Yehoshua que vem do original paleo-hebráico YEHOSHUA (יהושע) Josué, e é o nome completo de Jesus, Yeshua Hamashiach ישוע המשיח (transliterado ao grego Yeshua fica: Ιησου'α, "Iesua"/"Ieshua" [também Ιησου'ς, "Iesu' "/"Ieshu' "/"Iesus"]; Yehoshua [יהושוע/ יְהוֹשֻׁעַ‎] fica: Γεχοσούαχ) (em arabe Yeshua fica: يسوع "Yesu' "/"Yesua"/"Yasu' "/"Yasua"/"Yashua"; Yehoshua fica: يوشع "Yeusha"/"Y'usha"/"Yusha"/"Yush'a"/"Yushua"/"Y'ushua")4.
Primeira edição publicada em abril de 2016 pela Devir Editora5, capa dura, preto e branco contendo os três números anteriormente publicados separadamente. No roteiro a História de Jesus é contada pela visão de Maria Madalena.
"(...) Na primeira parte da Trilogia, Jesus é introduzido no final da história juntamente com seu irmão, ambos seguidores do batista Yohanán, e, no meio do Jordão, entre tantos fiéis, conhecem Miriam, uma mulher independente e desejosa de conhecer novas verdades espirituais, que acreditava ter encontrado em Yohanán, até conhecer o misterioso Yeshu.
Na segunda parte da Trilogia Yeshuah, conhecemos a formação do grupo de seguidores de Jesus, a entrada de Maria Madalena no grupo, como reagem os altos sacerdotes diante do aparecimento de um novo carismático pregador logo após a morte do profeta João Batista. A terceira parte aborda os desdobramentos políticos e religiosos que os ensinamentos e curas provocam entre judeus e romanos. Encontramos uma figura de Jesus que procura viver de acordo com suas crenças até o fim e muitas vezes é incompreendido por sua família, pelos sacerdotes, pelo povo ou mesmo por seus discípulos, mas encontra em Miriam Magdalit (Maria Madalena) uma companheira com quem divide suas inquietações."5




1. FERREIRA, Laudo; VIÑOLE, Omar. Yeshuah absoluto. 1ª ed. São Paulo: Devir, 2016. 544 p. ISBN: 978-85-7532-632-9.
2. LAUDO FERREIRA JR - FACEBOOK. Disponível em: <https://www.facebook.com/people/Laudo-Ferreira-Jr/100000192780918> Acesso em: 14 jan 2017.
3. BLOG DO BANDA - OMAR VIÑOLE - BLOGSPOT. Disponível em: <http://blogdobanda.blogspot.com.br/> Acesso em: 14 jan 2017.
4. WIKIPÉDIA.  Yeshua. Atualizado em: 28 set 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Yeshua> Acesso em: 14 jan 2017.
5. DEVIR. Yeshuah absoluto. Disponível em: <http://devir.com.br/yeshuah-absoluto/> Acesso em: 14 jan 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário