domingo, 28 de outubro de 2012

Sin City: Cidade do pecado

Frank Miller1 é uma figura ímpar nas HQs, suas obras são repletas de referências e possui um traço sem igual. "Sin City: Cidade do pecado"2, originalmente "The Hard Goodbye"3, editado pela Dark Horse4, primeira estória dessa fantástica BD escrita por Miller em abril de 1991. A edição que li foi publicada no Brasil pela Editora Globo5, em março de 1996, reunindo todas as estórias em um único volume.
A estória de passa em Sin City, cidade também chamada Basin City, no Oeste Americano. Conta a estória de Marvin, ex-presidiário que se envolve com um prostituta, Goldie, a mesma buscava alguém que lhe desse proteção, pois havia descoberto um esquema de sequestro e canibalismo, envolvendo um membro da igreja. Goldie morre na cama depois dos dois terem relação íntima. Marvin, dopado pelo álcool não percebe nada, descobrindo o ocorrido somente quando acorda e topa com polícia invadindo o quarto de motel. Foge e começa a busca para descobrir o autor do crime. Muita pancada e sangue derramado, e o surgimento de uma irmã gêmea de Goldie, Wendy. Marvin desbarata o esquema, elimina os envolvidos e no final ainda leva toda a culpa. Julgado, condenado e morto na cadeira elétrica.
Sin City: A cidade do pecado foi adaptada para o cinema em 2005, dirigido por Robert Rodrigues6, 7 e foi baseado em quatro BDs: Sin City (The Hard Goodbye)The Customer is Always RightThe Big Fat KillThat Yellow Bastard. O filme traz também um epílogo escrito exclusivamente para o filme por Rodriguez e Miller8.



1. MILLER, Frank. Anarchy. Disponível em: <http://frankmillerink.com/> Acesso em: 28 out 2012.
2. MILLER, Frank. Sin City: Cidade do pecado. Tradução: João Paulo Lian Branco Martins. São Paulo: Editora Globo, 1996.
3. WIKIPEDIA. The Hard Goodbye. Atualizada em: 15 out 2012. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/The_Hard_Goodbye> Acesso em: 28 out 2012.
4. DARK Horse Comics. Disponível em: <http://www.darkhorse.com/> Acesso em 28 out 2012.
5. GLOBO Livro. Disponível em: <http://globolivros.globo.com/> Acesso em: 28 out 2012.
6. WIKIPÉDIA. Robert Rodrigues. Atualizado em: 06 out 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Rodriguez> Acesso em: 28 out 2012.
7. YAHOO Movies. Robert Rodrigues. Disponível em: <http://movies.yahoo.com/person/robert-rodriguez/> Acesso em: 28 out 2012.
8. YOUTUBE. Sin City: Marv Story. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=BsGO3vdAgqI> Acesso em: 28 out 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário