sábado, 25 de junho de 2011

O Escapista

As incríveis aventuras do herói que nunca existiu. Como assim?
Michael Chabon publicou em 2000 o livro "As incrivéis aventuras de Kavalier & Clay"1, editado no Brasil em 2002. O romance conta a história de dois primos judeus, Josef Kavalier (Joe) e Samuel Klayman (Sam), jovens artistas que durante o ano de 1939 criam um novo herói de quadrinhos, influenciados pelo sucesso do Super-Homem2.
Esse herói é o Escapista, personagem criada pelas personagens do livro para estrear nos quadrinhos. Logo, trataram de trazê-lo para os quadrinhos reais, como se ele fizesse parte da história das HDs, com 10 BDs desenhadas e roteiriazadas por diferentes artistas. A primeira roteirizada pelo próprio Chabon e desenhada por Eric Wight, e colorizada por Michelle Madsen3. E um presente na última, roteirizada e desenhada por Will Eisner, como seu mais conhecido herói O Spirit contracenando com o herói que nunca existiu "O Escapista". A BD foi entregue a editora Diana Schutz um dia antes de Eisner ser internado, e duas semana e meia depois veio a falecer.
O escapista (Tom Mayflower) protagoniza fuga nas mais variadas formas e atua em diferentes frentes, apoiado por Dr. Alois Berg (Big Al), Omar e a Srta Blossom. Tom, logo na primeira BD, recebe uma chave (que aparentemente tem propriedades mágicas e lhe confere o dom de escapar das armadilhas) de seu tio (Maximilian Mayflower) que levou um tiro. O escapista trava uma eterna luta com a organização "A corrente de ferro". A chave pertencia a "Liga da chave de ouro" que luta contra a injustiça do mundo, libertando cativos, escravos e auxiliando vítimas.
Um delicioso exercício de leitura com desenhos que nos transportam para as estórias.


1. CHABON, Michel. As incríveis aventuras de Kavalier & Clay. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.
2.UNIVERSO HQ. Reviews quadrinhos: As incrivéis aventuras de Kavalier & Clay. Disponível em: <http://www.universohq.com/quadrinhos/2004/review_kavalier_clay.cfm> Acesso em: 25 jun 2011.
3. CHABON, Michael. As incrivéis aventuras do escapista. São Paulo: Devir, 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário