sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Extinção/Apocalipse

Hoje foi um dia em que os loucos e desesperados pelo fim do mundo tremeram na base, 21 de dezembro de 2012. Para os Maias, em um dos seus calendários, o tão falado "Calendário Maia"1, 2, 3, 4, esse dia seria o início de um processo, no qual caminharíamos para um destino muito tenebroso.
Para não perder a oportunidade, vou aproveitar para comentar duas publicações que li e gostei bastante. 
A primeira, trata-se da BD "Y, O último homem"5, do selo Vertigo - da DC Comics6 - publicado pela Panini Comics7 no Brasil, desde 2009 foram publicados ao todo 10 volumes, o último saiu em novembro de 2012. O volume 1 vem com as cinco primeira estórias, publicadas a partir de setembro de 2002. Trata-se literalmente de uma extinção, mas não de toda humanidade, mas apenas de todos os seres vivos que portavam o cromossomo Y, ou seja, todos os machos, de todas as espécies viventes na Terra, morrem instantaneamente. Com exceção de um único homem (Yorick Brown) e de um macaco (Ampersand). Yorick, filho de uma senadora americana, encontra-se numa situação complicada e por orientação de sua mãe, sai numa jornada em busca de uma cientista Dra. Allison Mann - que curiosamente no inicio da estória, dava a luz a um menino, que seria um clone, que morre no momento em que nasce junto com todos os demais?! - Yorick segue acompanhado de uma agente a 355. Recheada de muita ação, com amazonas que querem destruir tudo que existe do patriarcado e mulheres do exército israelense caçando o último homem.
A segunda publicação é "Sweet Tooth: Depois do apocalipse"8, volume publicado em dezembro de 2012, também do selo Vertigo da DC Comics, pela Panini Comics. O volume 1, com as cinco primeira estórias, publicadas a partir de novembro de 2009, nos EUA, conta a vida após o apocalipse, no qual uma praga leva quase a extinção toda a população da Terra, os que ainda estão vivos esperam a morte. Mas uma esperança surgiu?! Híbridos de humanos e animais, imunes a praga, mas que são caçados implacavelmente. Gus, de nove anos, é um desse híbridos, portador de um par de chifres. Vive isolado numa floresta com seu pai, que está prestes a morrer. Sozinho, Gus é caçado. É salvo por Jepperd, que ganha a confiança do garoto, convencendo-o que existe uma reserva, para onde são levados os híbridos. Entretanto, na última estória, o vende para um grupo que estuda os híbridos.


1.CASTRO, Guilhermo Giménez. Bloga A Última Hora. O Calendário Maia.<http://horaultima.decoelum.net/portugues/CalendarioMaya.html#Precision> Acesso em: 21 dez 2012.
2. DISCOVERY Brasil. 21.12.2012. Disponível em: <http://discoverybrasil.uol.com.br/web/2012/> Acesso em: 21 dez 2012.
3. ESCRIBACAFE. Podcast nº 62 - 2012: Mais um fim. Disponível em: <http://www.escribaacafe.com/podcast-no62-2012-mais-um-fim/> Acesso em: 21 dez 2012.
4. WIKIPÉDIA. Calendário Maia. Atualizado em: 21 dez 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_maia> Acesso em: 21 dez 2012.
5. VAUGHAN, Brian K.; GUERRA, Pia; MARZÁN JR. José. Y - O último homem. Vol. 1: Extinção. Barueri, SP: Panini Comics, 2009.
6. VERTIGO. Disponível em: <http://www.vertigocomics.com/> Acesso em: 21 dez 2012.
7. VERTIGO. Y - O último homem. Disponível em: <http://hotsitepanini.com.br/vertigo/publicacoes/y-o-ultimo-homem-vol-1/> Acesso em: 21 dez 2012.
8. LEMIRE, Jeff. Sweet Tooth: Depois do apocalipse. Vol. 1: Saindo da mata. Barueri, SP: Panini Comics, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário