quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Nova York: A vida na grande cidade

O Graphic Novel "Nova York: A vida na grande cidade"1, publicada pelo selo Quadrinhos da CIA da Companhia das Letras2, do inigualável Will Eisner, reune quatro Graphic Novels
A primeira, "Nova York: A grande cidade" de 1981, é composta por estórias curtas, muitas vezes sem uma única palavra, mas que as imagens traduzem em vários significados, cada vez que as observo, vejo um novo lance, tenho uma nova visão e perspectiva.
"O edifício" de 1987, um prédio e sua relação na vida de quatro pessoas. Seus sonhos, desejos, amores e ambições.
Em, "Cadernos de tipos urbanos" de 1989, Eisner apresenta diferentes tipos de pessoas, como elas vivem e agem numa cidade grande, influenciadas pelo tempo, cheiro, ritmo e espaço. Nessa Graphic Novel, ele desenhou a si próprio como um observador desses tipos urbanos.
Na quarta e última, "Pessoas invisíveis" de 1992, Eisner nos faz vislumbrar o que uma cidade grande e fatos inusitados podem realizar na vida das pessoas. Um dos personagens, Pincus Pleatnik tem seu nome publicado por engano na seção de obituários de um grande jornal. Dessa forma, a medida que as pessoas tomam conhecimento da sua "morte", ele se torna uma pessoa invisível. Tem seus móveis recolhidos por uma loja, perde o emprego, apartamento e se torna um morador de rua.
Will Eisner, um gênio universal.


1. EISNER, Will. Nova York: A vida na grande cidade. Tradução: Augusto Pacheco Calil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 5ª reimpressão, 2012. ISBN: 978-85-359-1368-2.
2. COMPANHIA das Letras. Nova York: A vida na grande cidade. Disponível em: <http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12447> Acesso em: 02 de jan 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário