terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Perry Rhodan: Cilada cósmica

Voltar a ler a série de Perry Rhodan esse ano foi muito gratificante. A cada novo volume me impressiono com os elementos existentes e com a criatividade dos escritores. Claro que muita coisa tem que ser considerada, mas na ficção científica uma boa aventura sempre é válida. 
Iniciando por Karl Herbert Scheer1 (1928-1991), escritor da primeira aventura de nosso herói, e foi o escritor chefe até o número 647. Clark Dalrton2 (1920-2005), pseudônimo de Walter Ernsting. O rato castor "Gucky" foi uma invenção de Ernstings, transformando-se em uma das figuras mais populares da série, foi o escritor que mais tempo passou com as aventuras de Perry Rhodan. Kurt Mahr3 (1934-1993), participou como autor e consultor em Física. W. W. Shols4, pseudônimo de Winfried Scholz. Escreveu quatro volumes da série Perry Rhodan. Era diplomado em técnicas de construção na guerra. Conta a história que transferiu para K. H. Scheer uma lista com os nomes de pessoas que tinham realmente existindo, para formar a lista dos membros do exército de mutantes de Perry Rhodan. Esse foram os autores que me deparei até agora nas estórias de Perry Rhodan que li até agora. Esse detalhes em muitos outros podem ser encontrados no portal Perrypedia5.
O volume 28 "Cilada cósmica"6, foi escrito por K. H, Scheer. Após os eventos relatados anteriormente com o Supercrânio, Perry Rhodan diante do desaparecimento de um cruzador espacial, chega a conclusão que somente uma nova espécie vinda de algum lugar do Universo havia se infiltrado na Terra. Então arma uma cilada, na qual o cadete Julian Tifflor - Tiff - que em uma aventura anterior tinha sobrepujado um ataque do Supercrânio, passa a ser a figura central. Tiff é convocado à presença de Perry e informado que sua irmã casaria. Devera partir imediatamente para a cerimônia. Após a recepção do casamento Tiff sai para um passeio e é atacado, mas consegue sobrepujar os inimigos com a ajuda mental de John Marshall, membro do exército de mutantes. Entretanto, devido ao efeito de gazes desmaia. Levado ao prédio da GCC - General Cosmic Company - comandada por Homer G. Adams, gênio financeiro que gerencia os negócios da Terceira Potência, sofre uma intervenção cirúrgica, recebendo um implante na coluna, capaz de gerar um impulso goniômetro detectado por um telepata treinado atá dois anos-luz de distância. 
Ao despertar recebe a missão de levar uma mensagem ao sistema Vega, especificamente ao planeta Ferrol, tudo sem que esse desconfiasse de nada, pois estava sendo usado como uma arma de espionagem, para descobrir quem estava infiltrado na Terra. Parte para a Lua utilizando um hipertransmissor de matéria, para se encontrar com os demais cadetes em treinamento, sobre o comando de  com Deringhouse na Good Hope - IX. Partiriam para os limites do sistema solar e fariam a transição para o hiperespaço em direção a Vega. Perry Rhodan no encouraçãdo Stardust - III, capturado dos Topsidas, seguido de mais dois cruzadores pesados, o Terra e o Solar System. Seguem a Good Hope - IX. Subitamente, uma nave de trezentos metros no formato cilíndrico emerge do hiperespaço e sobrepuja a Good Hope - IX. Tiff, durante a abordagem, trata de destruir o cilindro entregue por Homer G. Adams, no mesmo momento que a sala é invadida pelos extraterrestre, tinham quase dois metros de altura, corpo robusto, barba e cabelos compridos e vermelhos. Falando em intercosmos, idioma utilizado por várias raças que tiveram contato com os Arcônidas, tiff se comunica com os estranhos seres. O nome do líder era Orlgans, e sua raça se autodenominava de Saltadores, pois eram negociantes e não tinham um planeta de origem, na verdade eram descendentes dos Arcônidas, mas ha muito tempo perderam os traços físicos destes. E sua nave era a Orla XI.
A Stardust - III, Terra e Solar Sistem chegam ao local. Entretanto, a nave cilíndrica imediatamente realiza um hipersalto, rebocando a Good Hope - IX. Perry fica frustado, pois levaria um certo tempo até calcular para onde foi realizado aquele hipersalto.
Olgans conhecia muitos dos aspectos da Terceira Potencia. No seu poder se encontrava um homem, Jean Pierre Mouselet - ex-assecla do supercrânio, que diante da derrota para Perry Rhodan, havia enviado uma mensagem para o espaço exterior, sua mensagem foi captada pelos Saltadores, que foram ao seu auxílio, tomaram conhecimento da Terra e das ações de Perry Rhodan. Daí em diante, passaram a espionar e não gostaram de saber que um planeta tão insignificante estava se intrometendo nos negócios dos Saltadores, que detinham o poder do comércio na galáxia.


1. WIKIPÉDIA. K. H. SCHEER. Atualizada em: 02 mai 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/K._H._Scheer> Acesso em: 11 dez 2012.
2. WIKIPÉDIA. Clark Darlton. Atualizada em: 12 fev 2011. Disponível em: 
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Walter_Ernsting> Acesso em: 11 dez 2012.
3. WIKIPÉDIA. Kurt Mahr. Atualizada em: 02 mai 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Kurt_Mahr> Acesso em: 11 dez 2012.
4. WIKIPÉDIA. W. W. Schols. Atualizado em: 24 set 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/W._W._Shols> Acesso em: 11 dez 2012.
5. PERRYPEDIA. Portal. Disponível em: <http://www.perrypedia.proc.org/wiki/Perrypedia:Portal> Acesso em: 11 dez 2012.
6. SCHEER, K. H. Perry Rhodan: Cilada cósmica. P. 28. Tradução: Richard Paul Neto. Ciclo 1 a 5 completo. Postado em 13 abr 2009. Disponível em: <http://josueperini.blogspot.com/2009/04/perry-rhodan-ciclos-01-ao-05-comabr pletos.html> Acesso em: 12 ago 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário