sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Quadrinhos e arte sequêncial

Sempre que leio algo de Will Eisner1 me surpreendo mais com o que ele produziu. O livro "Quadrinhos e arte sequencial: Princípios e práticas do lendário cartunista"2, publicado pela Editora WMF Martins Fontes3, no ano de 2011. Originalmente editada em 1985 nos EUA. Não é um livro sobre como desenhar quadrinhos, mas um tratado sobre "palavra e imagem" - narrativa gráfica. Os princípios abordados no livro foram utilizados por Eisner quando lecionava na "Escola de Arte Visual de Nova Iorque"4.
Arte Sequencial, trata-se da "arte da comunicação". Definido como: "Veículo de expressão criativa, uma disciplina distinta, uma forma artística e literária que lida com a disposição de figuras ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia"2
Nas histórias em quadrinhos, observa-se habilidades interpretativas visuais e verbais, no qual se encontra elementos da arte, como perspectiva, simetria e pincelada; e elementos da literatura, como gramática, enredo, e sintaxe. Envolvendo percepção estética e esforço intelectual. 
Abordou temas como enquadramento, anatomia e sua interpretação gráfica, roteiro e imagem, modelo conceitual.
De acordo com as palavras de Eisner, "...prática de arte sequencial continuará sendo fruto de combinação entre a capacidade de produzir ideias e o domínio das técnicas narrativa".


1. WILL Eisner. Disponível em:<http://www.willeisner.com/> Acesso em: 11 de jan 2013.
2. EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: Princípios e práticas do lendário cartunista.  4ª ed. Tradução: Luis Carlos Borges e Alexandre Boide. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. ISBN: 978-85-7827-307-1.
3. WMF Martins Fontes. Quadrinhos e arte sequencial: Princípios e práticas do lendário cartunista. Disponível em: <http://www.wmfmartinsfontes.com.br/detalhes.asp?ID=488421> Acesso em: 11 jan 2013.
4. SVA - School of Visual Arts. Disponível em: <http://www.sva.edu/about-sva/press-resources> Acesso em: 11 jan 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário