quinta-feira, 30 de junho de 2011

Guerreiros de terracota

É preciso ver para constatar a beleza dos Guerreiros de Terracota. As fotos da seqüência foram feitas por mim em julho de 2009. Foram descobertos por agricultores no ano de 1974.


Acima, visualiza-se uma escultura colocada na entrada do prédio principal, onde se vê enfileirados os Guerreiros de Terracota nos locais onde foram encontrados.
As escultura foram feitas para acompanhar o primeiro imperador da China - Qin Shi Huang Di - no seu túmulo, que se tornou imperador com 34 anos, no ano de 247 a.C., foi responsável pelo início da construção da Grande Muralha da China no ano de 220 a.C.,1. Sua intenção era levar guerreiros vivos e vários representantes de sua corte para o túmulo com ele, mas acabou sendo convencido do contrário, e então mando esculpir os guerreiros, mas mesmos assim alguns homens da corte e suas concubinas foram enterradas com ele no ano de 210 a.C.2.
Os Guerreiros de Terracota, quando vistos de perto, percebe-se que cada um tem um rosto diferente, e apresentam estatura e compleição física bastante diferente dos chinese atuais.
Várias esculturas representam o dia a dia dos verdadeiros guerreiros, no campo de batalha, generais discutindo estratégia, lanceiros, arqueiros, carroagens e até animais.


O imperador queria viver para sempre, e os alquimistas ou magos da sua corte, preparavam poções mágicas que poderiam dar essa vida eterna. Mas infelizmente o principal componente dessas porções era o mercúrio, metal líquido que é muito tóxico, pode causar dor de estômago, diarreia, tremores, depressão, ansiedade, gosto de metal na boca, dentes moles com inflamação e sangramento na gengiva, insônia, falhas de memória e fraqueza muscular, nervosismo, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de concentração e até demência. Ou seja, o imperador encontrou mais problemas do que vida eterna3.










A maior preocupação é com a cor das esculturas, no momento em que são desenterradas começa um processo de oxidação e a cor vai sumindo. Dessa forma, eles diminuíram a velocidade com que vão desenterrando, na expectativa de encontrar um processo para preservar as cores.





1. DISCOVERY Channel. O primeiro imperador. Disponível em: <http://www.discoverybrasil.com/primeiro_imperador/historia/index.shtml>  Acesso em: 30 jun 2011.
2. HESSLER, Peter. De volta a vida. Publicado em:  nov 2011. Disponível em: <http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-118/china-antiga-soldados-terracota-521971.shtml?page=1> Acesso em: 30 jun 2011.
3. WIKIPEDIA. Mercúrio (elemento químico). Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Merc%C3%BArio_%28elemento_qu%C3%ADmico%29> Acesso em: 30 jun 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário