quinta-feira, 27 de junho de 2013

John Constantine - Hellblazer: A mácula vermelha

Extraordinária sequência das estórias roteirizadas por Denise Mina1, escritora de vários sucessos nascida em Glasgow, em 1966 e arte do argentino Leonardo Manco2, "John Constantine - Hellblazer: A mácula vermelha"3, originalmente "The red rigth hand", publicado pelo selo Vertigo da DC Comics3, na séria normal de Hellblazer dos números 223 a 228, de outubro de 2006 a março de 2007.
Após enfrentar os eventos relatados no volume anterior e postado aqui no blog4.
O volume inicia com uma estória em Londres, Constantine encontra Map, antigo amigo que é tipo um protetor da cidade e que vive nos túneis do metro. Map está sob ataque de um antigo mal e está às portas da morte. Constantine leva-o para fora dos limites de Londres, numa tentativa de salvá-lo, mas Map pede para retornar. Mas ao morrer, Map fica ainda mais poderoso e consegue derrotar o mal que o assolava.
Em seguida, inicia o arco "A mácula vermelha" em cinco partes. Constantine se encontra no meio da praga de "empatia", que assola Glagow, evento que aconteceu após a construção de um mecanismo pelo mago Evans. A cidade está um caus com pessoas matando e suicidando-se. Apenas Constatine e Evans parecem imunes e o mago encapotado não que fazer nada para salvar o mundo. Então seus "amigos", Chas, sua sobrinha Gemma e Angie, invadem a cidade mesmo debaixo de tiros do exército que a sitiava.
Como solução para vencer o demônio da empatia, um antigo anjo caído que se estabeleceu num lugar neutro ao céu e inverno, gerar uma grande emoção, obtida a partir da euforia causada por um jogo de futebol entre Portugal e Inglaterra, na copa de 2006, em que a Inglaterra perdeu. Os soldados eram escoceses e vibram com a derrota da Inglaterra. E Chris Cole, personagem do primeiro volume que direcionou Constantine para Glasgow a mando de Evans, utilizando de sua forte imaginação, e detentor da mão com a mácula vermelha, consegue derrotar o demônio e assumir o seu lugar, após morrer.


1. DENISE Mina Official Website. Disponível em: <http://www.denisemina.co.uk/> Acesso em: 27 jun 2013.
2. FACEBOOK. Leonardo Manco. Disponível em: <https://www.facebook.com/pages/Leonardo-Manco/107602865936227> Acesso em: 27 jun 2013.
3. MINA, Denise (roteiro); MANCO, Leonardo (arte). John Constantine - Hellblazer: A mácula vermelha. Barueri, SP: Panini comics, 2013. 
3. VERTIGO/DC COMICS. Disponível em: <http://www.vertigocomics.com/> Acesso em: 27 jun 2013.
4. BANDA Desenhada e Fantasia. John Constantine - Hellblazer: A empatia é o inimigo. Postado em: 23 mar 2013. Disponível em: <http://irineu-bandadesenhadaefantasia.blogspot.com.br/search?q=empatia> Acesso em: 27 jun 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário