sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Modotti - Uma Mulher do Século XX

"Modotti - Uma Mulher do Século XX"1, de Ángel de la Calle2, obra originalmente publicada em duas partes, publicado pela Conrad Editora3, em 2005.
O autor Ángel de la Calle, nasceu em Salamanca, em 1958, publicou seus primeiros quadrinhos durante a segunda metade da década de 1970. Eles apareceram no underground comix espanhol e na revista Star. Na década de 1980 ele publicou algumas histórias curtas ocasionais em revistas adultas Besame Mucho, Rambla, Rampa Rambla, Comix Internacional e El Víbora. Ángel de la Calle, também esteve envolvido em outras atividades relacionadas a quadrinhos, como a organização de eventos como La Semana Negra de Gijón, a edição de revistas sobre o meio de quadrinhos e da publicação de livros sobre artistas de quadrinhos.
A BD é biográfica e Tina Modotti4 - Assunta Adelaide Luigia Modotti Mondini (1896-1942), fotógrafa italiana, modelo, atriz e ativista político revolucionário. Ela nasceu em Udine, Friuli, na Itália. Em 1913, com a idade de 16 anos, ela emigrou para os Estados Unidos para se juntar a seu pai, em São Francisco, atuou em várias peças, óperas e filmes mudos no final dos anos 1910 e início dos anos 1920, e também trabalhou como modelo de um artista. Em 1918, ela se casou com Roubaix "Robo" de l'Abrie Richey e se mudou com ele para Los Angeles para perseguir uma carreira na indústria cinematográfica. Lá ela conheceu o fotógrafo Edward Weston e seu assistente Margrethe Mather. Em 1921, Modotti foi modelo favorito de Weston e, em outubro do mesmo ano, seu amante. Modotti e Weston giravam em torno da cena boêmia da capital. Nessa época Modotti envolveu-se com políticos radicais e comunistas, incluindo três líderes do Partido Comunista Mexicano. Em dezembro de 1929 foi anunciado como "A Primeira Exposição Fotográfica Revolucionário No México." Em 10 de Janeiro de 1929 seu camarada e companheiro Julio Antonio Mella foi assassinado. Como resultado da campanha anti-comunista do governo mexicano, Modotti foi expulsa do México em fevereiro de 1930, e colocado sob guarda em um navio com destino a Roterdão. O governo italiano fez esforços concertados para extraditá-la como um subversivo nacional, mas com a ajuda de ativistas da Red Aid International, evitou-se sua detenção pela polícia fascista. Viajando com um visto restrito que mandatou o seu destino final a Itália, Modotti inicialmente parado em Berlim e de lá visitou Suíça. Mudou para Moscou em 1931. Durante os próximos anos, ela envolvida em várias missões em nome de organizações de Socorro Internacional dos Trabalhadores e do Comintern na Europa. Quando a Guerra Civil Espanhola entrou em erupção em 1936, Vidali (então conhecido como "Comandante Carlos") e Modotti (usando o pseudônimo "Maria") deixaram Moscou para a Espanha, onde permaneceram e trabalharam Em abril de 1939, após o colapso do movimento republicano na Espanha, Modotti deixou a Espanha com Vidali e retornaram ao México. Modotti morreu de insuficiência cardíaca na Cidade do México, em 1942, sob o que é visto por alguns como circunstâncias suspeitas. Modotti pode ter "conhecido demais" sobre as atividades da Vidali em Espanha, que incluiu uma rumores 400 execuções. Seu túmulo está localizado dentro do vasto Panteón de Dolores na Cidade do México. Poeta Pablo Neruda compôs o epitáfio de Tina Modotti, parte do qual também podem ser encontradas em sua lápide, que inclui também um retrato do relevo de Modotti pelo gravador Leopoldo Méndez:

"Puro é seu nome suave, pura sua vida frágil,
abelhas, sombras, fogo, neve, silêncio e espuma,
combinado com o aço e fio e
pólen para fazer a sua empresa
e delicado estar".


1. CALLE, Ángel de la. Modotti - Uma Mulher do Século XX. São Paulo: Conrad Editora, 2005. 230 p. ISBN: 85-7616-128-1.
2. LAMBIEK. Ángel de la Calle. Disponível em: <https://www.lambiek.net/artists/d/de-la-calle_angel.htm> Acesso em: 23 out 2015.
3. CONRAD EDITORA. Disponível em: <http://www.lojaconrad.com.br/lojas/conrad/__home.cfm?CFID=24373730&CFTOKEN=5416326e609f13cc-EBAB6E79-FFC5-56B7-17895E9ABD511E85> Acesso em: 23 out 2015.
4. MODOTTI. Biography. Disponível em: <http://www.modotti.com/?page_id=5> Acesso em: 23 out 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário