quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Ostensório do Amor

Professora Mary Anne Medeiros Bandeira, uma das mulheres que conheço de maior atitude profissional. Mulher que se impõe pela simples presença de seu ser. Quem a conhece sente ali uma rocha de apoio. A conheci nas aulas práticas de Farmacognosia do professor José Mauricio Duarte Matos (primeiro presidente do Conselho Regional de Farmácia do Ceará - CRE-CE)1. Atualmente é professora da mesma disciplina na Universidade Federal do Ceará. Farmacêutica, mestre e doutora em Química Orgânica de Produtos Naturais. Supervisora do Núcleo de Fitoterápicos (COASF/NUFITO/SESA), Coordenadora do Comité Estadual de Fitoterapia e membro do Comité Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Tudo que se pode falar a respeito da professor Mary Anne não expressa por completo o seu valor, pois a mesma é muito maior que tudo que pode ser dito.
Já publicou tês livros e vários artigos científicos. Dois livros de poesia. E "O Ostensório do Amor"2, seu primeiro romance. Seu romance conta uma história real de amor e fé, que se passou em Iguatu (que significa "água boa"), cidade do sertão do Ceará, região centro-sul. Relata o amor de sua irmã Iris e o ex-padre José Aluísio Moreira. Como se conheceram e como aflorou esse amor. o desligamento de Aluísio da igreja, o casamento, os filhos, o sacerdócio exercido longe do altar e suas ações junto ao Encontro de Casais com Cristo - ECC3.
Esse romance me tocou profundamente. Não é apenas o relato de uma História em si, mas é contextualizado nos fatos ocorridos no Brasil desde o fim da década de 1960 até o ponto culminante do livro nos anos de 1990, o reencontro da autora com Cristo, numa caminhada espelhada no caminho dos discípulos de Emaus4, 5. De leitura suave e agradável, li quase completamente em uma única vez. Em alguns momentos tive que interromper a leitura para segurar as lágrimas, bem como sorrir em algumas passagens me imaginando naquelas cenas tão próprias do povo cearense.


1. CRF-CE. Histórico. Postado em: 08 jun 2010. Disponível em: <http://www.crfce.org.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=305> Acesso em: 07 set 2011.
2. BANDEIRA, Mary Anne Medeiros. O Ostensório do Amor. Fortaleza: Premius Editora, 2011. 222p.
3. ECC. Encontro de Casais com Cristo. Disponível em: <http://www.ecc.conselhonacional.com.br/j/> Acesso em: 07 set. 2011.
4. REFLEXÕES Bíblicas. Jesus e os discípulos de Emaus (Lc 24, 13-35). Postado em: 15 abr 2009. Disponível em: <http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/2009/04/jesus-e-os-discipulos-de-emaus-lc-2413.html> Acesso em: 07 set 2011.
5. BENÍCIO, Paulo José. Cristo e o discípulo de Emaús. Fides Reformata v. 1, nº. 1. 2011. Disponível em:  <http://www.mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/revista/VOLUME_VI__2001_/Benicio.pdf> Acesso em: 07 set 2011.

Um comentário:

  1. Tão admirável Mulher e abençoado Ser Humano, a autora dessa obra magnífica, minha tia Mary Anne, foi propulsionada pelo amor à família, transbordando de Deus no seu coração e em suas mãos, a cumprir mais essa missão a que se designou: a escrita dessa linda e verdadeira história. É ainda um documento histórico e que a todos disponibiliza uma rara história de amor e fé, por mim testemunhada na convivência próxima aos meus amados padrinhos Íris e Aluísio, pessoas de referência marcante em minha vida e por certo na de todo aquele que gozou da oportunidade de também conhecê-los!

    ResponderExcluir