segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vida louca

Os quadrinhos europeus sempre me surpreende pelo aspecto social e cultural que apresentam, e muitas vezes o aspecto surrealista. "Vida Louca"1 de Jaime Martín2, quadrinista (ou historietista, em espanhol) desde 1985, já recebeu diversos prêmios por seus trabalhos3. "Vida louca" foi originalmente publicada em três volumes, entre 1989-2001, para a Revista El Vibora4, das Ediciones La Cúpula5, na Espanha, com o título "Sangre de barrio & Sangre de barrio III - Nunca nada"
"Vicen", que na primeira estória é um garoto, termina num reformatório por se envolver em um roubo. Na segunda estória, já recebendo sua liberdade, volta para casa e depara-se com sua mãe morando com um traficante e a irmã "Loli" casada. Por fim, envolve-se novamente com a contravenção, servindo de mula e realizando trabalhos sujos. Mesmo apaixonado por "Sonia", que sofre lavagem cerebral em um culto sombrio. De final trágico, mas que deixa uma lição entrelinhas.



1. MARTÍN, Jaime. Vida Louca. Tradução: Marcelo Barbão. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2008.
2. JAIME Martín - Comix & ilustracíon. Disponível em: <http://www.jaimemartin.info/index.html> Acesso em: 05 nov 2012.
3. JAIME Martín - Comix & ilustracíon. Disponível em: <http://www.jaimemartin.info/info.html> Acesso em: 05 nov 2012. 
4. WIKIPEDIA. El Vibora. Atualizada em: 21 out 2012. Disponível em: <http://es.wikipedia.org/wiki/El_V%C3%ADbora> Acesso em: 05 nov 2012.
5. EDICIONES La Cúpula. Disponível em: <http://www.lacupula.com/web/> Acesso em: 05 nov 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário