domingo, 12 de junho de 2011

Fábulas

Hoje li Fábulas: Lendas do exílio1, roteiro de Bill Willighan, desenhos de Lan Medina e arte-final de Steve Leialoha e Chaig Hamilton. O volume é composto dos cinco primeiros números da série que teve início em 2002 no selo Vertigo da DC Comics, grande sucesso de público e ganhador de diversos Premios Eisner (Os Prémios Will Eisner - distinguem feitos na arte sequencial. São, em parte, sucessores dos Prémios Kirby - Kirby Awards foi também uma premiação de arte sequencial. Seu nome completo era Jack Kirby Awards, em homenagem a Jack Kirby, o pioneiro artista e escritor de BD. O Prémio Kirby era patrocinado pela Amazing Heroes, uma revista especializada em super-heróis. Sua votação se dava por profissionais de quadrinhos, a primeira realizada em 1985. A premiação foi descontinuada em 1988 e substituída pelo Prémio Harvey - prémios norte-americanos que distinguem obras e autores de arte sequencial. Tributo ao autor de  BD Harvey Kurtzman2, 3, 4.
A história de Fábulas volume 1, reune os cinco primeiros números da série, extraordinária. Personagens dos contos de fadas são transportados para os dias atuais e vivendo em New York, com administração funcionando num prédio chamado O Bosque (prefeitura) tendo Branca de Neve como sub-prefeita, Rei Cole (personagem do folclore inglês) como prefeito e imaginem o lobo mal (Bigby Lobo) um detetive responsável pelo departamento de segurança  (claro que na forma humana). Na zona rural, na "fazenda" estão os personagens das Fábulas que não possuem a forma humana. A história desse volume transcorre sobre um susposto assasinato de Rosa Vermelha (irmã de Branca de Neve).Vários outros personagens de histórias diversas aparecem: João do pé de feijão, a Bela e a Fera, o Garoto Azul, Príncipe Encantado, a princesa do sapatinho de cristal, Barba Azul, um dos porquinhos (aquele que tinha a casa de feno ou palha), Papa-mosca, Pinóquio e vários outros que nesse volume aparecem como figurantes. Os principais suspeitos: João e Barba Azul. No final, pasmem, Rosa aparece viva. Por trás disso tudo, uma fascinante história que vale a pena ser conferida. No final do volume, um texto que explica o que aconteceu para que o Lobo assumisse a forma humana. Já li estórias posteriores, e a leitura desse volume me esclareceu muita coisa.

1. WILLINGHAN, Bill. Fábulas: Lendas do exílio. Rio de Janeiro: Pixel Media, 2008).
2. WIKIPEDIA.Eisner Award. 11 de maio de 2011.  Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%AAmio_Eisner>. Acesso em: 12 jun 2011.

3. ______. Prémio Kirby. Atualizado em 30 de maio de 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9mio_Kirby>. Acesso em 12 jun 2011.
4. ______. Prémio Harvey (arte sequencial). Atualizado em 30 de maio de 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9mio_Harvey_%28arte_sequencial%29> Acesso em: 12 jun 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário