segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sundiata, o Leão do Mali: Uma lenda africana

Will Eisner1 grande gênio que era na arte sequencial - termo criada pelo próprio - sabia passear por todos os gêneros e não deixou por menos ao contar a lenda de "Sundiata, o Leão do Mali: Uma lenda africana"2. Sundiata3 foi Imperador do Mali, país localizado na África Ocidental, existem inúmeras lendas contadas de forma diferente sobre a estoria de Sundiata. E uma delas foi adaptada e contada por Eisner.
Sumanguru, rei da terra de Sasso, detentor de grande poder e magia, após a morte do rei de Mali, invadiu e matou todos os irmão de Sundiata. Todavia, por esse ser coxo, foi poupado. Entretanto, o xamã o curou e esse cresceu forte e um dia formou om exército. Utilizando-se de um esporão de galo, que atingiu o braço de Sumanguru, drenou todo seu poder.



1. FOLHA de São Paulo - UOL. Conheça o legado de Will Eisner. Postado em: 06 mar 2013. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1241374-conheca-o-legado-de-will-eisner.shtml> Acesso em: 14 out 2013.
2. EISNER, Will. Sundiata, o Leão do Mali: Uma lenda africana. Tradução: Antonio de Macedo Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
3. WIKIPÉDIA. Sundiata Keita. Atualizado em: 25 ago 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sundiata_Ke%C3%AFta> Acesso em: 14 out 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário