segunda-feira, 13 de junho de 2011

Garra Cinzenta

Fantástica BD publicada como suplemento de quadrinhos pela A Gazetinha entre 1937 e 1939, considerada a primeira BD de terror brasileira -  A revista A Gazetinha foi publicada entre 1929 e19501, foi a primeira a lançar o super-homem no Brasil.
A BD em questão "Garra Cinzenta" teve notório sucesso, e foi publicado na Europa e conhecido como Griffe Grise (The Grey Claw). Na revista Belga  "Le Moustique" foi publica em estórias de uma página semanais a partir de 15 de Outubro de 1944 até janeiro de 19452. O maior mistério dá conta da identidade de Francisco Armond, sugere-se que era a jornalista Helena Ferraz, mas ela nunca assumiu a autoria publicamente3.
A historia de desenrola de forma simples, mas com um mistério muito bem tramado. A editora optou por não mudar os diálogos, de forma que se pode perceber nos mesmos, tons próprios da época como busilis (o x da questão, dificuldade para resolver alguma coisa), sarilho (cilindro acionado por manivela), esparrela (engano, engodo)  e estralada (conflito, desordem, barulho). Ao todo, nove personagens encontram a morte nas mãos do Garra Cinzento, e desses dois são revividos pelo vilão. O primeiro a voltar revivido foi o Dr. Cubberry, mas esse volta involuído como um homem das cavernas e a segunda secretária de Cubberry, volta sem memória e assume o papel de Dama de Negro, cúmplice do Garra. Ainda na trama um robô que é chamado Flag construído pelo Garra, um vilão cheio de surpresas, com conhecimento de mecânica, química e um intelecto superior voltado para o mal. O herói da estória é o Inspetor Higgins que desvenda todo o mistério. Uma BD intrigante, cheia de mistérios, escrita na década de 1930 e que vale a pena ler nesse clima de vintage que se apresenta nos dias de hoje. Boa leitura e boa viagem no tempo e no espaço. Na imagem, o destaque no segundo quadro do Garra Cinzenta e a Dama de Negro.


1. ARMOND, Francisco. Garra cinzenta. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2011.
2. THE GREY CLAW. Disponível em: <http://www.coolfrenchcomics.com/griffegrise.htm> Acesso em: 13 jun 2011.
3. Cozer, Raquel. O mistério do garra cinzenta. O Estadão on line, 11 jun 2011. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110611/not_imp730992,0.php> Acesso em: 13 jun 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário