segunda-feira, 30 de julho de 2012

Incal

Os sonhos e fantasias, livros, filmes, quadrinhos, esculturas, telas, música e toda manifestação da arte são formas de conhecer o mundo. Assim é possível vagar de um lugar a outro e conhecer coisas e pessoas diferentes. Poucos são os homens capazes de entender o passado, compreender o presente e antecipar o futuro. Sejam eles artistas ou sonhadores, cientistas ou ocultistas, religiosos ou ateus, místicos ou descrentes, todos possuem a centelha da vida, e portanto, capazes de amar, odiar, chorar, rir e esperar a hora chegar. Eu sempre busquei uma forma de expressar o que penso e sinto. Sou péssimo ao violão e não toco nenhum outro instrumento, desenho quase nada,  gosto da minha voz quando canto, mas não é o que a maioria diz. Confesso que não me sinto um artista! Mas tenho uma cabeça pensante que as vezes tenho até medo! E já usei muitas vezes para escrever poesia, algumas até já postei aqui no blog e tem todas essas coisas que escrevo sobre o que leio. Já fiz crônicas, escrevi sobre acontecimentos atuais, e tenho um monte de estórias na cabeça para contar - quem sabe um dia - mas por enquanto vou lendo o que gosto. Lendo, observando, imaginando, e ao mesmo tempo recriando o que leio, imaginando outros entrelaces nas estórias. 
Hoje li "Incal"1,2 de Alejandro Jodorowsky3 e Moebius (Jean Giraud)4,5. Um exercício da arte, imperdível. Seja na narrativa de Jodorowsky, seja no pincel de Moebius, também conhecido por Gir, que partiu para novas paragens no dia 10 março de 2012.
A obra desses dois artistas é muito extensa, juntos ou separados. Quanto ao Incal, seis volumes publicados que a parir daí, resultou em outras obras2. A Devir Livraria6 reuniu as seis estórias em um encadenado1, que conta a estória de John Difool, um detetive particular de um mundo completamente louco, mas cheio de uma lógica mágica. Inicia-se com a queda livre no "beco do suicídio" e termina na mesma queda?! O que isso quer dizer? Muita coisa é contada entre esses dois momentos. E é o que vale a pena conhecer.


1. JODOROWSKY, Alejandro; GIRAUD, Jean (Moebius). Incal Integral. Tradução: Marquito Maia. São Paulo: Devir, 2011.
2. WIKIPÉDIA. O incal. Atualizado em: 26 jan 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Incal> Acesso em: 30 jul 2012.
3. CLUBCULTURA. Alejandro Jodorowswky. Disponível em: <http://www.clubcultura.com/clubliteratura/clubescritores/jodorowsky/index.htm> Acesso em: 30 jul 2012.
4. WIKIPÉDIA. Jean Giraud. Atualizado em: 25 jun 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Giraud> Acesso em: 30 jul 2012.
5. MOEBIUS. Disponível em: <http://www.moebius.fr/> Acesso em: 30 jul 2012.
6. DEVIR. Disponível em: <http://devir.com.br/> Acesso em: 30 jul 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário