segunda-feira, 20 de junho de 2011

Domínio público

Caríssimos, quando tiverem tempo, visitem o site: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp> 
O "Portal Domínio Público"1, lançado em novembro de 2004, propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. 
Composto em sua grande maioria das obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.
Disponibiliza informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

1. BRASIL. Ministério da Educação. Domínio público. Disponível em:  <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp>  Acesso em: 20 jun 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário