domingo, 24 de março de 2013

Loki

A mitologia nórdica é tão cheia de meandros como outras diversas mitologias espalhadas pela Terra. Abaixo vemos uma lista dos principais deuses nórdicos.1


Os principais deuses da mitologia nórdica:
- Odin: deus, rei de todos os deuses.
- Thor: deus dos raios e dos trovões. Filho mais velho de Odin.
- Balder: deus da justiça e da sabedoria.
- Loki: deus do fogo
- Frigga: deusa da fertilidade e do amor.
- Bragi: deus da sabedoria e da poesia.
- Dag: deus do dia.
- Njord: deus dos ventos e da fertilidade.
- Frey: deus da fertilidade e do tempo.
- Ran: deus dos mares.
- Gerda: deusa das almas perdidas.
- Freia: deusa do sexo, do amor, da beleza e da fertilidade.


A Marvel Comics soube utilizar muito bem esses deuses para criar um universo dos mesmos ligado ao universo de seus super-heróis, dentre eles Thor - o deus do trovão.2 

A mini-série encadernada "Loki"3, publicada originalmente em quatro edições nos EUA de setembro de 2004 a novembro de 2004. Roteirizada por Robert Rodi4 e arte de Esad Ribic.5 Apresenta um Loki - o deus da mentira e da trapaça - de posse do trono de Asgard, com Odim deposto e Thor aprisionado. Loki é apresentado envelhecido e faltando vários dentes na boca, provavelmente devido a várias batalhas com Thor. Ele não está ciente do seu papel como soberano e encontra-se diante de vários deveres e com cobranças de várias partes, inclusive de Hela - soberana de Niffelheim, local para onde vão as almas dos mortos - e que deseja a alma de Thor. Entretanto, Loki simplesmente quer reconciliar-se com o irmão, e desiste de executá-lo. Todavia, Thor consegue se libertar e não quer nem saber de ouvir Loki, já parte para a briga erguendo seu martelo Mijölnir. O último quadro da graphic novel é só sangue.



1. SUAPESQUISA. Mitologia Nórdica. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/mitologianordica/> Acesso em: 24 mar 2013.

2. MARVEL Comics. Thor. Disponível em: <http://marvel.com/characters/bio/1009664/thor?nav=1> Acesso em: 24 mar 2013.
3. RODI, Robert; RIBIC, Esad. Loki. Tradução de Mario Luiz C. Barroso. Barueri, SP: Panini Books, 2012.
4. ROBERT Rodi. Disponível em: <http://robertrodi.com/words> Acesso em: 24 mar 2013.
5. ETR - Esad T. Ribic. Loki. Disponível em: <http://www.eribic.net/index.php?option=com_admirorgallery&view=layout&Itemid=98> Acesso em: 24 mar 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário