sábado, 28 de janeiro de 2012

30 Dias de Noite

Há algum tempo atrás postei sobre um dos trabalhos de Steve Niles1 uma adaptação para BD de "Eu sou a lenda". Niles é roteirista de BDs, filmes e novelas de terror. E para mim o ápice desse fantástico escritor é "30 Dias de Noite"2. Inicialmente publicada em três volumes pela IDW Publishing "Idea and Design Works"3 e posteriormente publicada no Brasil pela Devir4. Fruto da nona arte que foi adaptada para a sétima arte em 20075. É bem verdade que a adaptação não foi totalmente fiel ao roteiro da BD, mas cumpriu bem o seu papel de passar o ar sombrio e o terror até os ossos que vemos na arte de Ben Templesmith6.
No primeiro volume publicado pela Devir2 que teve 2ª edição, conhecemos Ben e Stella Olemaun, marido e mulher, respectivamente xerife e delegada de Barrow, Alasca, EUA7. Barrow tem o clima ártico, o sol não se põe entre 10 de maio e 2 de agosto e não nasce entre 18 de novembro e 17 de dezembro. Ou seja, 30 dias de noite. Perfeito para o ataque simulado de dezenas de vampiros. Na estória conta que nesse período, boa parte da população deixa a cidade. Mas sempre fica uma parcela da população, no caso, ficaram 462 pessoas e após o ataque sobreviveram 19. Ataque coordenado por Marlow que convidou Vicente, um dos vampiros mais antigos ainda vivo. Entretanto, Vicente não ficou nada satisfeito com esse ataque, pois poderia revelar a humanidade o que eles sempre procuraram esconder, que vampiros realmente existem. Daí, Vicente mata Marlow e resolve destruir toda a cidade de Barrow. Não tendo alternativa, Ben injeta sangue de vampiro e se transforma em um deles e desafia Vicente para um duelo. Ao vencer, expulsa os demais da cidade. Não querendo ser vampiro para sempre, morre ao lado de Stella vendo o nascer do dia.




No segundo volume da sequencia de "30 dias de noite", intitulado "Dias sombrios"8, publicado originalmente e seis volumes, Stella Olemaun vai para Los Angeles acompanhada de caçadores de vampiros, para o lançamento de seu livro "30 dias de noite", no qual relata o que ocorreu na cidade de Barrow, numa tentativa de revelar ao mundo o ocorrido. Todavia, os editores rotulam o livro como ficção. Na noite de lançamento ela incita aos vampiros presentes a se revelarem e começa uma batalha. Conhece Judith, que a algum tempo investigava a existência de vampiros, e que no primeiro volume havia enviado seu filho para filmar o ataque a Barrow. Ele estava num helicóptero que foi destruído, mas antes tinha conseguido enviar pela internet as imagens do massacre. Juntamente com Judith ela esperava revelar tudo. Tudo deu errado, Judith foi assassinada pelo agente Norris, que era um vampiro enviado por Lility que se diz a mãe de todos os vampiros do mundo e amante de Vicente que foi eliminado por Ben Olemaun. Stella conhece Dane um vampiro com o qual ela se envolve intimamente, os dois juntos conseguem explodir a casa onde Lility estava com dezenas de vampiros e recuperar as cinzas de Ben. No final, Stella trás Ben de volta a vida com seu sangue, e o último quadro da BD vemos Ben escancarar sua boca para uma mordida em Stella. 




No terceiro volume "30 dias de noite: Retorno a Barrow"9 um novo ataque é articulado pelos vampiros Verner e o agente Norris, com a presença de Dane que tenta evitar o ataque. Entretanto, os sobreviventes da cidade agora estão preparados para receber o ataque e ainda contam com a presença de dois "anjos" vampiros Ben e Stella Olemaun que retornaram para proteger seus amigos.



No quarto volume "30 dias de noite: Eben e Stella"10, fecha-se um hiato que ficou entre o segundo e o terceiro volume, revelando o que aconteceu após Stella trazer Eben de volta a vida, a mordida que levou e a transformou em vampiro. O envolvimento dos dois com outros vampiros e caçadores de vampiros. E o menino rei vampiro "Michael" que foi entregue por Stella a caçadora de vampiros "Alice", e o retorno de Eben e Stella a Barrow.



No quinto volume "30 dias de noite: Contos de terror"11, três estórias fantástica para curtir. Na primeira e segunda estória: "Juntando os pedaços" de Steve Neles e Ben Templesmith e "O diário de John Ikos" de Steve Niles e Nat Jones12, John Ikos encontra o corpo do vampiro agente Norris, congelado após a batalha do quarto volume. Leva para uma cabana. Adormece e quando acorda Norris estava com sua arma. O vampiro grato por ter sido salvo, deixa Ikos vivo. Na segunda estória Ikos vai para Los Angeles na caça do agente Norris, lá encontro o vampiro Dane que o ajuda a combater uma horda de vampiros "O esquadrão das trevas" liderado por um antigo vampiro Santana Lutz, que quer dominar a humanidade. Na terceira estória "Morte no espaço" de Steve Niles e Dan Wickline13, com arte de Milx14,15, narra a aventura de astronautas que se deparam com um dos tripulantes transformado em vampiro. Logo, pode-se imaginar o que acontece.



1. NILES, Steve. Monster Maker. Disponível em: <http://www.steveniles.com/> Acesso em: 28 jan 2012.
2. NILES, Steve; TEMPLESMITH, Ben. 30 dias de noite. 2ª ed. Sandro Castelli (Tradução) São Paulo: Devir, 2007.
3. IDW. Disponível em:<http://www.idwpublishing.com/> Acesso em: 28 jan 2012.
4. DEVIR Livraria. Disponível em: <http://www.devir.com.br/> Acesso em: 28 jan 2012.
5. ADORO Cinema. 30 dias de noite. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/30-dias-de-noite/> Acesso em: 28 jan 2012.
6. TEMPLESMITH Ben. See the world do some art ride the squid. Disponível em: <http://bentemplesmith.blogspot.com/> Acesso em: 28 jan 2012.
7. ALASKA Tour & Travel. Barrow Alaska. Disponível em: <http://www.alaskatravel.com/alaska/barrow.html> Acesso em: 28 jan 2012.
8. NILES, Steve; TEMPLESMITH, Ben. Dias sombrios. Paulo Moreira (Tradução). São Paulo: Devir, 2004. 
9. NILES, Steve; TEMPLESMITH, Ben. 30 Dias de noite: Retorno a Barrow. Devir Portugal (Tradução). São Paulo: Devir, 2009.
10. NILES, Steve; DECONNICK, Kelly Sue; RANDAL, Justin. 30 Dias de noite: Eben e Stella. Marquito Maia (Tradução). São Paulo: Devir, 2009.
12.  NILES, Steve; TEMPLESMITH, Ben;  WICKLINE, Dan; JONES, Nat; MILKX. 30 Dias de noite: Contos de terror. Devir Portugal (Tradução). São Paulo: Devir, 2009.
12. JONES , Nat. The official site. Disponível em: <http://www.natjones.com/> Acesso em: 28 jan 2012.
13. WICKLINE, Dan. Disponível em: <http://www.danwickline.com/site/bio/> Acesso em: 28 jan 2012.
14. CBK. Comic Book Resoeurce. Malaysian artistg Milx resurfaces, esplains disappearance. Publicado em: 25 ago 2003. Disponível em: <http://www.comicbookresources.com/?page=article&id=2627> Acesso em: 28 jan 2012.
15. DMP. Digital Malaya Project. Disponível em: <http://digitalmalaya.com/blog/?p=25> Acesso em: 28 jan 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário